SóProvas


ID
1647607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

     Para os repórteres e editores, a ampliação do uso do Twitter marca mais um passo na direção do fim da era do furo jornalístico.

C. Castilho, apud L. Signates. Jornalismo e internet: 10 sinais de uma mudança de lugar. In: M. Mouillaud: Porto, S.D. O jornal da forma ao sentido. Brasília: EdUnB, 2012. p. 429-49.

A partir dessa informação, julgue o item subsecutivo.

No processo produtivo do jornalismo, o furo é a informação exclusiva e única.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o furo jornalistico tem mais a ver com ineditismo do que com exclusividade... 

  • O furo é inédito e exclusivo...

  • Item CORRETO.


    O furo é uma notícia importante publicada em primeira mão por um jornal ou por qualquer outro meio de comunicação de massa.

    Dicionário Essencial da comunicação, Rabaça e Barbosa

  • Acho que a Mariella tem razão, mas se vc pensar bem verá que a exclusividade fatalmente leva ao ineditismo, porque se só você detém uma informação forçosamente será o único (logo, o primeiro) a divulgá-la - e daí o ineditismo é consequência.


    Mas acho ainda que a noção de "furo" tem muito a ver com a qualidade da novidade em questão. Só dá pra dizer que se trata de furo aquilo que tem um certo peso... não se aplica a qualquer babaquice.

    Portanto, a meu ver, o enunciado "No processo produtivo do jornalismo, o furo é a informação exclusiva e única" é discutível. Faltou a palavra "importante", ou qualquer outra equivalente.  Porque se um jornalista descobre em primeira mão que a Regina Duarte finalmente curou aquela unha encravada... não dá prá por causa disso entrar correndo no jornal gritando "parem as máquinas".