SóProvas


ID
1649740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um mundo dividido ideologicamente, além das marcas da destruição causadas por vigorosas máquinas de guerra — eis a realidade que emerge da Segunda Guerra Mundial, oficialmente encerrada em 1945. No que concerne à história mundial após o encerramento do grande conflito, julgue o próximo item.


De todos os países da Europa Oriental que adotaram o socialismo, o mais próximo e dependente da URSS foi a Iugoslávia, sob o com ando do marechal Tito.

Alternativas
Comentários
  • puxa que preconceito, as questões para cargos de docencia nunca são comentads por alunos, muito menos por professores do Qquestões!!! uma pena!

     

  • questoes de um nivel mais elevado. alguém deveria ajudar os alunos nessa situação, um total abandono, absurdo!

  • Ajudaria muito o comentário do professor do QC. É uma pena mesmo.    

  • O Tito adotou uma postura distante da URSS, com um tipo de socialismo próprio. A Iugoslávia ñ foi libertada pela URSS na II Guerra Mundial e seguiu por uma linha mais autônoma, inclusive como liderança do Movimento dos Não-Alinhados, movimento alternativo aos dois polos de poder mundial da guerra fria

  • Iugoslávia não era o mais próximo:

    Em 28 de junho de 1948, sob pressão da União Soviética, a Iugoslávia é expulsa do Cominform (Birô Comunista de Informação), órgão que reunia todos os partidos comunistas europeus, usando como pretexto a posição adotada por Belgrado em relação à guerra civil na Grécia. A expulsão expôs de maneira concreta a permanente disputa que vinha acontecendo entre a União Soviética de Stalin e a Iugoslávia de Tito.

    A Iugoslávia era membro original da organização, mas o seu grande líder, Josip Broz Tito, mostrou-se sempre relutante em seguir a linha indicada por Iôssif Stalin. Ao longo dos anos 1947 e 1948, Tito criticou asperamente a falta de assistência de Stalin à luta que os comunistas gregos desenvolviam para chegar ao poder em seu país. Quando Tito recusou-se publicamente a baixar o tom de suas queixas, Stalin ordenou que a Iugoslávia fosse expulsa do Cominform. 

    Após a expulsão, a Iugoslávia permaneceu como um regime socialista, porém distintamente independente, seguindo sua própria trajetória tanto na política interna quanto nos negócios exteriores. Os EUA deliciavam-se com o conflito URSS-Iugoslávia, passando a cortejar Tito ativamente, oferecendo ajuda econômica e militar no final dos anos 1940 e nos anos 1950. Como Stalin já havia sentido em sua própria pele, Tito recusava-se a ser fantoche de qualquer governo, tornando-se um dos líderes do Movimento dos Países Não-Alinhados formado à ocasião, ao lado de Sukarno da Indonésia, Jawaharlal Nehru da Índia e Gamal Abdel Nasser do Egito.

  • O primeiro comentário lamenta que as questões para cargos de docência nunca são comentadas por alunos. Sinceramente, não merecem muitos comentários. São conhecimentos básicos de história. Esse da Iugoslávia é até um pouco diferente. 

  • Até o presente momento não vi comentário de nenhum professor do Q Concursos. 

    Isso realmente é Brasil. Uma enganação. Lamentável.

  • Estamos encerrando 2019 e nenhum comentário de professores na questão. Na realidade, de todas as questões voltadas para a carreira do magistério são pouquíssimas as questões comentadas por professores. Isso é lamentável e só mostra o descaso com o público que assina os planos visando essa carreira.