SóProvas


ID
1649572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Em algumas obras de Platão, como O banquete, O político, Timeu e Fédon, há a presença de mitos. Com relação às características e funções do mito, julgue o item subsequente.

Assim como o discurso filosófico, o mito, nas obras de Platão, é um método para a busca da verdade.

Alternativas
Comentários
  • Para Platão o único método capaz de guiar o homem no caminho da verdade é o dialético, ou seja, o diálogo entre ideias que tornaria possível erigir um saber racional e verdadeiro. Como discípulo de Sócrates, condenado à morte sob a acusação de corromper os jovens e desrespeitar os deuses, Platão seguiu pelo mesmo caminho de seu mestre que perambulava por Atenas questionando todos que acreditavam saber a verdade sobre qualquer assunto. O método socrático, a maiêutica, se pautava no diálogo para, através de questionamentos, desmontar as certezas de seu interlocutor acabando por mostrar que, sobre o tema proposto, não se sabia realmente a verdade. Devido a isso as obras platônicas, dentre as quais aquelas que imortalizaram Sócrates, que nada escreveu, estão apresentadas no formato de diálogos. Platão utiliza os mitos, em algumas obras, como forma de simplificar algumas questões, porém não como método filosófico. A questão, portanto, está ERRADA.
  •  

    Errado. No discurso filosófico, o mito, nas obras de Platão, é um método para auxiliar na compreensão de suas teorias...

  • São metáforas que visam apresentar ao leitor a teoria platônica sobre o conhecimento da verdade e a necessidade de que o governante da cidade tenha acesso a esse conhecimento.