SóProvas


ID
164869
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Sobre aquisição de materiais, temos que:

I. As empresas não são autossuficientes, por isso dependem de terceiros para se abastecer.

II. O conceito de compras envolve todos os processos de localização de fornecedores e fontes de suprimento, além da aquisição de materiais.

III. A aquisição de materiais assegura que as matérias-primas exigidas pelo setor de produção estejam nas quantidades certas, nos períodos desejados.

IV. O grande objetivo da aquisição de materiais e insumos é comprar aos menores preços.

V. Na aquisição de materiais, intenciona-se procurar, sempre dentro de uma negociação justa e honrada, as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de pagamento.

Alternativas
Comentários
  •  A alternativa IV está errada e incompleta, a V (as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de pagamento.)

    Pois a empresa não pode apenas preocupar-se com preço, tem que se preocupar com a qualidade do material, prazo de entrega, prazo de pagamento e etc...

     

    As demais alternativas estão corretas, sendo um tanto quanto lógicas e com um pouco de bom senso daria para resolve-las mesmo sem conhecer os conceitos, inclusive o item III, traz um conceito muito semelhante,superficialmente, ao do Just-in-time.

  • Consegui acertar a questão por eliminação, contudo discordo da "Assertiva III", pois a simples "aquisição de materiais" em minha humilde opinião não assegura que as matérias-primas exigidas pelo setor de produção estejam nas quantidades certas, nos períodos desejados.

    Para que isso ocorra é necessário planejamento e uma boa gestão de estoques/suprimentos.


    Bons Estudos!
  • Os Objetivos básicos da Aquisição de materiais são:

    - Hora Certa;
    - Preço Certo;
    - Material Certo;
    - Quantidade Certa;
    - Fonte Certa.


    Comprar aos menores preços não seria o grande objetivo da Aquisição de Materiais,sendo todos os citados acima de mesma importância,pois de nada adiantaria ter menores preços se não tivessem fornecedores(fonte) de qualidade ou o material certo a ser comprado.

    Portanto, estão corretos os itens: I, II , III e V(letra C)
  • Concordo com o Fernando , mas daria pra resolvar a questão por eliminação . Mesmo ficando com dúvida na III 
  • Num processo de negociação, afirma-se que houve uma boa negociação quando ambos ganham, e não apenas a empresa. É claro que a empresa irá buscar as vantagens a ela, mas deve haver equilíbrio. Então numa negociação, não apenas o comprador ganha, mas também o fornecedor, onde um atende a necessidade do outro.
  • Como é verdade que as empresas não são autossuficientes? Na história da industrialização ela foi maior no seu início, mas não quer dizer que hoje em dia não existam empresas que produzam internamente aquilo que consome. Esse processo é conhecido como verticalização. Do outro lado está a horizontalização, processo em que a empresa compra de terceiros os produtos ou serviços que compõem seu produto final.
  • Concordo com o Guilherme. Não há empresas que produzem o que precisam sem depender de terceiro? A chamada verticalização? Alguém poderia ajudar? Obrigada

  • Guilherme,

    100% autossuficiente uma empresa nunca vai ser. Sempre vai depender de algum fornecedor, seja de matéria prima, seja de materiais diversos (escritório, máquinas, equipamentos, etc). 
    Acredito que seja este detalhe que torna a alternativa I correta.

    Sds,
  • Uma empresa talvez nunca seja autossuficiente, contudo, acredito que uma banca apostar na generalização é o problema. 



  • Se a afirmativa 4 está errada, a afirmativa 5 também deveria estar. Se a empresa busca principalmente condições para pagamento, então seu maior objetivo é comprar aos menores preços, já que foi incluída a expressão "principalmente". O gabarito deveria ser alterado para a letra A.

  • Sobre o item III - A aquisição de materiais assegura sim que a matéria-prima esteja na quantidade certa e no período exigidos pela produção, pelo menos na teoria. O que não pode ser garantido é a ENTREGA DO PEDIDO, feito setor de aquisição de materiais, na quantidade e períodos acertados na negociação com o fornecedor. E antes que alguém tenha dúvida, a quantidade também poderá vir errada - tanto pra mais quanto pra menos. Por isso que existe o ACEITE, que nada mais é que a conferência do material antes de ir para o almoxarifado e virar patrimônio da empresa. 

  • Questão mal formulada. Se a IV está errada porque a V está correta? 

  • Condições de pagamento são as formas como se pode pagar.

    Exermplo: as condições de pagamento são a vista com 10% de desconto, ou em 3 vezes sem juros ou 10 vezes com juros de 1% ao mês.

    Condinções depagamento é diferente de menores preços.

  • Os objetivos básicos de um departamento de compras são:

    - obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção;

    - coordenar esse fluxo contínuo de suprimentos de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa;

    - comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo padrões de qualidade e quantidade definidos;

    - procurar sempre dentro de uma negociação justa e honrada as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de pagamento.

     

  • o ato de comprar deixou de ser um simples ato de efetuar uma coleção de preços. há vários fatores que influenciam na seleção de um fornecedor tais como técnica, capacidade produtiva, localização do fornecedor, preço etc