SóProvas


ID
1647949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao medicamento a ser utilizado por uma paciente obesa que tenha recebido o diagnóstico de diabetes melito, distúrbio metabólico crônico caracterizado pelo aumento nos níveis sanguíneos de glicose.


Caso essa paciente não tenha células pancreáticas funcionais, o uso de metformina não seria eficaz no controle da glicemia, já que fármacos do grupo das biguanidas atuam de maneira restrita por meio do estímulo a células beta funcionais à produção de insulina.

Alternativas
Comentários
  • As BIGUANIDAS atuam inibindo a liberação de glicose hepática e renal ocasionando  a diminuiçáo de sua absorção intestinal.

  • A metiformina, único representante da biguanidas, inibe a gliconeogênise. O excesso de glicose produzido pelo fígado é a principal fonte de hiperglicemia em diabéticos tipo 2. A metiformina também diminui a absorção intestinal de açucares. É um sensibilizador de insulina, aumenta a captação de glicose e sua utilização diminui a resistência a insulina.

  • ERRADO

    A principal ação é o efeito anti-hiperglicemiante da metformina na redução da gliconeogênese hepática. Ademais, ela diminui a absorção de glicose no aparelho digestivo, aumenta a sensibilidade à insulina nos tecidos muscular e adiposo e melhora indiretamente a resposta da célula β à glicose. Nos tecidos periféricos, aumento do transporte de glicose, por aumentar a concentração da proteína transportadora da glicose (GLUT 4) na membrana das células que respondem à insulina. Além disso, a metformina gera muitos dos seus efeitos a partir de uma proteína quinase ativada por adenosina monofosfato (AMPK), que tem uma importante função no metabolismo, controlando a gasto de energia e o apetite.