SóProvas



Questões de Post


ID
214483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

O blog se transformou em uma grande ferramenta organizacional para repórteres especializados, pois funciona como um caderno de anotações aberto ao público.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO 

     

    "O blog se transformou numa grande ferramenta organizacional para os repórteres especializados. É um caderno de anotações aberto ao público de modo que os repórteres ficam sabendo que assuntos são mais atraentes aos leitores, ajudando-os a priorizar as matérias que eles devem fazer."

     

    Livro: Jornalismo 2.0 - Como sobreviver e prosperar - Um guia de cultura digital na era da informação. Mark Briggs.2007. p.12

     

     

     


ID
214561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

Tornar pública as habilidades e competências de funcionários e executivos, incumbi-los de tirar dúvidas de internautas e incentivá-los a produzir reflexões e posts para portais e blogs são estratégias inadequadas à comunicação corporativa, por haver risco de superexposição da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Errado! Isso se chama transparência.


ID
562486
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As novas tecnologias da informação exigem do jornalista o conhecimento de ferramentas que podem ser usadas para divulgação de conteúdos jornalísticos. Para melhor explorar seu potencial, é fundamental para o profissional de imprensa conhecer o funcionamento dessas ferramentas, como, por exemplo, o Twitter.
Uma mensagem postada no Twitter chega, instantaneamente, a todos os

Alternativas
Comentários
  • A ideia do TWITTER é trabalhar com o conceito de SEGUIDOR, de modo que quem publica algum conteúdo entrega esse conteúdo aos seus seguidores diretos.

    Resposta certa, alternativa d).


ID
564631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No ambiente da Internet, as ferramentas de publicação de weblogs permitem que o usuário escreva, publique e gerencie seu conteúdo. Nesse contexto, um recurso que permite que determinado post de um blog seja acessado por uma URL fixa é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Um web feed, traduzível para fluxo webfonte web ou canal web, é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sítios de notícias ou blogues. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feedao qual usuários podem se inscrever, no formato de uma hiperligação. Outros formatos de dado possíveis de serem comunicados por feeds são arquivos de áudio, que pessoas amam fazer. wikipedia

     

    Um widget é um componente de uma interface gráfica do usuário, o que inclui janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc.. Outro emprego do termo são os widgets da área de trabalho, pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho e fornecem funcionalidade específicas ao utilizador Wikipédia

     

    Tag : Mas existe outra forma de organização e classificação de informações extremamente comum na internet e na Web 2.0, que utiliza palavras-chave para relacionar informações semelhantes. Essas palavras-chave são conhecidas como Tags ou metadados. Metadados são dados usados para classificar e organizar arquivos, páginas e outros conteúdos. https://www.tecmundo.com.br/navegador/2051-o-que-e-tag-.htm

     

    Permalink: 

    Ligação permanentelink permanente ou apontador permanente, do inglês permalink, é um URL que aponta para uma postagem específica de um blog. Alguns sistemas antigos não possuem esse recurso.

    O intuito dele é permitir que se chegue diretamente ao post desejado quando se faz referência a alguma postagem ou a um conteúdo específico, tornando imediato o acesso ao conteúdo referenciado. wikipedia


ID
596968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

Transmídia corresponde à comunidade de blogueiros internautas que mantêm blogues e dialogam entre si por meio de comentários ou posts em blogue alheio.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado

    Transmídia é o fenômeno do transporte da informação para as múltiplas plataformas de comunicação
    . É um movimento que acompanha a criação de novas tecnologias, como leitores de e-books e celulares com Tv digital.

    A informação passa por múltiplas-plataformas e recebe de cada mídia uma contribuição especial presente somente neste canal, algo novo para uma narrativa principal. Este fato é usado por empresas de entretenimento para convidar o seu público a participar de alguma forma em uma narrativa diferente por diversos meios, sem necessidade de convergência a um único aparelho de comunicação.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Transm%C3%ADdia

    Bom estudo :)
  • Só complementando, o conceito da questão é o que chamamos de Blogosfera, conceito tipicamente relacionado à Web 2.0
  • Complementando Klaus:

     

    Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como umacomunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura. Outros termos em uso incluem "Blogtopia", "Bloguespaço", "Bloguiverso", "Blogsilvânia" e "Bloguistão".


ID
596977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

O podcast, também denominado audiocast, transformou-se em opção ao rádio tradicional. Para ter acesso à audição ou à produção de um audiocast, é necessário utilizar programas que gravem, editem e toquem música no formato digital.

Alternativas
Comentários
  • Cespe mudou o Gabarito dessa questão para Errado. Favor, atualizar
  • Eu respondi errado. Pensei assim: Quem deseja ouvir um audiocast não necessita de programas que gravem e editem, precisa do programa que toque o formato.
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "X", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Justificativa da banca:  O podcast é uma opção ao rádio, como é à TV ou qualquer outra mídia. Ele, entretanto, é, por suas características, mais próximo da mídia rádio. Os argumentos referem-se ao fato de que, para ouvir, não se precisa de programa de edição. A questão refere-se não apenas à audição, mas também cita, explicitamente, a produção de um audiocast. Para ouvir não é necessário qualquer programa, mas, para produção, sim, mesmo que eles sejam facilmente acessíveis. Para produzir é necessário um programa, mas, para ouvir, não. Assim, opta-se pela alteração do item.
    Bons estudos!
  • É preciso utilizar agregadores de conteúdo, por exemplo. O Spotify é um exemplo.

    Provavelmente, há outros meios também.


ID
781060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência aos temas emergentes da comunicação, julgue os itens a seguir.

Apesar da popularidade recente, o conceito de mídia social é uma realidade antiga, cujo exemplo tradicional é a televisão.

Alternativas
Comentários
  • Quando falamos em rede social, o que vem à mente em primeiro lugar são sites como Facebook, Twitter e LinkedIn ou aplicativos como Snapchat e Instagram, típicos da atualidade. Mas a ideia, no entanto, é bem mais antiga: na sociologia, por exemplo, o conceito de rede social é utilizado para analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações ou até sociedades inteiras desde o final do século XIX.

    Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/redes-sociais/#

  • Televisão é um exemplo de mídia tradicional.

  • O conceito de rede social é antigo e anterior à internet. Apesar de relacionarmos as redes sociais à internet, existem redes sociais que não dependem da internet para existirem e/ou se formarem. Exemplo disso é uma família reunida num almoço de domingo, um grupo de profissionais em uma reunião de trabalho etc. Rede Social é grupo de pessoas, que interagem de modo online ou offline.


ID
781063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência aos temas emergentes da comunicação, julgue os itens a seguir.

As mídias sociais não são finitas e possibilitam misturar, entre outros conteúdos, textos, fotos, gráficos e vídeos.

Alternativas
Comentários
  • as mídias sociais são infinitas, então? o.O 

    se alguém souber explicar essa parte...

  • Na verdade, elas são potencialmente infinitas. O que irá delimitar sua finitude são o interesse da comunidade em mantê-la, caso seja gratuita, ou viabilidade econômica, caso seja uma empresa. Enquanto existirem computadores, internet, e gente disposta a alimentá-las, elas serão virtualmente infinitas. 

  • Soraya, qualquer tipo de mídia na internet onde há interatividade de âmbito pessoal ou empresarial e que possamos ir além dos nossos horizontes, expor ideias, comprar o que desejar, é considerado como "produto" de potencial infinito. Você usa e abusa. Ademais, WhatsApp é o principal meio de informação utilizado no mundo inteiro.

    Para resumir, o gabarito está realmente correto. Sem dúvidas!

  • Obrigada pela explicação, Raimundo! =)

  • O valor atual é de R$ 100 mil.


ID
781066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência aos temas emergentes da comunicação, julgue os itens a seguir.

Um wiki é um documento desenvolvido por um profissional de jornalismo com exclusividade e que possui como característica só ser exibido na Internet após criteriosa revisão de um webdesigner.

Alternativas
Comentários
  • Wiki é um software colaborativo que permite aos usuários editar informações nas páginas neles contidas.

    GABARITO ERRADO

    INFORMAÇÃO EXTRA, CASO VENHA A SER ÚTIL:

    Plataforma Wiki é um sistema de produção textual colaborativo, onde é permitida a livre e coletiva construção de texto por um grupo de autores.

    Considerando que característica de ser público e colaborativo, não há como garantir a veracidade destas informações.

  • Deixa eu ver se eu entendi.... A banca está se referindo ao Wikipédia?

  • Raimundo, não apenas à Wikipédia mas à tecnologia wiki como um todo. Wikipédia é o mais famoso mas não é o único que usa esse tipo de construção de conhecimento colaborativo.


ID
821257
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os blogs (abreviação do termo weblog) são sítios eletrônicos com sistema de publicação simplificado, frequentemente gratuitos e que apresentam grande facilidade de gerenciamento, o que levou à sua rápida popularização. Entre suas principais características, podemos citar:

Alternativas

ID
882847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande
variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como,
por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as
redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis
nos contextos empresariais e profissionais.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Pode-se afirmar que o Linked-in é um exemplo de plataforma orientada para contexto de lazer, facilitando a partilha de informações referentes a eventos culturais e sociais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
    Linked-in é uma rede de negócios, não uma rede de lazer. Seu foco é no estabelecimento de relações profissionais.
  • ERRADO

    LinkedIn é a mais famosa e maior rede social profissional, focada em gerar conexões e relacionamentos. Nela os profissionais podem criar seus currículos, buscar empregos e fazer contato com pessoas do mundo inteiro. Já as empresas conseguem buscar candidatos ideais para suas vagas e perfis de clientes em potencial.


ID
882850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande
variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como,
por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as
redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis
nos contextos empresariais e profissionais.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Inclui-se, entre os fundamentos do Facebook, o aproveitamento dos efeitos de rede, em que cada indivíduo representa um nó da teia www, comunicando e partilhando informações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.
    A ideia é exatamente essa do nó. Cada indivíduo, seja no Facebook, ou em qualquer outra rede social, representa um nó que se comunica com diversos outros nós, formando uma teia complexa. Essa teia é, em si, a própria rede social.
  • Certa.
    www.facebook.com/nomedousuario
  • No Facebook, cada indivíduo é realmente semelhante a um nó da www (web). Em ambos os casos, os nós se comunicam e trocam informações.

    Gabarito: Correto


ID
882853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande
variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como,
por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as
redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis
nos contextos empresariais e profissionais.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O Facebook pode ser considerado uma plataforma convergente, pois permite que se integrem a ela diversos recursos, como, por exemplo, outros websites, dispositivos móveis, RSS, feeds, blogues, Twitter, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.
    Sim, esses recursos podem ser integrados ao Facebook. Essa característica, inclusive, é um dos motes das redes sociais em geral.
  • GABARITO: CERTO

    Plataformas convergentes combinam um sistema de infraestrutura convergente com uma solução de engenharia que é integrada, entregue e consumida de modo unificado.

    Ou seja, é uma plataforma que possibilita a integração com várias ferramentas, como mensagens instantâneas, envio e recebimento de áudios, ligação por vídeo chamada etc.


ID
1130950
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas.

I- O Twitter é um microblog que funciona em formato de Rede Social, permitindo aos usuários enviar e ler atualizações pessoais de outros contatos, com limitação de 144 caracteres por twetts.

II- As atualizações pessoais postadas no Twitter, chamadas de Tweets, são instantaneamente exibidas na lista de Twetts de todos os usuários do microblog.

III- A taxa de desistência de novos usuários do Twitter é alta – cerca de 60%, devido ao desconhecimento das características específicas dessa Rede Social.

IV- O acoplamento de inúmeros aplicativos permite a participação sincrônica em múltiplas redes sociais e uma infinidade de formas personalizadas de interação em rede.

Estão corretos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito só pode estar errado. Não é possível! A resposta correta é a letra C. O item I descreve perfeitamente o que é o Twitter. Já o item III afirma que essa rede social é alvo de desistências em virtude do desconhecimento das características específicas da rede social. Não confere! Alguém considera isso?? Não acredito que essa seja a resposta do gabarito oficial.

  • Caríssimo Jeimy Remir,

    primeiro - gostei de lhe ver por aqui. Estamos na luta!!

    segundo, acredito que a questão pode ser resolvida da seguinte forma: o item I está errado: são 140 caracteres por "tweets" e não twetts; O item II está errado pelo fato de ser lista de tweets e não twetts (novamente); o item III está absolutamente correto, conforme uma notícia publicada em vários site em 2009, como esta Twitter tem taxa de desistência de 60%, diz estudo - Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/twitter-tem-taxa-de-desistencia-de-60-diz-estudo-275234.html#ixzz33CL1Z4hE; o item IV, eu não tenho dúvida de que está correto, um exemplo é a sincronização com o facebook. 

    Espero que eu tenho contribuído. Quem discordar de algo, se manifeste please!!

  • Querida, Grazi!

    Muito bom encontrá-la por aqui. Estamos na luta, sempre. Obrigado por contribuir. Por incrível que pareça, não me atentei à escrita correta de tweets. Sabe quando você ler a palavra errada achando que leu a palavra certa. Foi o que aconteceu. Sobre as desistências, não conhecia esse estudo. Vou ler sobre. Ahh, e vou lhe add na minha rede de amigos "qconcursos". Bjossss
  • Eu nem vi o lance dessa escrita do "twetts". Para mim, a primeira está errada por ser 140 caracteres, não 144. Já a segunda, pelo fato de que o que você posta aparece instantaneamente na página de todos que te seguem, não na de todos os usuários do microblog. Abraços.

  • Pensei da mesma forma como o Diego. 

  • Que eu saiba são 140 caracteres, não 144 - logo o item I está errado e, consequentemente, as alternativas A, B e C

    Creio que o problema não está na grafia de tweet, embora também esteja errada.

  • Atenção pessoal: Não esquecer que desde novembro de 2017 o limite de caracteres do Twitter dobrou, de 140 para 280!

  • Sobre o Twitter, apenas algumas informações complementares:

    Os tweets só passaram a ter 280 caracteres em novembro de 2017. Antes disso, a rede social só permitia 140 toques. 

    Segundo o CEO Jack Dorsey, a decisão original foi inspirada nas mensagens de texto da época – os lendários SMS –, que tinham um limite de 160 toques. Lá em 2006, o Twitter foi idealizado como uma plataforma para enviar SMS para grupos. A decisão de dobrar o limite se baseou no fato de que 9% dos tweets em inglês estouravam os 140 – e muitas pessoas, frustradas, desistiam (outras línguas são mais concisas: só 0,4% dos tweets japoneses batia 140). 

    Fonte: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/como-se-definiu-o-numero-de-caracteres-de-um-tweet/


ID
1142119
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em anos recentes, os blogs se transformaram em importantes ferramentas de comunicação. Um dos grandes atrativos dessa ferramenta é a simplicidade da operação, já que suas páginas contam com espaços para os comentários (os posts) e templates prontos, sendo que estes últimos são

Alternativas

ID
1142131
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Qual das seguintes alternativas serve como exemplo de microblog?

Alternativas

ID
1238245
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O Twitter permite informar o público de uma instituição com grande rapidez. As postagens, normalmente são sucintas e, de acordo com o Manual de Orientação para Atuação em Redes Sociais da Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto, se redigidas com apenas 110 caracteres, em vez de usar o limite de 140, permitem que os seguidores façam “retwitts” sem complicações. Além destas técnicas, também é útil para aprimorar o uso institucional desta rede

Alternativas
Comentários
  • Outras redes sociais, por terem um teor mais simples, principalmente do ponto de vista de extensão de conteúdo, devem seguir as regras já descritas neste documento (tabela 1) além das seguintes: 1. Extensão máxima de 110 caracteres, permitindo que os usuários tenham espaço para fazer “RTs – retweets” (no caso de Twitter) e que o compartilhamento seja mais eficaz. 2. Posts no Twitter devem sempre carregar links para aprofundamento no conteúdo. 3. Posts no Facebook devem sempre carregar algum complemento, preferencialmente imagens e, no caso de utilização de textos puros, evitar ultrapassar também os 110 caracteres para que o texto não seja automaticamente encurtado pela plataforma, eliminando a possibilidade de chamar a atenção dos usuários

  • A letra D também se aplica ao Twitter. E no Manual não parece ter nada sobre "frase chamativa". Banca forçou a mão.

  • Conteúdo da questão já está desatualizado.


ID
1624639
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

 Leia o texto a seguir:


Em relatório sobre o uso das mídias sociais no Brasil, destaca-se seu impacto sobre a reputação das organizações, reconhecendo que a constante troca de informações, geração de conteúdos e circulação ampla e irrestrita passam a definir as práticas discursivas de uma ampla rede de enunciadores e enunciatários sobre a organização, seus produtos, seus líderes, sua governança, seus comportamentos e suas práticas cotidianas.

O fluxo da informação nos novos tempos da mídia, considerando o contexto da comunicação organizacional, pode ser exemplificado da seguinte maneira:


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
1631047
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Há 20 anos, a forma mais rápida para o assessor de imprensa enviar o material de divulgação para as redações era o fax. Mais tarde, com o surgimento da Internet, o e-mail ganhou o status de meio mais rápido para encaminhar as pautas. Hoje, um novo meio de veicular as notícias que assessores ou personalidades públicas desejam disseminar já ocupa esse lugar. Esse meio é denominado

Alternativas
Comentários
  • Sonico foi um site oferecendo o serviço de rede social disponível publicamente, direcionado ao público latino-americano.

    Os usuários podiam pesquisar e adicionar amigos, gerenciar a vida privada, enviar fotos e vídeos do YouTube, organizar eventos, desafiar outros utilizadores em jogos single-player e interagir com outras pessoas por meio de mensagens particulares, além de comentários públicos e fotos.

    O Sonico era uma rede social, como o Orkut, com algumas funcionalidades específicas que permitiam, por exemplo, a criação de três perfis diferentes: Privado, Público e Profissional. O site também permitia a integração com outros serviços como o Flickr, o Twitter e o Picasa. Após um rápido crescimento inicial com a adesão de milhões de usuários, sendo a maioria do Brasil, os acessos ao Sonico caíram consideravelmente.

    Em 2 de dezembro de 2014 o Sonico se fundiu ao Twoo.wikipedia


ID
1647595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

     Os blogues (blogs, em inglês) são um fenômeno recente que tem atraído atenção crescente por parte da academia. Espaços de autoexpressão, de debate, de partilha e de discussão, os blogues têm sido crescentemente perspectivados como potenciadores de uma nova esfera pública, em que a participação dos cidadãos se faz sem restrições de acesso.

E. Costa e Silva, As raízes da blogosfera: uma incursão pela imprensa romântica. In:D. Moura et alii (org.). Jornalismo e Literatura: aventuras da memória. Brasília/Minho: Universidade de Brasília/ Universidade do Minho, p. 205-45. (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue o item subsequente.

Como diários pessoais, os blogues são produtos sem fins lucrativos, e são exclusivos de certos grupos de leitores.

Alternativas
Comentários
  • Blogue: " Página da web constituída de informações atualizadas e breves. organizadas em ordem de data, como uma página noticiosa. Seu conteúdo varia". (Rabaça/Barbosa).

  • O próprio texto de apoio ajuda na resolução do item. (...) em que a participação dos cidadãos se faz sem restrições. Portanto, não são exclusivos de certos grupos de leitores. ERRADA.

  • Já foi o tempo que blog não dava dinheiro. Basta ver a nova profissão de "blogueiro(a)".

  • Blog já foi feito sem fins lucrativos e com fins lucrativo. Nesse último caso, com patrocínios diversos ou por meio de anúncios, como o Adsense; ou ainda, mediante remuneração em um portal de notícias.

     

    Atualmente, o blogue é uma ferramenta em extinção.

  • "Blogs" têm, normalmente, nichos de conteúdo específico (Ex: blogs de política, de fofoca, de nutrição etc). Mas isso, não necessariamente torna o acesso dele exclusivo a um determinado grupo. O acesso é público. O conteúdo que é específico.


ID
1647598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

     Os blogues (blogs, em inglês) são um fenômeno recente que tem atraído atenção crescente por parte da academia. Espaços de autoexpressão, de debate, de partilha e de discussão, os blogues têm sido crescentemente perspectivados como potenciadores de uma nova esfera pública, em que a participação dos cidadãos se faz sem restrições de acesso.

E. Costa e Silva, As raízes da blogosfera: uma incursão pela imprensa romântica. In:D. Moura et alii (org.). Jornalismo e Literatura: aventuras da memória. Brasília/Minho: Universidade de Brasília/ Universidade do Minho, p. 205-45. (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue o item subsequente.

Os blogues são páginas na Internet que veiculam mensagens com datas, em ordem cronológica, normalmente abertas a comentários dos leitores.

Alternativas
Comentários
  • Ordem cronológica inversa...acho que não é a mesma coisa que ordem cronológica...mas o Cesp considerou correta...

  • Ordem cronológica, Cespe? É o inverso, isso sim!

  • Erro grosseiro da banca. "Blog" com ordem cronológica? Que blog é esse?

  • Apenas mais um caso em que a Cespe não segue nenhuma coerência. Na prova da própria FUB 2013, eles consideraram que os blogs têm ordem cronologicamente inversa.


ID
1647601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

     Para os repórteres e editores, a ampliação do uso do Twitter marca mais um passo na direção do fim da era do furo jornalístico.

C. Castilho, apud L. Signates. Jornalismo e internet: 10 sinais de uma mudança de lugar. In: M. Mouillaud: Porto, S.D. O jornal da forma ao sentido. Brasília: EdUnB, 2012. p. 429-49.

A partir dessa informação, julgue o item subsecutivo.

O Twitter, a exemplo de outras redes sociais, funciona como uma conversa on-line simultânea entre interlocutores diversos, isto é, pessoas, marcas e instituições.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo que seja simultâneo...isso seria nos chats...no twitter, um dos interlocutores pode não estar online e responder somente posteriormente...

  • Pois é, Rossana. E também dizer que é conversa soa forçado.

  • Para o Cespe Twitter é chat.kkk... lamentável
  • Simultânea????  Onde?

  • Fui conferir se tinha sido anulada, e o pior é que não foi.

  • Cespe sendo um lixo; subjetividade mata essa banca.

    O examinador dessa questão é um sommelier de fimose

  • Ao que me consta, o Twitter seria uma rede social "assíncrona", e não "síncrona", como prevê a questão. Contudo, acredito que a banca tenha aplicado o conceito, ainda, de comunicação "híbrida", que seria o resultado das duas que citei. Ainda assim, vejo a questão como mal formulada, estranha até. Já que o Twitter tem sua motivação, justamente, na não simultaneidade dos interlocutores, como o Facebook, por exemplo.


ID
1647604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

     Para os repórteres e editores, a ampliação do uso do Twitter marca mais um passo na direção do fim da era do furo jornalístico.

C. Castilho, apud L. Signates. Jornalismo e internet: 10 sinais de uma mudança de lugar. In: M. Mouillaud: Porto, S.D. O jornal da forma ao sentido. Brasília: EdUnB, 2012. p. 429-49.

A partir dessa informação, julgue o item subsecutivo.

Na apuração jornalística, o furo é o ato de obrigar uma fonte a fornecer informação off-the-records.

Alternativas
Comentários
  • Nada a ver. Furo, segundo Rabaça e Barbosa, é uma notícia importante publicada em primeira mão.

  • O erro está em "obrigar".

  • Off the record descreve uma situação em que o jornalista, devidamente identificado, recebe, de qualquer maneira, uma indicação clara, explícita ou implícita, de que não deve divulgar as informações que lhe são prestadas. A análise distingue à partida três elementos: a fonte, a informação (a matéria) e o jornalista. 

  • Em Jornalismo, furo é o jargão para a informação publicada em um veículo antes de todos os demais. O furo é dado quando uma equipe de repórteres e editores consegue apurar uma notícia, um fato ou um dado qualquer e publica esta informação sem que os veículos concorrentes tenham acesso a ela. Embora não necessariamente, grande parte dos furos no jornalismo diário é constituída por denúncias de crimes, corrupção e outras atividades ilícitas.


    O termo em inglês para furo é scoop.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Furo_(jornalismo)


    Não tem relação direta com o off. O furo pode ter usado o off como ferramenta ou não. "Fura-se" outros veículos.

  • Já percebeu que muitas vezes a banca coloca um "texto associado" que não serve pra p... nenhuma, como nesse caso?

    Lê-lo é perder tempo!


ID
1647607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

     Para os repórteres e editores, a ampliação do uso do Twitter marca mais um passo na direção do fim da era do furo jornalístico.

C. Castilho, apud L. Signates. Jornalismo e internet: 10 sinais de uma mudança de lugar. In: M. Mouillaud: Porto, S.D. O jornal da forma ao sentido. Brasília: EdUnB, 2012. p. 429-49.

A partir dessa informação, julgue o item subsecutivo.

No processo produtivo do jornalismo, o furo é a informação exclusiva e única.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o furo jornalistico tem mais a ver com ineditismo do que com exclusividade... 

  • O furo é inédito e exclusivo...

  • Item CORRETO.


    O furo é uma notícia importante publicada em primeira mão por um jornal ou por qualquer outro meio de comunicação de massa.

    Dicionário Essencial da comunicação, Rabaça e Barbosa

  • Acho que a Mariella tem razão, mas se vc pensar bem verá que a exclusividade fatalmente leva ao ineditismo, porque se só você detém uma informação forçosamente será o único (logo, o primeiro) a divulgá-la - e daí o ineditismo é consequência.


    Mas acho ainda que a noção de "furo" tem muito a ver com a qualidade da novidade em questão. Só dá pra dizer que se trata de furo aquilo que tem um certo peso... não se aplica a qualquer babaquice.

    Portanto, a meu ver, o enunciado "No processo produtivo do jornalismo, o furo é a informação exclusiva e única" é discutível. Faltou a palavra "importante", ou qualquer outra equivalente.  Porque se um jornalista descobre em primeira mão que a Regina Duarte finalmente curou aquela unha encravada... não dá prá por causa disso entrar correndo no jornal gritando "parem as máquinas".


ID
1647610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

     Para os repórteres e editores, a ampliação do uso do Twitter marca mais um passo na direção do fim da era do furo jornalístico.

C. Castilho, apud L. Signates. Jornalismo e internet: 10 sinais de uma mudança de lugar. In: M. Mouillaud: Porto, S.D. O jornal da forma ao sentido. Brasília: EdUnB, 2012. p. 429-49.

A partir dessa informação, julgue o item subsecutivo.

Para conseguir lidar com a ampliação do uso do Twitter pelas fontes, e de forma a dar vazão às informações por elas divulgadas, os jornais e jornalistas divulgam notícias inverídicas pela rede.

Alternativas
Comentários
  • A veracidade é um dos princípios do jornalismo.

  • Segundo o Código de Ética do Jornalista, o compromisso primeiro do jornalista é com o relato verídico dos fatos.

  • divulgam notícias inverídicas por má fé, falta de apuração, preguiça, mas nunca para "dar vazão às informações divulgadas" pelas fontes.

  • Parece-me meio óbvio que isso tá errado.

    No entanto a afirmação contida no texto associado (Para os repórteres e editores, a ampliação do uso do Twitter marca mais um passo na direção do fim da era do furo jornalístico), a meu ver faz sentido.


ID
1671820
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A tática narrativa usada na gestão de comunidades digitais na qual são usados textos, fotos, vídeos e memes, entre outros, na construção de histórias únicas e reais sobre temas de interesse dos membros dessa comunidade digital, criando engajamento e proximidade, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Storytelling termo em inglês que está relacionado a narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes.

    ANALISANDO AS OUTRAS ALTERNATIVAS

    A) Gatekeeping: na Teoria da Notícia, esse termo corresponde ao processo de seleção dos acontecimentos na construção notícia;

    B) Casting: na área da comunicação, é a escolha de profissionais para atuar em eventos;

    C) Newsmaking: na Teoria da Notícia, é o processo da transformação de fatos brutos em notícias na mídia;

    D) Spoiler: no mundo da mídia, o termo se refere a pessoas que fazem revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, desenhos animados.

     

    Espero ter ajudado!

  • Eu conheço o significado do termo, mas nunca vi sendo usado no contexto de Comunicação. Acertei por exclusão. 


ID
1713658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As redes sociais vão atuar com um duplo papel informativo: como fontes, filtros ou espaço de reverberação das informações. Essas relações são complementares à função jornalística, não tendo o mesmo comprometimento que esta para com a credibilidade da informação, mas auxiliando a mobilizar pessoas, a construir discussões e, mesmo, a apontar diversidades de pontos de vista a respeito de um mesmo assunto.

R. Recuero. Redes sociais na Internet, difusão de informação e jornalismo: Elementos para discussão. In: Fernando Firmino da Silva e Demétrio de Azeredo Soster. Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma. Santa Cruz: EDUNISC, 2009 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre o jornalismo, os blogues e as redes sociais.

Um dos efeitos negativos do uso de redes sociais na produção jornalística é a sedentarização do jornalista, que deixa de ir à rua e passa a fazer a cobertura a partir da redação.

Alternativas
Comentários
  • Puts, nem é assim mais....sqn

  • Sedentarização foi tudo pra mim KKK


ID
1713661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As redes sociais vão atuar com um duplo papel informativo: como fontes, filtros ou espaço de reverberação das informações. Essas relações são complementares à função jornalística, não tendo o mesmo comprometimento que esta para com a credibilidade da informação, mas auxiliando a mobilizar pessoas, a construir discussões e, mesmo, a apontar diversidades de pontos de vista a respeito de um mesmo assunto.

R. Recuero. Redes sociais na Internet, difusão de informação e jornalismo: Elementos para discussão. In: Fernando Firmino da Silva e Demétrio de Azeredo Soster. Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma. Santa Cruz: EDUNISC, 2009 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre o jornalismo, os blogues e as redes sociais.

Ao utilizar o Twitter para divulgar uma notícia ou informação, o jornalista rompe com o esquema emissor-receptor, promovendo uma relação mais horizontal e democrática com a audiência.

Alternativas
Comentários
  • É verdade que as redes sociais promovem uma interação mais próxima entre jornalista e público. Porém, na minha opinião, a simples divulgação de uma notícia no Twitter não chega a romper o esquema emissor-receptor.

  • Na vdd, rompe com a ideia de receptor passivo e reforça a ideia de interatvidade. Mas o esquema emissor-receptor sempre existe no processo comunicativo

  • O jornalista não deixa de estar emitindo uma mensagem para um possível receptor que vai consumi-la.


ID
1713664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As redes sociais vão atuar com um duplo papel informativo: como fontes, filtros ou espaço de reverberação das informações. Essas relações são complementares à função jornalística, não tendo o mesmo comprometimento que esta para com a credibilidade da informação, mas auxiliando a mobilizar pessoas, a construir discussões e, mesmo, a apontar diversidades de pontos de vista a respeito de um mesmo assunto.

R. Recuero. Redes sociais na Internet, difusão de informação e jornalismo: Elementos para discussão. In: Fernando Firmino da Silva e Demétrio de Azeredo Soster. Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma. Santa Cruz: EDUNISC, 2009 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre o jornalismo, os blogues e as redes sociais.

Criados a partir do final dos anos 90, os blogues introduziram a cultura de participação na Internet, permitindo, por exemplo, a publicação de comentários dos leitores.

Alternativas
Comentários
  • A mensagem passou a modelar o meio, quando no início de 2000, o Blogger introduziu uma inovação – o permalink, conhecido em português como ligação permanente ou apontador permanente – que transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização permanente - uma URL – que poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação livre (ou cronológica). O permalink permitia então que os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em qualquer blog.

    Em seguida, hackers criaram programas de comentários aplicáveis aos sistemas de publicação de blogs que ainda não ofereciam tal capacidade. O processo de se comentar em blogs significou uma democratização da publicação, consequentemente reduzindo as barreiras para que leitores se tornassem escritores.

    Wikipédia

  • Acho que a questão tem o objetivo de confundir os conceitos de portais e blogs.

    Segundo Pollyana Ferrari, em Jornalismo Digital, os portais gratuitos surgem nos anos 90 e impulsionam o número de acesso dos usuários brasileiros.

    Somente em 2002, depois de irem tomando espaço, é que os blogs se tornam conhecidos e começam a ditar um novo estilo de escrita e expressão linguística.

  • errada

    2002 = blogues

    Anos 90 = jornalismo digital

  • Os blogs realmente surgiram no final da década de 90, mas o sistema de comentários, criado por hackers, só surgiu nos anos 2000.

    Gabarito Errado

    Definição na íntegra: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blog

  • O erro da questão está em: "Criados a partir do final dos anos 90, os blogues introduziram a cultura de participação na Internet".

    Os primeiros blogs realmente foram criados no final da década de 90, mas nessa época, quando surgiram, eles ainda NÃO haviam introduzido a cultura participativa, porque eles não possuíam o recurso dos comentários. Só com a evolução dos blogs, na década de 2000, é que esse recurso foi implementado, introduzindo-se, assim, a cultura participativa (característica da Web 2.0)

  • Anos 90 = jornalismo digital

    Os blogues surgiram em 2002.


ID
1713667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As redes sociais vão atuar com um duplo papel informativo: como fontes, filtros ou espaço de reverberação das informações. Essas relações são complementares à função jornalística, não tendo o mesmo comprometimento que esta para com a credibilidade da informação, mas auxiliando a mobilizar pessoas, a construir discussões e, mesmo, a apontar diversidades de pontos de vista a respeito de um mesmo assunto.

R. Recuero. Redes sociais na Internet, difusão de informação e jornalismo: Elementos para discussão. In: Fernando Firmino da Silva e Demétrio de Azeredo Soster. Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma. Santa Cruz: EDUNISC, 2009 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre o jornalismo, os blogues e as redes sociais.

O blogue, que é uma versão evoluída das páginas pessoais na Internet, traz como inovação os posts datados — apresentados em ordem cronologicamente invertida — e proporciona maior interatividade entre os usuários.

Alternativas
Comentários
  • Correto....ordem cronológica invertida...

    Os post´s mais recentes ficam na tela inicial


ID
1736437
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os blogs tem sido instrumentos cada vez mais presentes nas ações de comunicação de diferentes instituições. Assinale a afirmativa que apresenta a definição correta de blog.

Alternativas
Comentários
  • Sem regulação? Fonte?


ID
2157880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito das novas tecnologias de comunicação.


Mídias sociais são ferramentas de pesquisa, seleção e preparação de relatórios a respeito de notícias e posts veiculados em jornais e revistas acerca de uma determinada marca ou assunto.

Alternativas
Comentários
  • errada

    Redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, interagindo entre si.

    Mídias sociais são plataformas que tem como sua principal função o compartilhamento em massa de conteúdo e transmissão de informações, como blogs, site e até mesmo o Youtube.


ID
2491006
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma organização decidiu bloquear, nos computadores da empresa, o acesso dos colaboradores às mídias sociais. Essa medida visa a aumentar a segurança de dados e limitar o risco dos colaboradores divulgarem informações sigilosas ou ofensivas da organização em ambientes públicos.

Do ponto de vista dos resultados dessa política, a medida é:

Alternativas
Comentários
  • A medida é ineficaz, porque cada vez mais os acessos à internet e mídias sociais partem de aparelhos móveis.


ID
2492701
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com Corrêa (in KUNSCH, 2009), os posicionamentos da comunicação digital podem ser divididos em dois grupos: 1.0 e 2.0. Dessa forma, assinale a opção que apresenta somente itens correspondentes ao cenário 2.0 de comunicação digital.

Alternativas

ID
2687803
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o trecho a seguir.


“Quanto se tem um trabalho fixo, com carteira assinada, o fim do domingo é motivo, para muitos, de grande agonia. A espera amarga pela segunda-feira tem gosto de um arrastar de correntes, bem rotulado pelo sistema, pela sociedade, chame como quiser. E quando não se tem emprego fixo, qual o sabor do domingo? No começo tem sabor de sorvete de pistache em tarde de férias, assim de pés descalços numa grama molhada ainda pelo orvalho, balão colorido de parque e sorriso certeiro. São tantas possibilidades, tantos projetos, tanto trabalho invisível correndo aos montes, que só pode dar certo e logo. E de repente você se dá conta de que não é bem assim, talvez não seja.”


O texto completo, de autoria de Daniela Vitor, foi publicado em http://confrariando.com. O seu estilo corresponde a

Alternativas
Comentários
  • letra e

    Crônica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

     

    Feature: Matéria com texto especial, fora do padrão do jornal, sobre assunto agradável ou inusitado.
    Reportagens construídas a partir de um fato, para abordar situações mais abrangentes. Geralmente são matérias especiais, que requerem mais tempo para serem apuradas e integram as edições de fim de semana, quando os veículos dispõem de mais espaço editorial.

  • Manual da Folha de São Paulo (2018),  p. 135:

    Crônica
    Texto curto, em que o propósito informativo é incidental. Baseia-se, na maioria das vezes, em acontecimentos recentes ou em fatos cotidianos. Geralmente privilegia o míudo, o banal, e procura ali o que há de lírico ou cômico.
    A subjetividade percorre o texto, muitas vezes escrito em primeira pessoa. Em "A vida ao Rés do Chão", o crítico Antonio Candido afirma que as crônicas "mantém o ar despreocupado, de quem está falando coisas sem maior consequência; e, no entanto, não apenas entram fundo no significado dos atos e sentimentos do homem, mas podem levar longe a crítica social".

  • Fait divers: Fatos diversos. Notícia que desperta interesse do leitor por implicar rompimento insólito ou extraordinário do curso cotidiano dos acontecimentos;

    Feature: Qualquer notícia sobre assuntos variados cujo valor jornalístico não está necessariamente ligado ao dia da ocorrência, é menos perecível que a notícia comum;

    Perfil: Tipo de entrevista que usa aspectos biográficos e pessoais do entrevistado.

    Crônica: Texto jornalístico desenvolvido de forma livre e pessoal a partir de fatos da atualidade, com teor literário, político, esportivo, artístico.


    (Fonte: Dicionário de Comunicação).


ID
2775421
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornalismo atual, em especial, o oferecido na Internet, apresenta diferenças em termos de produção e veiculação das notícias. Em comparação ao jornalismo tradicional, é correto afirmar que no jornalismo on‐line

Alternativas
Comentários
  • Sinceramente, não vejo onde nem porque os portais possam ser mais rápidos do que as rádios.


ID
2837173
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere que o Conselho Regional de Medicina tenha publicado um importante parecer que modifica um determinado procedimento consolidado havia muitos anos. Decidiu-se realizar uma campanha de esclarecimento dos profissionais usando todos os canais disponíveis, incluindo as seguintes ações:

I. Produzir um vídeo curto, de dois a três minutos, para redes como Twitter, Facebook e Youtube, divulgando também um link para informações mais detalhadas no website da autarquia, incluindo o atalho para o próprio parecer.
II. Publicar uma postagem com o parecer dividido em diversos arquivos, em formato de imagem, para gerar viralização no Twitter e no Facebook.
III. Criar um blogue, que posteriormente pode ser usado em outras campanhas similares, com textos didáticos e que esclareçam as mudanças, apresentando também o link para o parecer.
IV. Postar as principais mudanças em séries de tweets, contando com o compartilhamento para potencializar o alcance.
V. Criar memes que chamem a atenção para clicar em links de textos explicativos postados anteriormente no site ou blogue do Conselho, incluindo atalho para o parecer.

É válido, nas redes sociais, APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Produzir um vídeo curto, de dois a três minutos, para redes como Twitter, Facebook e Youtube, divulgando também um link para informações mais detalhadas no website da autarquia, incluindo o atalho para o próprio parecer. CORRETO


    II. Publicar uma postagem com o parecer dividido em diversos arquivos, em formato de imagem, para gerar viralização no Twitter e no Facebook.


    III. Criar um blogue, que posteriormente pode ser usado em outras campanhas similares, com textos didáticos e que esclareçam as mudanças, apresentando também o link para o parecer. CORRETO


    IV. Postar as principais mudanças em séries de tweets, contando com o compartilhamento para potencializar o alcance.


    V. Criar memes que chamem a atenção para clicar em links de textos explicativos postados anteriormente no site ou blogue do Conselho, incluindo atalho para o parecer. CORRETO


    Acredito que o erro da II e IV seja sugerir a distribuição do conteúdo de forma fragmentada e sem direcionar com um link para o parecer e mais informações.

  • O erro do item II está em ter como objetivo gerar visualização, quando deveria ser informar.


    Já o erro do item IV está em contar com o compartilhamento para alcançar o público, considerando que o objetivo de potencializar uma informação não pode depender do efeito viral, uma vez que o gestor de conteúdo não tem poder direto sobre tal efeito.

  • Comentando apenas as erradas:


    II. Publicar uma postagem com o parecer dividido em diversos arquivos, em formato de imagem, para gerar viralização no Twitter e no Facebook. - o fato de ser fragmentado pode dificultar e até mudar o significado da campanha, que pode fatalmente não ser compreendida em seu todo pelo público, o que contraria o objetivo da campanha.


    IV. Postar as principais mudanças em séries de tweets, contando com o compartilhamento para potencializar o alcance. - O Twitter não é meio mais indicado pois pode fragmentar a mensagem e incorrer no mesmo erro do item II.

  • Errei por considerar meme algo negativo.


    Meme é um termo grego que significa imitação. O termo é bastante conhecido e utilizado no "mundo da internet", referindo-se ao fenômeno de "viralização" de uma informação, ou seja,qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

    https://www.significados.com.br/meme/

  • Não concordo. Apesar de MEME não ter significado negativo em seu conceito base possui um significado no senso comum que é pejorativo... de todo modo o assunto é sério e não se usaria a linguagem do meme para divulgar um procedimento da medicina.

  • Errei só por causa do Meme. Questão FPD.

  • Pensei da mesma forma que a Claudia. Usar meme pra divulgar uma coisa séria não é o recomendado.

  • Uma coisa é o significado literal do termo, outra coisa é o que acontece de verdade nas redes sociais. Meme é visto como algo para divertir, coisa boba. Aí vem uma autarquia, órgão da Administração Indireta, atrair o público sobre mudança de um procedimento através de meme? Não me parece adequado. É uma questão que jamais acertaria mesmo se eu tivesse 24 horas para pensar e repensar na resposta.

  • Com base nessa questão, pode-se dizer que toda comunicação no futuro será mediada por memes

  • Sobre a questão dos memes: gente, cuidado. Meme não é necessariamente com o intuito de ser engraçado. Como a Simone falou, ele tem origem no significado de reprodutibilidade, de ser replicado rapidamente por muitos usuários. E pode ser usado sim para tratar de assuntos sérios. "Uma reputação pode ser construída com base em memes miméticos, metamórficos e mesmo, replicadores. Publicar primeiro um meme engraçado, por exemplo, pode conferir reputação a um determinado ator. Publicar um meme informativo pode conferir outro tipo de reputação e assim por diante." (RECUERO, p. 131)


ID
2883064
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item.


A ideia de um continuum multimídia no cenário atual da produção jornalística corresponde a um fluxo vertical e dinâmico de convergência  entre modos de produção e linguagens, com mais foco nas redes que na  mobilidade.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Canavilhas, as potencialidades da narrativa online contemporânea são:

    - multimedialidade

    - interatividade

    - hipertextualidade

    - base-de-dados (memória) 

    - continuum multimédia (atualização contínua)

    - contextualização

    - imersão

    - paralaxe/verticalização

    - mobilidade

  • A ideia de um continuum multimídia no cenário atual da produção jornalística corresponde a um fluxo vertical e dinâmico de convergência entre modos de produção e linguagens, com mais foco nas redes que na mobilidade.

    Assertiva errada

  • De acordo com Barbosa (2013): "O cenário atual é de atuação conjunta, integrada, entre os meios, conformando processos e produtos, marcado pela HORIZONTALIDADE nos fluxos de produção, edição e distribuição dos conteúdos, o que resulta num continuum multimídia de cariz dinâmico."

  • O que é continuum multimídia?

    É a atuação integrada do conteúdo jornalístico em diferentes meios.

  • Continuum multimídia É HORIZONTAL.


ID
2925685
Banca
AOCP
Órgão
SECOM-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O trabalho de um Assessor de Comunicação não se limita apenas à produção de conteúdo. Há várias outras situações diárias que o profissional precisa auxiliar e coordenar. Em relação ao trabalho do Assessor de Comunicação, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta

(   ) Organizar discursos de governo e implantar políticas públicas propostas pelos gestores. 

(   ) Elaborar estratégias para transmitir a informação à mídia e ao público.

(  ) Supervisionar o conteúdo de páginas da internet e postar em redes sociais oficiais do governo.

(  ) Assessorar autoridades e funcionários do governo no relacionamento com a imprensa e sobre possíveis reações da mídia às políticas propostas.

Alternativas
Comentários
  • O erro da primeira alternativa reside em "implantar políticas públicas propostas pelos gestores".

  • Assessor não é responsável por implantação de política pública. Se fosse Secretário/Ministro de Comunicação, aí mudaria tudo.


ID
2972878
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atualmente é possível encontrar infografias em publicações impressas e digitais. Assinale a opção que melhor apresenta o conceito do que é um infográfico jornalístico.

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem material sobre infografia? Pensei que a B estaria certa

  • "Termo utilizado para identificar uma modalidade discursiva, ou subgênero do jornalismo informativo, no qual a presença indissociável de imagem e texto em uma construção narrativa permite a compreensão de um fenômeno específico como um acontecimento jornalístico ou o funcionamento de algo complexo ou difícil de ser descrito em uma narrativa textual convencional. Acredita-se que o primeiro infográfico jornalístico foi publicado na capa do jornal londrino The Times, em 7 de abril de 1806, com o intuito de mostrar detalhes do assassinato de um homem ocorrido dentro de sua própria casa. No entanto, o uso mais frequente dos infográficos na imprensa remete à década de 80, do século XX, consolidando-se à época da Guerra do Golfo, em 1991" (MARCONDES FILHO, p. 326)


ID
2972905
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um fotojornalista fez uma imagem e vendeu para um grupo editorial que irá publicá-la num jornal impresso, numa revista impressa e também divulgar nas redes sociais dos veículos de comunicação pertencentes ao grupo. Selecione a opção que apresenta a qualidade, o formato e o perfil de cor mais adequado para cada um dos veículos respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação gabarito B. Para redes sociais: imagens com extensão JPG e RGB Para jornais e revistas extensão TIF A resolução não influencia
  • Diferença entre CMYK e RGB

    CMYK e RGB são padrões de cor utilizados em design de projetos, na criação de materiais gráficos, webdesign, material destinado a publicidade e uma infinidade de outras situações.

    CMYK corresponde às iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) and Black (preto). Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas. O padrão CMYK é mais usado em impressoras domésticas e na técnica de offset.

    RGB corresponde às iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral.

    Devido a esta diferença de padrão é que uma mesma imagem vista no monitor apresenta leves alterações na tonalidade das cores ao ser impressa. Alguns programas gráficos como o Corel Draw incorporam filtros, que tentam mostrar no monitor a imagem exatamente como será impressa. Ao criar o design para um formato é preciso ter em mente qual o suporte será utilizado.

    Fonte: http://finephoto.com.br/rgb-ou-cmyk/


ID
3166657
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A linguagem assumida pelo jornalismo de revista é
característica do texto narrativo, com elementos
literários e ênfase na busca pelo clímax, como forma de
reter a atenção de um leitor pouco atento, típico desse
tipo de produto.

Alternativas
Comentários
  • Público pouco (ou menos)  atento tende a ser o cibernético


ID
3263980
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Foi-se o tempo em que às marcas alcançaram um império de fãs nas redes sociais usando apenas os métodos orgânicos. Atualmente, as grandes redes sociais estão falando em alto e bom som: esses canais não são mais gratuitos. Como cada vez mais e mais as redes sociais se transformam em plataformas pagas, alcançar um número extraordinário de pessoas ativas será praticamente impossível sem investir em mídia paga. A mídia paga nas redes sociais oferece inúmeras vantagens que não são obtidas com os métodos orgânicos. Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3263986
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Serviço de microblogging gratuito que permite aos usuários enviar e compartilhar textos curtos de até 280 caracteres. Há também ferramentas para enviar documentos grandes, fotos, vídeos, áudio etc. Estes novos conteúdos, adicionados por uma URL curta, são exibidos na página do perfil do usuário e enviados imediatamente para os usuários que escolheram recebê-los. Com base no enunciado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Falou em microblogging está se referindo ao twitter. A ferramenta foi criada com esse intuito, ser um blogging de textos curtos. O twitter é muito mais do que isso, mas o termo definidor foi mantido, ainda que não represente a complexidade da plataforma.


ID
3269203
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O Twitter é um microblog para troca de mensagens curtas entre os usuários, de forma rápida.

Os textos produzidos devem ter o número de caracteres máximo de

Alternativas
Comentários
  • O limite de caracteres passou de 140 para 280 nas mensagens publicadas na rede social.

  • - Twitter: microblog que permite aos seus usuários enviar e receber atualizações de outros utilizadores; os twetts possuíam limite de 140 caracteres, hoje é 280; criado em março de 2006, por Jack Dorsey, Christopher Isaac Stone e Evan Willians. 

  • O Twitter, até 2017, tinha limite de 140 caracteres.

    Agora são 280 caracteres.

    Resposta certa, alternativa d).


ID
3516625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação a mídias digitais e Web, julgue o item.

Wikis, blogs, Twitter e podcasts constituem plataformas digitais conhecidas como redes sociais.

Alternativas
Comentários
  • Wiki é uma ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online. Nela, é possível que qualquer usuário(a) crie um documento e o edite com outro(a)s internautas de qualquer parte do mundo.

  • GABARITO ERRADO

    Plataformas digitais são modelos de negócios que funcionam por meio de tecnologias. Trata-se de um ambiente online que conecta quem produz a quem consome, permitindo uma relação de troca, muito além da simples compra e venda. Podem ser usadas para trabalho, lazer e entretenimento.

    Amazon, Google, Uber e AirBnb são alguns exemplos de negócios online, que usam plataformas digitais para conectar serviços e pessoas de forma muito mais rica e dinâmica.

    FONTE: https://neilpatel.com/br/blog/plataformas-digitais/

    Dentre as mídias sociais mais divulgadas estão as redes sociais, cuja principal característica, segundo Cipriani (2011, p. 6), “[...] é a possibilidade de conectar-se a várias pessoas simultaneamente por meio de listas de amigos, seguidores e desconhecidos”.

    São várias as redes sociais digitais em operação: Orkut, Twitter, Facebook, Flickr, Spaces.Live, Blogger, Linkedin, Reclame Aqui, Tumblr, Youtube, entre outras. 

    FONTE: As redes sociais como ferramentas de comunicação mercadológica para segmentos de públicos regionais: um caso de produtos de bens de consumo - Monica Franchi Carniello/Gustavo Ribeiro Rosa

  • Redes sociais são mídias sociais cuja principal característica é a interação e os pontos de conexão entre várias pessoas com interesses em comum e afinidades.

    Toda Rede social é uma Mídia Social, mas nem toda mídia social é uma rede social. A Mídia Social é uma categoria mais abrangente.

    Na assertiva do CESPE, temos o Twitter como exemplos de rede social. Já as wikis e os podcasts são considerados mídias digitais, sendo que como as wikis operam na wwww, são exemplos de mídias web., mas não tem como prioridade a interatividade entre pessoas.


ID
4976467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

      Há um ano o mundo concordou: era preciso adiar para Copenhague a chance de um acordo climático. O novo presidente norte-americano, Barack Obama, estava assumindo e, com ele, tudo mudaria. Agora, Barack Obama quer mais um ano. A China concorda. Um perigoso retrocesso acaba de acontecer nas negociações do clima. Os maiores emissores conspiram contra o acordo. O Brasil se moveu. O debate interno do país, o jogo de forças dentro do governo, a pressão de pioneiros desse debate, a carta das grandes empresas, tudo junto fez o país sair da cômoda negação para o compromisso voluntário com corte das emissões. Pode-se discutir se os compromissos deveriam ser em relação às emissões atuais, ou futuras. Pode-se dizer que os números não parecem palpáveis porque falta o principal, que é o inventário atualizado das emissões brasileiras.
      Há vários pontos em discussão. O que é indiscutível é que o Brasil atravessou uma ponte e foi para o lado onde, há muito tempo, deveria estar.

Míriam Leitão e Alvaro Gribel. O clima não espera.
Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações)

Com referência ao texto acima, julgue o item seguinte.


O texto em questão é um exemplo de post, uma nova forma de notícia que surgiu com o jornalismo online e, como gênero jornalístico, pode ser considerado reportagem, na medida em que expande informações noticiadas anteriormente.

Alternativas
Comentários
  • O texto acima é opinativo, logo, não pode ser considerado como uma notícia.

    Você quer saber mais sobre conteúdos e dicas para concursos na área de Comunicação Social? Siga o canal no youtube Jornalista Concurseiro: https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ