CERTO
Art. 3º – O psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização,
considerará a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes e sua
compatibilidade com os princípios e regras deste Código.
Parágrafo único: Existindo incompatibilidade, cabe ao psicólogo recusar-se a prestar
serviços e, se pertinente, apresentar denúncia ao órgão competente.
Galera, entendo as reclamações , mas a questão está CORRETA
Sabemos que a ética é uma filosofia que estuda os preceitos morais. Isso até já fora cobrado em muitas questões da CESPE
Além disso, moral são práticas de um grupo ou de um certo período histórico que dizem sobre as condutas entendidas como corretas ou erradas. Conceito este que também ja foi cobrado em provas passadas.
A banca CESPE, embora muitas vezes formule questões complicadas, traz uma proposta de conhecimento muito focada nos enunciados. Assim, repare que ela não fala que SEMPRE que um profissional atender aos ganhos de capital o será um comportamento ético do profissional.
O que se pode compreender disso é que SIM, o PSI deve gerar lucros para a empresa em que trabalha. Como ? Contribuindo para que os processos de gestão de pessoas atendam aos objetivos organizacionais, que geralmente é o lucro.
Portanto, temos que nos ater ao que a questão traz, e não pensar que existe organizações que visam somente ao lucro e esquecem dos funcionários. Isso é considerado extrapolação do enunciado ...
Posto dito, a questão é perfeita e vai ao encontro do Código de Ética profissional, como já bem citado pelos colegas, na medida em que é correto equilibrar o lucro da empresa com os processos de QVT.