-
A Heurística da Disponibilidade é aquela que diz que com frequência avaliamos as
chances de ocorrência de um evento pela facilidade com que conseguimos nos lembrar de
ocorrências desse evento.
Heurística da Representatividade é o julgamento por
estereótipo, onde as bases do julgamento são modelos mentais de referência.
Heurística da Ancoragem e Ajustamento é aquela em
que se avalia a chance de ocorrência de um evento pela colocação de uma base (âncora) e se
faz então um ajuste.
Fonte: http://www.each.usp.br/rvicente/0176_ArtigoIAMDecisao.pdf
-
Resposta A
Representatividade: ocorre quando as decisões são tomadas baseadas numa comparação com alguma categoria
preexistente. Essa possibilidade de ocorrência pode não ser a melhor solução. Por exemplo, apostar na
aceitação de seu produto no mercado comparando a outros com desempenho já conhecido. Não se deve julgar a parte
pelo todo, pois nas decisões não deve haver representatividade.
-
Heurística ou eurística é um método ou processo criado com o objetivo de encontrar soluções para um problema. É um procedimento simplificador (embora não simplista) que, em face de questões difíceis envolve a substituição destas por outras de resolução mais fácil a fim de encontrar respostas viáveis, ainda que imperfeitas. Tal procedimento pode ser tanto uma técnica deliberada de resolução de problemas, como uma operação de comportamento automática, intuitiva e inconsciente.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Heur%C3%ADstica
-
HEURÍSTICAS E VIESES NA TOMADA DE DECISÃO
A heurística é um processo que interfere diretamente sobres às decisões, de modo a simplificar os caminhos mentais para a tomada de decisões. Isso faz com que as pessoas comumente tomem decisões precipitadas ou até mesmo errôneas por serem indiretamente influenciadas por heurísticas inconscientes. Em outras palavras, a heurística é um processo que resulta basicamente da experiência de vida das pessoas que se utilizam da memória e dos registros que ela nos permite fazer para "driblar'' a complexidade, a escassez de recurso e a pressão do tempo em tomadas de decisão (SLOVIC et ai., 2000), principalmente em momentos de incerteza.
A Heurística da Disponibilidade é aquela que diz que com frequência avaliamos as chances de ocorrência de um evento pela facilidade com que conseguimos nos lembrar de ocorrências desse evento. Segundo Kahneman, Slovic e Tversky (1988) os gerentes avaliam a frequência, a probabilidade ou as causas prováveis de um evento através do grau em que as circunstâncias ou ocorrências do mesmo estão prontamente disponíveis na memória.
A Heurística da Representatividade é o julgamento por estereótipo, onde as bases do julgamento são modelos mentais de referência. Os gerentes avaliam a probabilidade de ocorrência de um evento através da similaridade da mesma aos seus estereótipos de acontecimentos semelhantes. Em alguns casos, quando sobre controle, o uso dessa heurística é uma boa aproximação preliminar.
Na heurística da âncora e ajustamento, o planejador faz a avaliação de um evento a partir de um valor inicial, ajustando-o com as informações disponíveis até obter uma decisão final. O valor inicial, conhecido como "âncora", pode ser obtido por dados históricos, pela forma como o problema é apresentado ou por informações aleatórias.
Fonte: Prof. Heron Lemos – Estudo Dirigido para UFC – Vol.03
-
-
O Efeito de Enquadramento (framing, em Inglês) é o viés que descreve como a tomada de decisão pode ser afetada pela maneira como o problema é formulado ou pela forma como as opções são apresentadas (enquadradas).
-
Excelente questão!
A tendência que temos de acessar ocorrências semelhantes para tentar compará-las com uma categoria pré-existente corresponde a uma heurística denominada de representatividade. Vamos relembrar um trecho de nossa aula:
Representatividade: tendência de acessar ocorrências semelhantes para tentar compará-las com uma categoria pré-existente. Imagine que uma empresa contratou três estudantes da Universidade X. Nenhum deles se saiu bem na empresa por diversas razões. A partir dessa experiência a probabilidade de a empresa contratar novamente um estudante da Universidade X diminui muito, pois os selecionadores, ainda que tenham convivido com apenas três estudantes de um total de milhares de estudantes daquela universidade, tendem a acreditar que “estudante da Universidade X é ruim de trabalho”.
Resposta: A
-
Heurísticas - Processo de julgamento e tomada de decisão
Três grupos básicos de regras práticas ou heurísticas para tomada de decisões
- Disponibilidade - frequência com que avaliamos as chances de ocorrência de um evento pela facilidade com que conseguimos nos lembrar de ocorrências desse evento.
- Representatividade - julgamento por estereótipo, onde as bases do julgamento são modelos mentais de referência
- Ancoragem e ajustamento - avalia a chance de ocorrência de um evento pela colocação de uma base (âncora) e se faz então um ajuste.
-
Os processos heurísticos consistem em “guias de bolso” (“regras simplificadoras”) utilizados para reduzir as demandas de processamento de informações, reduzir o tempo e os recursos empreendidos no processo decisório e, consequentemente, facilitar e simplificar o processo de tomada de decisão. Os processos heurísticos envolvem decisões baseadas na experiência passada (erros e acertos), no “bom senso” e na intuição. Em outras palavras, os processos heurísticos afetam a percepção do indivíduo e interferem na tomada de decisões. Existem 3 grupos heurísticos (regras heurísticas) que os indivíduos utilizam para tomar decisões:
Disponibilidade: o indivíduo julga e toma decisões baseado em experiências e eventos passados que estão prontamente “disponíveis” em sua memória.
Representatividade: o indivíduo julga e toma decisões baseado em “estereótipos”. Ou seja, o indivíduo busca acessar “casos semelhantes” em sua memória, para poder compará-los com a situação atual. A base para a tomada de decisões são “modelos mentais de referência”.
Âncora e Ajustamento (Ancoragem e Ajustamento): o indivíduo toma sua decisão baseado em alguma referência que serve como base de comparação.