SóProvas


ID
1649635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Ao longo da história da filosofia, a arte e o belo tiveram diferentes interpretações e definições. De acordo com concepções diferenciadas sobre esses termos, julgue o item seguinte.

Para Platão, a imagem negativa de algumas expressões artísticas prevalece, sobretudo na pintura e escultura, pois essas teriam como perspectivas imitar a natureza, que por sua vez seria imitação do mundo das ideias.

Alternativas
Comentários
  • Na filosofia de Platão o mundo das ideias precede o mundo real. Este mundo real seria então uma criação a partir destas ideias puras pelas mãos do Demiurgo, o ser criador. É no mundo das ideias onde existiriam as concepções puras da vida tais como os sentidos de justiça, de belo, do bem, da verdade, etc. Constituído esse mundo real precedido pelas ideias puras, toda a representação da natureza seria, segundo a filosofia de Platão, uma representação secundária desse mundo das ideias, pois nada pode existir sem que seja resultado de tal constituição e que, da sua parte, já é fruto dessa influência primordial. A arte, por sua vez, é uma representação da natureza e, por isso, totalmente limitada na função de alcançar o belo visto que o homem comum é incapaz de ascender a estas ideias. Somente a partir dos esforços filosóficos é possível alcançar tais ideias em suas inteirezas. A afirmativa está, portanto, CORRETA.
  • a arte é a imitação da imitação, logo uma forma corrompida pra quem busca as ideias puras

  • Platão possuía uma visão negativa da Arte, para ele a arte é MÍMESES (imitação/cópia).

    Mimésis é um termo oriundo do grego e significa a faculdade do homem de reproduzir, imitar. Na filosofia aristotélica, a mimésis representa os fundamentos da arte e Platão, por sua vez, cria ser tudo imitação, até mesmo que o universo é oriundo de uma imitação verdadeira, o mundo das ideias.