-
Se a empresa é baseada na flexibilidade, na qualidade e na rápida entrega dos produtos, ela não quer correr nenhum tipo de risco, logo aceita que possua quantidade estocável para suprir qualquer imprevisto.
-
Não entendi pq processo e não produto, já que a estratégia adotada é a diferenciação. Alguém poderia me ajudar?!
-
Toda organização, para ser bem
sucedida, precisa fazer uma boa gestão de seus recursos (financeiros,
pessoais, materiais, informacionais, etc). Esses recursos se
interrelacionam dentro da organização e são também interdependentes, o
que requer que todas as atividades sejam compreendidas e gerenciadas
segundo uma visão de processos. Entende-se por processos um conjunto de
atividades que executados em uma sequência pré-determinada conduzem o
negócio a um resultado esperado.
A gestão por processos permite
criar uma compreensão de como as coisas são feitas na companhia e ao
mesmo tempo, revela gargalos, estrangulamentos e ineficiências que podem
ser corrigidas em tempo hábil.
Existem três tipos de processos que regem uma organização: Os processos finalísticos ou principais - são aqueles que impactam diretamente o cliente externo e compõem a cadeia principal de valor; os processos de apoio - aqueles que sustentam os processos finalísticos e impactam indiretamente o cliente externo; e os processos de gestão ou governança,
utilizados para o planejamento, monitoramento e proposição de ajustes
ou melhorias. Um bom funcionamento de todos esses processos garante um
bom desempenho da empresa.
Produção para estoque
Produtos produzidos para serem estocados, mantendo-se um nível mínimo de estoque e são consumidos pelos pedidos de vendas.
-
Foco em processo para ter flexibilidade e qualidade
Foco em estoque para ter agilidade nas entregas
-
Achei que fosse LETRA "D" :(
LIDERANÇA NO CUSTO TOTAL: Consiste em atingir a liderança no custo total em uma indústria através de um conjunto de políticas funcionais orientadas para este objetivo.
· São exemplos de decisões focadas na obtenção da liderança no custo total:
· Construção agressiva de instalações em escala eficiente;
· Perseguição vigorosa de reduções de custo pela experiência;
· Controle rígido dos custos e das despesas gerais;
· Minimização do custo em áreas como P&D, assistência, força de vendas, publicidade;
DIFERENCIAÇÃO: Consiste em diferenciar o produto ou serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único. Esta estratégia genérica não consiste em desconsiderar os custos, mas sim, não os tornar o alvo estratégico primário.
ENFOQUE: Consiste em focar em um determinado grupo comprado, um segmento da linha de produtos ou um mercado geográfico. Esta estratégia se destaca por buscar atender muito bem o alvo determinado, diferentemente das outras estratégias (liderança no custo total e diferenciação), as quais buscam atingir objetivos para toda a indústria.
PORTER (1986)
-
flexibilidade e qualidade = foco no processo
diferenciação = foco no produto
FGV = foco no chute entre duas sempre meio certas, meio erradas...
-
Pq ninguém coloca gabarito? PQP
-
A resposta para mim deveria ser a letra "E". É inegável que a produção deveria ser para estoque, já que exige rápida entrega. Mas se o foco é diferenciação, que tem como vantagem a percepção pelo cliente de maior valor agregado ao produto, o foco poderia ser o produto e sua consequente qualidade. O foco nos processos estaria mais relacionado à eficiência, característica da liderança em custos.
-
Fernanda, gabarito letra A. :)
-
Pra mim a B seria a mais correta pq associei: Flexibilidade = processo, e na qualidade = produto sobe encomenda, só que eu não me atentei para a rápida entrega, então,sob encomenda já não teria uma rápida entrega já que ainda iria produzir o produto para o cliente que encomendou. Então o item A é mesmo o mais viável, processo e produção para estoque. Pois para rápida entrega,exige estoque do produto.
Enfim, errei essa. Vida que segue!
-
A resposta na minha opinião tinha que ser a letra E, pois processo é um esforço contínuo, ESTÁVEL, repetitivo e consistente.
-
Gabarito oficial letra A.
-
Jota jota, eu associei o termo “rápida entrega” a producao em massa, ja que se fosse algo personalizado seria mais demorado. Neste sentido, producao em massa, rapida entrega, estoque... logo, processo.
-
Eu entendi assim:
Flexibilidade e entrega rápida: estratégia de estoque para atender com rapidez.
Flexibilidade e diferenciação: estratégia de processos (para atender a diferenciação)
Produção em massa: estratégia de produto, concordando com a Kami Ferreira
-
Alternativa A, para quem não é assinante.
-
-
pra mim, gabarito deveria ser a E
-
Quem estudou errou.
-
(FGV - 2015) Uma empresa fabricante de instrumentos médicos adota estratégia competitiva de diferenciação e tem estratégia de marketing baseada na flexibilidade, na qualidade e na rápida entrega dos produtos. A estratégia de operações mais apropriada para dar suporte a essa orientação dos negócios compreenderia o foco no:
resposta:.Processo e produção para estoque.
-
1. Foco no Processo - é uma característica das operações que produzem alta variedade de produtos
A expressão “focalizado no processo” é usada para descrever uma forma de produção na qual as atividades são agrupadas de acordo com o tipo de processo. As atividades de pintura de todas as peças serão agrupadas num setor.
2. Foco Repetitivo - é a característica das operações que produzem em massa e de forma contínua.
3. Foco no Produto - é a caracteristica das operações que focam na produção de um mesmo produto ou de um pequeno mix de produtos. Variabilidade é baixa neste foco de processo.
FONTE: PASSEI DIRETO
-
A estratégia competitiva de diferenciação adota pela empresa estava voltada para que o produto/serviço fossem fornecidos com qualidade, flexibilidade e entrega rápida, então o foco não está no produto/serviço em si, mas na maneira como ocorre esse fornecimento.
Por isso, operacionalmente, o foco deveria ser no processo garantindo qualidade/flexibilidade e na produção de estoque garantindo entrega rápida.