SóProvas


ID
1651051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao sofrimento no trabalho, julgue o item seguinte.

A angústia, o medo e a insegurança, que constituem o sofrimento no trabalho, podem ser ocultados em um discurso manifesto sobre o mal-estar vivenciado nesse ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Essa ocultação é feita por meio das estratégias de defesa.

  • O sofrimento é definido como uma vivência individual ou coletiva, freqüente e permanente, muitas vezes inconsciente, de experiências dolorosas como angústia, medo e insegurança provenientes do conflito entre as necessidades de gratificação do binômio corpo-mente e a restrição de satisfazê-las, pelas imposições das situações de trabalho. Ocupa posição central na abordagem da psicodinâmica do trabalho, visto que é inevitável em função das contradições e pressões do sistema de produção vigente. Por um lado, o trabalho pode exercer efeitos poderosos sobre o sofrimento psíquico, levando o trabalhador progressivamente a alterações psicossomáticas e psíquicas; por outro, pode contribuir para subverter o sofrimento, resignificando-o e transformando as situações que o geraram. 

    As estratégias defensivas no trabalho podem ser individuais ou coletivas. Dejours e col. (1994) definem as estratégias defensivas coletivas como o mecanismo pelo qual o trabalhador busca modificar, transformar e minimizar sua percepção da realidade que o faz sofrer. Esse processo é estritamente mental, pois geralmente não modifica a realidade de pressão patogênica imposta pela organização do trabalho. 

    Tais estratégias para enfrentar as pressões psicológicas do trabalho podem tornar-se um objetivo em si mesmo, o que leva o trabalhador a um processo de alienação, bloqueando qualquer tentativa de transformação da realidade, estabilizando-se no desencorajamento e na resignação diante de uma situação que só gera sofrimento. 

  • Complementando....

    Pensei também na patologia da servidão voluntária de Mendes. "Mostra-se feliz e integrado, em vez de expressar a vivência do sofrimento."

     

  • Pessoal, como algo pode ser ocultado em um discurso manifesto?

  • Entendo que o trabalhador pode manifestar-se pelo discurso e ainda assim não ser capaz de se expressar devidamente. Esse processo pode ser tanto consciente, por medo, pressão ou alienação, ou inconsciente, em que o sujeito não expressa porque não tem conhecimento disso. Dessa forma, eu entendo que ainda no discurso manifesto pode-se ocultar o mal-estar vivenciado no ambiente de trabalho.