-
A intervenção do psicólogo nos grupos formados por pessoas adoecidas deve eleger, como prioridade de intervenção,o drama vivido, o conteúdo e o sentido na relação do sujeito com sua equipe de trabalho (esses elementos são referentes a questões individuais - errado).
-
"No caso da psicodinâmica do trabalho, o foco é nas dimensões intersubjetivas relacionadas ao trabalho. Privilegia as inter-relações construídas histórica e socialmente, colocando-se como uma teoria crítica do trabalho no nível da materialidade, e elege o drama vivido, seu conteúdo e seu sentido para o que é vital naquele momento: a relação entre a realidade objetiva da organização do trabalho e os processos de subjetivação" (Mendes, 2007, pp. 91). Livro: Psicodinâmica do Trabalho: teoria, métodos e pesquisas.
-
O erro,parece-me, consiste em dizer que os psicólogos devem eleger a prioridade da intervenção, quando na verdade o grupo de trabalhadores que é responsável por isso. Corrijam-me se eu estiver errado.
-
O psi não deve privilegiar nada na clínica do trabalho. Os grupos oferecem demandas expontâneas.
-
O trabalho com grupos vai partir da demanda que o grupo trouxer e dos objetivos acordados previamente e de modo consensual.