SóProvas


ID
1647784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A manutenção da saúde animal faz parte de um complexo de habilidades e competências dos profissionais médicos veterinários e exige conhecimento sobre a legislação nacional acerca dos processos tecnológicos, das condições higiênico-sanitárias dos produtos de origem animal, dos programas sanitários vigentes e da circulação local e internacional dos animais.

Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

O programa nacional de prevenção e controle das encefalopatias espongiformes transmissíveis integra o controle da raiva dos herbívoros, dada a singularidade dos modelos de transmissão.

Alternativas
Comentários
  • singularidade da sintomatologia clinica... ( penso eu)

  • O controle de raiva dos herbívoros foi incorporado ao de controle das encefalopatias espongiformes transmissíveis, como demonstrado no artigo:

    Art.4º Deverá ser mantida a vigilância em todos os bovinos ou ovinos/caprinos com sinais clínicos de distúrbios nervosos, conforme está previsto na Portaria nº 516, de 9 de dezembro de 1997.

    Parágrafo único: Todo laboratório que realiza diagnóstico de raiva, deverá encaminhar obrigatoriamente, as amostras de material encefálico de animais investigados que tiverem idade superior a 24 meses, para os bovinos, e 12 meses, para os ovinos e caprinos, que resultaram negativas para raiva, a um dos laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para a realização de diagnóstico das EET.

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2002.

  • In 31 de 03/09/2014, que altera a IN 05 de março de 2002

    "incluir a EEB, a paraplexia enzoótica dos ovinos (scrapie) e outras doenças com sintomatologia nervosa de caráter progressivo no sistema de vigilância da Raiva dos Herbívoros "