SóProvas


ID
1649794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            Proclamada a independência, em 1822, o Brasil se constituiu na única monarquia do continente americano. Marcado por crises, o Primeiro Reinado (1822-1831) se extinguiu com a volta de D. Pedro I a Portugal. Seguiu-se a fase regencial (1831-1840), uma espécie de ensaio republicano em meio a crises e revoltas armadas que se sucederam. Antecipada a maioridade de D. Pedro II, iniciou-se o Segundo Reinado (1840-1889), no qual conviveram fases de estabilidade política, de crescimento econômico e de crises, as quais anunciaram o ocaso do regime. A República Oligárquica foi o regime da exclusão política, social e econômica. A Revolução de 1930 pôs fim a essa “República”, dando origem à Era Vargas (1930-1945).


Acerca desse período da História do Brasil, julgue o item .


O Estado Novo correspondeu ao período democrático da Era Vargas, mas com poucas realizações econômicas e frágil política social.

Alternativas
Comentários
  • Período ditatorial ! 

  • Democrático nunca vai se encaixar a ERA VARGAS.

  • BOLSONARO 2018, VOCE ESTÁ EQUIVOCADO!

     

    ERA VARGAS.

     

    - 1930 a 1934 (Governo Provisório)

    - 1934 a 1937 (Governo Constitucional - Em tese, democrático! Inclusive sendo promulgada uma nova constituição e previsão de eleições para presidencia da republica e Estados)

    - 1937 a 1945 (Estado Novo - Ultizando-se do Plano Cohen - falso plano comunista para assumir o controle do Brasil, Vargas dá um novo golpe de estado mantendo-se no poder e começando, APENAS A PARTIR DAQUI, o período ditatorial)

     

     

     

    O erro da questão esta em afirmar que o periodo conhecido como Estado Novo (1937 - 1945) foi democrático, porém, durante a Era Vargas houve sim, pelo menos no papel, um período democrático!

  • Errado

     

    Sob o Estado Novo de Getúlio Vargas, os direitos civis e políticos praticamente desapareceram, subjugados pelo caráter ditatorial do regime; todavia, foi nesse contexto que os direitos sociais ganharam relevância, especialmente com o advento de ampla legislação trabalhista.

     

    A Era Vargas marca o início do processo de efetiva modernização econômica do país, com a implantação da indústria de base, que teve, na Siderúrgica Nacional de Volta Redonda, seu grande símbolo.

  • Tão bom quando cai de paraquedas no concurso pessoas q acreditam q na Era Vargas o regime era democrático, facilita muito a concorrência!

  • GABARITO ERRADO

    Estado Novo (1937 - 1945)

    Vargas se consolida no poder e envolve tudo em suas mãos, com o falso golpe comunista, Vargas fecha o congresso e nomeia interventores juntamente com o exército, com esse golpe de

    estado, Vargas se mantéu no poder por 8 anos. Criando uma ditadura personalista (legitimidade da figura de Vargas) – propaganda do governo censura no país. Vargas promove a industrialização brasileira criando empresas estatais como:

    • Vale do Rio Doce
    • CSN (Companhia siderúrgica nacional)

    Mas para dar certo, Vargas teria que mediar os conflitos de trabalhadores e empresários, por isso criou a CLT (consolidação das leis trabalhistas). Com o envolvimento do Brasil na segunda guerra mundial - o país se queixou de lutar contra ditaduras fascistas, mas viverem em um governo ditador, e com isso criaram- se os partidos. Em 1945 houve um golpe militar para garantir de que as eleições iriam ocorrer. Eurico Gaspar ameaça Vargas de contar sobre o golpe comunista e ele é elegido presidente.

  • O Estado Novo correspondeu ao período democrático da Era Vargas

  • Democrático? Autoritário, isso sim!

    PM-AL 2021