SóProvas


ID
1649716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O intervalo entre as duas guerras mundiais do século XX não foi outra coisa senão uma trégua. Nesse sentido, a Grande Guerra de 1914 nada mais fez do que preparar a Segunda Guerra Mundial. Revanchismo, orgulho nacional ferido e problemas econômico-sociais figuraram entre os fatores que levaram à eclosão do conflito em 1939, sem contar com a desorganização da economia mundial determinada pela Crise de 1929. Em relação a esse quadro, cujo epicentro foi a Segunda Guerra Mundial, julgue o item subsequente.


Exemplo de revanchismo pós-Primeira Guerra Mundial foi o praticado pela França contra a Alemanha, que acabou por favorecer o crescimento do exacerbado nacionalismo germânico capitalizado pelos nazistas.

Alternativas
Comentários
  • No meu entendimento quem teve o sentimento de revanchismo foi a Alemanha, pois após a primeira guerra ela sofreu todas as restrições econômicas e militares, através do Tratado de Versalhes.

  • Também concordo com o Allan Barros, mas depois de tentar entender a resposta, acho que a Banca quis dizer que o Tratado de Versalhes é a revanche da França contra a Alemanha. Só acho, ...quem pode explicar é a Banca.

  • Correto!

    Decorrente da Guerra Fraco-Prussiana, a França perde a Alsácia-Lorena para Alemanha, região esta que, de acordo com o tratado de versalhes, é devolvida para França, que é parte da Tríplice Entente, os "ganhadores" da guerra, mas não somente, o tratado impõe que as minas de carvão da região de SARRE, na Alemanha, sejam exploradas exclusivamente pela França, entre outras diversas tensões políticas entre as duas nações, logo, o tratado de versalhes explicita o revanchismo francês contra alemanha no pós primeira guerra.

     

    Como consequência, o crescimento do sentimento nacionalista germânico, conhecido como pan germanismo. Detalhe este sentimento nacionalista alemão já existia antes da guerra, é apontado também como uma das causas para eclosão do conflito, logo, este sentimento se aumentou com o tratado de versalhes, vindo a atingir seu ápice com o famoso expansionismo alemão de Hitler, que sobe ao poder de forma legal em 1933, com sua política nazista e nacionalista dando causa a segunda guerra mundial, com a invasão da polônia.

  • Certo.

     

    A França hospedou a assinatura do Tratado de Versalhes no salão de espelhos, mesmo ambiente em que a Alemanha havia forçado a assinatura do tratado que poria fim à guerra Franco-Prussiana. A França articulou a cláusula de responsabilidade pela guerra, que consta do Tratado de Versalhes, no qual a Alemanha é a principal responsável pelos eventos e assim deveria pagar elevadas reparações aos vencedores. Mais tarde, obstou tentativas de renegociação da dívida alemã, o que exarcebou o nacionalismo alemão, promovendo a ascensão do nazismo.  

     

    "French revanchism influenced the Treaty of Versailles of 1919 following the end of World War I, which restored Alsace-Lorraine to France and extracted reparations from the defeated Germany. The conference was not only opened on the anniversary of the proclamation of the "Second Reich", the treaty also had to be signed by the new German government in the same room, the Hall of Mirrors."

    https://en.wikipedia.org/wiki/Revanchism

  • A Guerra Franco-Prussiana foi um conflito militar, ocorrido entre 1870 e 1871, guerra napoleônica, a qual a França perdeu territórios como Alsácia-Lorena para a Alemanha.

    Exemplo de revanchismo pós-Primeira Guerra Mundial foi o praticado pela França contra a Alemanha, que acabou por favorecer o crescimento do exacerbado nacionalismo germânico capitalizado pelos nazistas. CORRETO!

  • pelo fator da frança ter perdido territorio da alsacia-lorena p a alemanha na guerra franco-prussiana na unificação alemã

  • O Revanchismo francês foi um movimento político ocorrido na França com início em 1870, quando o país foi obrigado a ceder a Alsácia-Lorena (região rica em carvão e ferro) ao recém unificado Império Alemão (que tinha interesse na região pois havia também grande cultura alemã no local), após a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana, conforme previa o Tratado de Frankfurt em 1871. Logo nasceu na França a ideia de vingança, de revanche (o revanchismo francês), com o objetivo de recuperar a Alsácia-Lorena e vingar a derrota na guerra.

    O revanchismo francês também foi uma das razões para o começo da Primeira Guerra Mundial, junto a outros fatores, como a expansão colonial na África e na Ásia e a corrida armamentista.