SóProvas


ID
1649743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A descolonização repercutiu sobre a configuração do sistema internacional de Estados. A emergência de dezenas de novas nações independentes conferiu caráter mundial ao sistema de Estados e trouxe à tona um extenso conjunto de problemas que não podiam ser enquadrados na moldura da bipolaridade.

Demétrio Magnoli. O mundo contemporâneo. São Paulo: Atual Editora, 2004, p. 128 (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do Terceiro Mundo, julgue o item seguinte.


Dois fatores básicos determinaram a emergência afro-asiática pós-1945: o fortalecimento do movimento nacionalista nas colônias e o declínio das velhas potências europeias.

Alternativas
Comentários
  • Conferência de Bandung, em 1955 e o enfraquecimento das nações européias, agentes principais no processo de colonização de tais áreas.

  • Para Saraiva et al (2007), há uma gama de teorias acerda da descolonização, as quais enfatizam, principalmente: declínio do poder das métropoles e suas debilidades econômicas; confluência das duas superpotências da guerra fria no sentido de pôr fim à era dos velhos colonialismos europeus, sobretudo a patir da crise de Suez, em 1956; e, por fim, a força dos nacionalismos afro-asiáticos.

  • Com as potências europeias fragilizadas em meio aos escombros das guerras, iniciou-se, logo após o fim da Segunda Grande Guerra, o processo de independência das colônias europeias na África e na Ásia.

    Com a nova lógica imposta a partir da Guerra Fria, inicia-se uma luta por áreas de influência. Neste cenário, Estados Unidos e União Soviética passam a estimular a descolonização afro-asiática, a fim de ampliar seus próprios domínios.

    Essa nova fase teve como marco a Conferência de Bandung (1955). Realizado na Indonésia, o evento contou com a participação de vários países colonizados que buscavam a sua libertação.

    Resposta: Certo