SóProvas



Questões de Psicologia Organizacional


ID
13267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jorge, técnico judiciário, atua na área de segurança e transporte do TRT. No exercício do cargo, Jorge deve, entre outras atribuições, assegurar a integridade física das autoridades, servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, fiscalizar a circulação de pessoas, controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos nas dependências do TRT. A equipe de técnicos judiciários de que Jorge faz parte é composta por 15 servidores, dos quais Jorge é um dos mais responsáveis e procura exercer suas atribuições com competência.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às relações humanas no trabalho.

No que compete ao serviço de transporte, Jorge prestará um bom serviço aos usuários se os tratar com cordialidade e presteza e se tiver um profundo conhecimento das normas de legislação de trânsito e as cumprir com rigor.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o Código de Ética do Servidor Público, a Seção II trata do assunto:
    XIV- São deveres fundamentais dos servidores públicos:

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;
  • Jorge tem que manter-se atualizado, mas é preciso ter um conhecimento profundo da legislação de trânsito? Se tenho um conheciento que ocasiona o desenvolvimento do serviço isso pode gerar a acuidade e tornar a informação clara e objetiva aos clientes do órgão.

  • Segundo o codigo de etica do servidor público,sao deveres do servidor:

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções. 

    Mas isso nao significa que o servidor precisa ter um " profundo conhecimento" sobre legislação de transito, mesmo pq a funcao dele eh a de segurança e nao de motorista. Eu colocaria recurso.


ID
58036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito de organizações e de
teoria das organizações.

Segundo Taylor, o trabalho de cada operário é planejado pela direção.

Alternativas
Comentários
  • Objetivando a racionalização do trabalho, Taylor concluiu que deveria ser estabelecido um sistema de organizacional com aplicação de métodos científicos à administração. Desenvolve, então, a idéia de Gerência Científica calcada na idéia que ao trabalhador compete apenas executar o que a gerência define. Esta, por sua vez, deve definir antecipadamente quais as atividades serão desenvolvidase quais equipamentos serão utilizados na tarefa. A gerência também deverá estabelecer os tempos e métodos para cada tarefa com vista a uma produção que obtenha a máxima produtividade a custo mínimo. (Cristiana Duran. Disponível em http://www.euvoupassar.com.br/visao/admin/artigos/acervo/ADM_Aula_2_Duran.pdf
  • Basta lembrarmos que para Taylor o operário NÃO precisava pensar, era meramente um complemento da máquina, pois quem pensava eram só os superiores que definiam tempo e movimentos padrões.
  • CORRETO. Divisão de trabalhos, administração científica

  • Administração Científica

    Princípio da Administração Científica de Taylor em 1911. Ele estudou todos os movimentos executados pelos empregados, os tempos que levavam cada tarefa , para determinar a melhor maneira de executar cada atividade. Isso ficou conhecido como o estudo de tempos e movimentos.

    Como recebiam valor fixo por hora de trabalho, podiam não se esforçar, portanto Taylor passou a pagar por produtividade.

    Criava uma padronização, buscando eficiência e produtividade.

    Criou a divisão do trabalho, onde cada trabalhador seria responsável apenas por uma pequena etapa do trabalho global. Possibilitou a linha de montagem

    Principais Conceitos:

    • Estudo de Tempos e Movimentos
    • Padronização da “melhor maneira”
    • Divisão do trabalho / especialização
    • Incentivos materiais / pagamento por produtividade
    • “Homo Economicus” (O que motiva é a remuneração) – Sistema Fechado

    Principais Críticas:

    • Mecanismo - organização é uma máquina e o funcionário as engrenagens que devem funcionar no máximo de sua eficiência
    • Superespecialização do trabalhador
    • Visão microscópica do homem - foco no trabalho manual e de que a sua motivação é por incentivos manuais
    • Abordagem de sistema fechado - Não se preocupa com o ambiente externo, como concorrentes, fornecedores, mercado de trabalho.
    • A exploração dos empregados


ID
58039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito de organizações e de
teoria das organizações.

Fayol relacionou princípios básicos da administração, entre os quais estão decisão de trabalho, disciplina e unidade de comando.

Alternativas
Comentários
  • Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar ao de Taylor:
    1. Divisão do Trabalho;
    2. Autoridade e Responsabilidade;
    3. Unidade de Comando;
    4. Unidade de Direção;
    5. Disciplina;
    6. Prevalência dos interesses gerais;
    7. Remuneração;
    8. Centralização;
    9. Hierarquia;
    10. Ordem;
    11. Equidade;
    12. Estabilidade dos funcionário;
    13. Iniciativa;
    14. Espírito de Corpo


  • Princípios de Fayol. Bons estudos.

  • Boa Tarde Só uma dúvida se me permite. Acho que esta questão esta com um erro de digitação: No lugar de "decisão de trabalho", não deveria estar:"divisão de trabalho"?

    Se for o caso a questão poderia ser reescrita para evitar maiores transtornos?

    Por favor comentem.

    Espero ter Ajudado!

    Até mais! shalom.
  • Me caiu os butiá dos bolsos: "Decisão de trabalho"
  • Errei ela pelo erro de digitação, aí complica...
  • Pessoal, tb achei que tivessem digitado errado, mas na prova estava assim mesmo. E o gabarito se manteve, pelo que eu vi.

  • Decisão de trabalho? :(


ID
58042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito de organizações e de
teoria das organizações.

Para Max Weber, a burocracia é caracterizada por comunicações impessoais, informalidade nas comunicações interpessoais e caráter legal das normas.

Alternativas
Comentários
  •  Caráter formal nas comunicações e não informal.


ID
58045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito de organizações e de
teoria das organizações.

A abordagem de relações humanas explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em "abordagem de relações humanas", pois na realidade se refere à abordagem contigencial.

    "A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. "

    Disponível em: www.valentim.pro.br/Slides/TGA/Abordagem_Contingencial.ppt

  • Complementando,

    Quando eu fui responder a esta questão eu pensei na variável independente (VI) como aquela que eu controlo e que causa algo na variável dependente (VD). Aí ficava difícil eu julgar o item como CERTO porque as condições do ambiente não causam técnicas administrativa. Foi então que eu vi uma explicação bastante esclarecedora na http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_conting%C3%AAncia  Eu então aprendi que relação funcional é diferente de relação causal!

    Abaixo segue o texto na íntegra:
    "A 
    Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contigencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objectivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objectivos da organização. wi
    relação funcional entre as variáveis independentes e dependentes não implica que haja uma relação de causa-e-efeito, pois a gestão é activa e não passivamente dependente na prática da gestão contingencial. O reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são certamente importantes, porém, eles não são suficientes. As relações funcionais entre as condições ambientais e as práticas administrativas devem ser constantemente identificadas e especificadas."

    Um abraço!


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_conting%C3%AAncia 
  •  

    Falou em "condições ambientais", falou em condições situacionais, ou seja, variáveis independentes que todos estamos sujeitos.

    Isso é a mesma coisa que contingências.

    Logo, a questão faz referência à aborgdagem contingencial.

     

    Já a abordagem humanista não foca o ambiente. Ela foca as pessoas e suas relações no grupo.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Variáveis independetes: Ambiente  >>>>> >>>>>>   variáveis dependentes: técnicas de administração

                                                         (relação funcional)


ID
58048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito de organizações e de
teoria das organizações.

A mecanização flexível, a multifuncionalidade, o sistema just in time e a implantação de sistemas de controle de qualidade total são exemplos de importantes características do toyotismo.

Alternativas
Comentários

  • CERTO - O sistema pode ser teoricamente caracterizado por seis aspectos:
    1. Mecanização flexível, uma dinâmica oposta à rígida automação fordista decorrente da inexistência de escalas que viabilizassem a rigidez. A mecanização flexível consiste em produzir somente o necessário, contrariando o fordismo, que produzia o máximo possível e estocava o excedente. A produção toyotista é flexível à demanda do mercado.
    2. Processo de multifuncionalização de sua mão-de-obra, uma vez que por se basear na mecanização flexível e na produção para mercados muito segmentados, a mão-de-obra não podia ser especializada em funções únicas e restritas como a fordista. Para atingir esse objetivo os japoneses investiram na educação e qualificação de seu povo e o toyotismo, em lugar de avançar na tradicional divisão do trabalho, seguiu também um caminho inverso, incentivando uma atuação voltada para o enriquecimento do trabalho.
    3. Implantação de sistemas de controle de qualidade total, onde através da promoção de palestras de grandes especialistas norte-americanos, difundiu-se um aprimoramento do modelo norte-americano, onde, ao se trabalhar com pequenos lotes e com matérias-primas muito caras, os japoneses de fato buscaram a qualidade total. Se, no sistema fordista de produção em massa, a qualidade era assegurada através de controles amostrais em apenas pontos do processo produtivo, no toyotismo, o controle de qualidade se desenvolve por meio de todos os trabalhadores em todos os pontos do processo produtivo.
    4. Sistema just in time: Esta técnica de produção foi originalmente elaborada nos EUA,no início do século XX, por iniciativa de Henry Ford mas não foi posta em prática. Só no Japão, destruído pela II Guerra Mundial, é que ela encontrou condições favoráveis para ser aplicada pela primeira vez. Em visita às indústrias automobilísticas americanas, na década de 1950, o engenheiro japonês Eiji Toyoda passou alguns meses em Detroit para conhecê-las e analisar o sistema dirigido pela linha fordista atual. Seu especialista em produção Taiichi Ohno, iniciou um processo de pesquisa no desenvolvimento de mudanças na produção através de controles estatísticos de processo. Sendo assim, foi feita uma certa sistematização das antigas idéias de Henry Ford e por sua viabilização nessa fábrica de veículos. Surge daí o sistema just in time, que visa envolver a produção como um todo. Seu objetivo é "produzir o necessário, na quantidade necessária e no momento necessário", o que foi vital numa fase de crise econômica onde a disputa pelo mercado exigiu uma produção ágil e diversificada.
    5. Personalização dos produtos: Fabricar o produto de acordo com o gosto do cliente.
    6. Controle visual: Havia alguém responsável por supervisionar as etapas produtivas.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Toyotismo
  • Toyotismo  é o modelo japonês de produção, criado pelo japonês Taiichi Ohno e implantado nas fábricas de automóveis Toyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o novo modelo era ideal para o cenário japonês, ou seja, um mercado menor, bem diferente dos mercados americano e europeu, que utilizavam os modelos de produção Fordista e Taylorista.

    Na década de 70, em meio a uma crise de capital, o modelo Toyotista espalhou-se pelo mundo. A ideia principal era produzir somente o necessário, reduzindo os estoques (flexibilização da produção), produzindo em pequenos lotes, com a máxima qualidade, trocando a padronização pela diversificação e produtividade. As relações de trabalho também foram modificadas, pois agora o trabalhador deveria ser mais qualificado, participativo e polivalente, ou seja, deveria estar apto a trabalhar em mais de uma função.

    (...)

    As principais características do modelo toyotista são:

    • Flexibilização da produção – produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques ao mínimo.
    • Automatização – utilizando máquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionário poderia manusear várias máquinas ao mesmo tempo, diminuindo os gastos com pessoal.
    • Just in time (na hora certa) – sem espaço para armazenar matéria-prima e mesmo a produção, criou-se um sistema para detectar a demanda e produzir os bens, que só são produzidos após a venda.
    • Kanban (etiqueta ou cartão) – método para programar a produção, de modo que o just in time se efetive.
    • Team work ( trabalho em equipe) – os trabalhadores passaram a trabalhar em grupos, orientados por uma líder. O objetivo é de ganhar tempo, ou eliminar os “tempos mortos”.
    • Controle da qualidade total – todos os trabalhadores, em todas as etapas da produção são responsáveis pela qualidade do produto e a mercadoria só é liberada para o mercado após uma inspeção minuciosa de qualidade. A idéia de qualidade total também atinge diretamente os trabalhadores, que devem ser “qualificados” para serem contratados. Dessa lógica nasceram os certificados de qualidade, ou ISO.
    Fonte: http://www.infoescola.com/industria/toyotismo/

  • ELEMENTOS DO TOYOTISMO

    Kanban: Estoque mínimo

    Just in time: Otimização do tempo para produção

    Flexibilização: da produção e da contratação

    Terceirização: Força de Trabalho e Empresas

    Subcontratação: Temporário ou Definido

    CCQ (Círculos de Controle de Qualidade):

    Gerência Participativa: Presença do trabalhador além da produção, ou seja na elaboração.

    Sindicalismo de empresa: Sindicato voltado para empresa, efeito negativo para luta de classe.

    # O Toyotismo é uma resposta à crise do fordismo de 70. O operário torna-se polivalente e integra uma equipe. A fabricação é voltada para satisfação da equipe que esta em sua linha. Não é mais produção em massa.

    Prof° Welber Gontran – Aula de Reestruturação Produtiva


ID
58051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Clima é um fenômeno perceptual duradouro, construído
com base na experiência, multi-dimensional e compartilhado
pelos membros de uma unidade da organização, cuja função
principal é orientar e regular os comportamentos individuais de
acordo com os padrões determinados por ela.
Jacob A. Laros e Katia E. Puente-Palacios. Validação cruzada de uma
escala de clima organizacional. In: Internet: .

Tendo como referência a definição de clima apresentada acima,
extraída de uma pesquisa publicada no Brasil em 2004, julgue
os itens que se seguem.

Trata-se de um construto ligado à atmosfera psicológica de uma organização.

Alternativas
Comentários
  •  

    CONSTRUCTO: Conhecimento ou concepção da realidade derivado das percepções de um indivíduo, como resultado de suas experiências particulares anteriores (ou presentes).

    FONTE: http://michaelis.uol.com.br/busca?palavra=constructo&r=0&f=0&t=0

     

    "Alguns autores diferenciam o clima organizacional e clima psicológico no momento da realização da pesquisa de clima organizacional. Segundo tais autores, o clima psicológico está relacionado a aspectos afetivos, descrevendo a percepção individual do ambiente de trabalho. O clima organizacional, por sua vez, está relacionado a aspectos cognitivos, descrevendo percepções compartilhadas entre os membros da instituição."

    (RIBAS, A. SALIM, C. Gestão de Pessoas para Concursos. S/L: Alumnus, 2013, p. 514).

     

    Note que o examinador não disse que se trata da "atmosfera psicológica de uma organização", senão o caso seria de clima psicológico.

    Ele fala de um construto [percepção] que tem ligações com a "atmosfera psicológica de uma organização".

     

    Portanto,

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.


ID
58054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Clima é um fenômeno perceptual duradouro, construído
com base na experiência, multi-dimensional e compartilhado
pelos membros de uma unidade da organização, cuja função
principal é orientar e regular os comportamentos individuais de
acordo com os padrões determinados por ela.
Jacob A. Laros e Katia E. Puente-Palacios. Validação cruzada de uma
escala de clima organizacional. In: Internet: .

Tendo como referência a definição de clima apresentada acima,
extraída de uma pesquisa publicada no Brasil em 2004, julgue
os itens que se seguem.

O clima organizacional é o mesmo em toda a organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA!CADA ORGANIZAÇÃO POSSUI UM CLIMA DIFERENTE, QUE PODE SER POSITIVO(MELHORANDO A MOTIVAÇÃO, O DESEMPENHO HUMANO E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO), NEGATIVO OU NEUTRO." O clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em CADA organização. É o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização executam seu trabalho."CHIAVENATO:)
  • Só uma pequena correção ao comentário da CriS2...

    Na verdade, a questão não se refere à totalidade das organizações...

    Veja bem: Não está sendo dito que o clima é o mesmo em toda organização. Está sendo dito que o clima é o mesmo em toda A Organização. Este artigo definido limita o que está sendo dito ao contexto de uma organização apenas, e não de múltiplas.

    Sua ressalva está correta, Cris. O clima organizacional difere de uma organização para outra. Mas o que a questão afirma é que o clima não varia dentro da mesma organização, o que também está errado, haja vista que existem microclimas dentro de cada subdivisão da organização...

    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,

    Pedro Moreira
     


ID
58057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Clima é um fenômeno perceptual duradouro, construído
com base na experiência, multi-dimensional e compartilhado
pelos membros de uma unidade da organização, cuja função
principal é orientar e regular os comportamentos individuais de
acordo com os padrões determinados por ela.
Jacob A. Laros e Katia E. Puente-Palacios. Validação cruzada de uma
escala de clima organizacional. In: Internet: .

Tendo como referência a definição de clima apresentada acima,
extraída de uma pesquisa publicada no Brasil em 2004, julgue
os itens que se seguem.

Percepções sobre o clima de uma organização são aprendidas pelo indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi esta questão!
    Como que o clima percebido é aprendido?
    Alguém pode me ajudar?
    Grata

  • A percepção na organização pode ser influenciada pelos métodos, políticas e 
    cultura que a organização possui, juntamente com a realidade de vida, expectativas 
    e interesses que cada funcionário tem. Apesar de cada pessoa pensar e perceber as 
    coisas de maneiras diferentes, a empresa pode estabelecer meios dentro da 
    organização que colaborem com uma percepção positiva por parte dos funcionários 
    sobre a empresa em que trabalham.  

ID
58060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Clima é um fenômeno perceptual duradouro, construído
com base na experiência, multi-dimensional e compartilhado
pelos membros de uma unidade da organização, cuja função
principal é orientar e regular os comportamentos individuais de
acordo com os padrões determinados por ela.
Jacob A. Laros e Katia E. Puente-Palacios. Validação cruzada de uma
escala de clima organizacional. In: Internet: .

Tendo como referência a definição de clima apresentada acima,
extraída de uma pesquisa publicada no Brasil em 2004, julgue
os itens que se seguem.

O conceito de clima organizacional é constituído por duas dimensões, que são a insatisfação e a satisfação do indivíduo com a organização.

Alternativas
Comentários
  • Não se trata de satisfação ou insatisfação do funcionário.

    Clima Organizacional é um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.
  •  

    Q131085

    "A investigação acerca da qualidade do CLIMA ORGANIZACIONAL constitui ferramenta de gestão de pessoas capaz de aferir o grau de satisfação e motivação das pessoas no trabalho."

    GAB. CERTO.

     

                                                  . . . . . . . . . . . . 

     

    Satisfação e insatisfação são aspectos de um mesmo fator.

     

    Portanto, os dois fatores a que se faz referência na questão é SATISFAÇÃO MOTIVAÇÃO

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Segundo o Modelo Campbell e Stanley, são identificados 4 fatores caracterizadores das dimensões comuns ao clima organizacional

    1) autonomia individual;

    2) grau de estrutura;

    3) Orientação para a recompensa

    4) Consideração

    Prof. Andreia Ribas

  • (Ano: 2011/Banca: CESPE/ Órgão: MMA/Prova: Analista Ambiental)

    Em um mesmo ambiente de trabalho, em razão de a percepção do clima organizacional depender do grau de satisfação ou insatisfação do indivíduo em relação a sua organização, é possível haver diferentes percepções sobre o clima organizacional. CERTO

    NÃO CONSIGO ENTEDER A DOUTRINA CESPIANA...


ID
58063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Clima é um fenômeno perceptual duradouro, construído
com base na experiência, multi-dimensional e compartilhado
pelos membros de uma unidade da organização, cuja função
principal é orientar e regular os comportamentos individuais de
acordo com os padrões determinados por ela.
Jacob A. Laros e Katia E. Puente-Palacios. Validação cruzada de uma
escala de clima organizacional. In: Internet: .

Tendo como referência a definição de clima apresentada acima,
extraída de uma pesquisa publicada no Brasil em 2004, julgue
os itens que se seguem.

Os membros de uma organização possuem percepções de clima que não mudam ao longo de suas vidas profissionais e que não são afetadas por mudanças organizacionais.

Alternativas

ID
58066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Clima é um fenômeno perceptual duradouro, construído
com base na experiência, multi-dimensional e compartilhado
pelos membros de uma unidade da organização, cuja função
principal é orientar e regular os comportamentos individuais de
acordo com os padrões determinados por ela.
Jacob A. Laros e Katia E. Puente-Palacios. Validação cruzada de uma
escala de clima organizacional. In: Internet: .

Tendo como referência a definição de clima apresentada acima,
extraída de uma pesquisa publicada no Brasil em 2004, julgue
os itens que se seguem.

Percepções favoráveis do clima estão associadas a maior envolvimento dos trabalhadores com a organização e a menor estresse ocupacional.

Alternativas

ID
58069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativamente a motivação e a
satisfação no trabalho.

Na teoria dos dois fatores de Herzberg, a satisfação no trabalho é função do conteúdo do trabalho ou de atividades desafiadoras e estimulantes inerentes ao trabalho. Esses fatores são denominados fatores higiênicos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA!ESSES FATORES SÃO OS FATORES MOTIVACIONAIS: "também denominados fatores INTRINSECOS, pois estão relacionados com o CONTEÚDO DO CARGO E COM A NATUREZA DAS TAREFAS que as pessoas executam. Assim sendo, os fatores motivacionais estão sob o controle da pessoa, pois estão relacionados com aquilo que ela faz e desempenha."Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, o tipo de gerência que as pessoas recebem, as condições físicas e ambientais de trabalho(...)" :)
  •  

    Teoria dos 2 fatores ou bifatorial, de Herzberg:

     

    → Fatores higiênicos (extrínsecos): fatores que desagradam os funcionários;

     

    → Fatores de motivação (intrínsecos): fatores que deixam os funcionários motivados.

     

    (RIBAS, A.; SALIM, C. Gestão de Pessoas para Concurso. S/L: Alumnus, 2013).

     

     

    A questão refere-se aos fatores de motivação.

     

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Satisfação: Teoria dos dois fatores de Herzberg

    - Fatores Higiêncos: Estrutura, salário, etc. 

    A sua ausência gera insatisfação mas a sua presença é indiferente. INSATISFACIENTE: é a sua ausência que gera insatisfação.

    - Fatores Intrinsecos: Reconhecimento, status, desafios.

    A sua ausência não gera istatisfação mas a não satisfação . SATISFACIENTE: a sua presença gera satisfação. 

     

    Nesse sentido, a assertiva:  "Na teoria dos dois fatores de Herzberg, a satisfação no trabalho é função do conteúdo do trabalho ou de atividades desafiadoras e estimulantes inerentes ao trabalho. Esses fatores são denominados fatores higiênicos."

     Refere-se aos fatores intrínsecos e não higiêncios, por isso está errada. 

     

  • São fatores motivacionais.

  • ERRADO

     

    Na teoria dos dois fatores de Herzberg, a satisfação no trabalho é função do conteúdo do trabalho ou de atividades desafiadoras e estimulantes inerentes ao trabalho. Esses fatores são denominados fatores MOTIVACIONAIS / INTRÍNSECOS.

  • CONDIÇÕES DE TRABALHO- HIGIÊNICO (EXTRÍNSECO)

    CONTEÚDO DO TRABALHO- MOTIVACIONAL (INTRÍNSECO)


ID
58072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativamente a motivação e a
satisfação no trabalho.

Na teoria motivacional de Vroom, expectância ou expectativa é o componente da força motivacional relacionado ao valor que o indivíduo atribui às consequências de uma ação.

Alternativas
Comentários
  • ESSA É A DEFINIÇÃO DE VALÊNCIA/VALOR, SEGUNDO VROOM. A EXPECTATIVA ESTA RELACIONADA AOS OBJETIVOS DO ALCANCE, OU SEJA, SE EU FIZER BEM O MEU TRABALHO SEREI RECOMPENSADO? SEREI PROMOVIDO? É A EXPECTATIVA EM SI.
  • Teoria da expectação - Vroom

    Teoria da Expectação foi desenvolvida em 1964 por Victor Vroom e é baseada em uma visão econômica do indivíduo, vendo as pessoas como seres individuais com vontades e desejos diferentes relativos ao trabalho, fazendo com que tomem decisões selecionando o que mais lhe cabe no momento.

    O idealizador desta teoria definiu pressupostos sobre os comportamentos dos indivíduos nas organizações. São eles:
    - Comportamento é motivado por uma combinação de fatores do indivíduo e do ambiente.
    - Os indivíduos tomam decisões sobre seus comportamentos nas organizações.
    - Os indivíduos têm necessidades, desejos e objetivos diferentes
    - Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas de quando um determinado comportamento levará a um resultado desejado.

    Os componentes principais da teoria são:

    - Valência  - a força do desejo de um indivíduo para um resultado particular. É o valor subjetivo relacionado a um incentivo ou recompensa.
    - Expectativa - o conjunto de esforços para o primeiro nível de resultados, em outras palavras, os trabalhos acreditam que seus esforços, irão levá-los aos resultados desejados.
    - Instrumentalidade - é a relação entre o desempenho e a recompensa. Caso seus esforços forem devidamente recompensados teremos uma relação positiva, caso contrário será negativa.
  • Esta definição é de VALÊNCIA/VALOR e não expectativas, pois este refere-se a percepção subjetiva da pessoa a acerca da relação esforço e desempenho.

  • Expectância: é a probabilidade esperada pelo indivíduo de que seu esforço no trabalho será seguido por um certo desempenho na tarefa

     

    Instrumentalidade: é a probabilidade esperada pelo indivíduo de que um certo desempenho o levará a obter recompensas do trabalho
     

    Valência: é o valor atribuído pelo indivíduo às várias recompensas do trabalho.

     

    Fonte: Chiavenato

  • VALOR QUE O INDIVÍDUO DÁ AO RESULTADO = VALÊNCIA

    EXPECTATIVA DE QUE COM SUAS HABILIDADES ELE PODE ATINGIR OBJETIVOS = EXPECTATIVA

    PERCEPÇÃO DE QUE A OBTENÇÃO DE UM RESULTADO ESTÁ ASSOCIADO À RECOMPENSA = INSTRUMENTALIDADE

  • Na teoria motivacional de Vroom, expectância ou expectativa é o componente da força motivacional relacionado ao valor que o indivíduo atribui às consequências de uma ação. ❌

     

    CORREÇÃO: Na teoria motivacional de Vroom, valência é o componente da força motivacional relacionado ao valor que o indivíduo atribui às consequências de uma ação.

    ----

     

    Na teoria da Expectância as pessoas são motivadas quando acreditam que podem realizar as tarefas e que as recompensas advindas valem o esforço em realizá-las.

     

    EXPECTATIVA = RELAÇÃO esforço - desempenho (percepção de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho)

    INSTRUMENTALIDADE = RELAÇÃO desempenho - recompensa (acreditar que determinado nível de desempenho levará a recompensa)

    VALÊNCIA = RELAÇÃO recompensa - satisfação ( valor atribuído ao resultado).


ID
58075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativamente a motivação e a
satisfação no trabalho.

Segundo a teoria motivacional de McClelland, há três tipos de necessidades humanas: o poder, a afiliação e a realização.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria da Motivação pelo Êxito e/ou pelo Medo (McClelland) tem como necessidades específicas:

    realização - competir como forma de auto-avaliação afiliação - relacionar-se cordial e afetuosamente poder - exercer influência
  • Teoria de McClelland -> PAR

    PODER

    AFILIAÇÃO

    REALIZAÇÃO

  • RAP do MC Clelland:

    Realização 

    Afiliação 

    Poder


ID
58078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativamente a motivação e a
satisfação no trabalho.

A teoria do estabelecimento de metas elaborada por Locke e Latham sugere que as metas orientam a ação do indivíduo por meio de quatro mecanismos: direcionamento da sua atenção, mobilização do esforço para a ação, encorajamento da persistência da ação e facilitação do desenvolvimento de uma estratégia de ação.

Alternativas
Comentários
  • Teoria da Fixação de Metas

    Salgado (2005) aponta que esta teoria está baseada na influência que a fixação de metas exerce sobre o desempenho e que para ela:

    a) as metas específicas aumentam o desempenho;

    b) quando aceitas, as metas difíceis promovem alto desempenho; e,

    c) um "feedback" sobre as metas resulta em melhor desempenho.

    Para Gondim e Silva (2004), de acordo com essa teoria, as metas variam em conteúdo e intensidade, sendo classificadas, de acordo com o conteúdo em fáceis ou difíceis, específicas ou gerais e simples ou complexas e quanto à intensidade se apresentam conforme a percepção da importância do comprometimento com a meta. Esses autores indicam que, segundo pesquisas realizadas, de acordo com o conteúdo, as metas especificadas de forma clara constituem os verdadeiros fatores que motivam o comportamento humano no trabalho. Entretanto, para eles, não basta apenas especificar as metas a serem atingidas e solicitar a alguém que dê o melhor de si para alcançá-Ias; é preciso, além disso, que a pessoa as valorize, as perceba como desafiadoras e difíceis de serem 'conquistadas.

    Kanfer (1992 apud GONDIM e SILVA, 2004) cita que as metas orientam a ação por meio de quatro mecanismos: dirigem a atenção, mobilizam o esforço para a ação, encorajam a persistência da ação e facilitam o desenvolvimento de uma estratégia de ação.

    http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/4403/motivacao_organizacoes_washington.pdf?sequence=1


ID
58081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativamente a motivação e a
satisfação no trabalho.

De acordo com a teoria da aprendizagem social de Bandura, para que uma pessoa seja capaz de regular as suas ações e ficar motivada, é importante que ela possua habilidades de auto-observação, autoavaliação e autorreação e percepções de autoeficácia.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,  "[...] para o alto e avante [...]" heinnnn

    Conforme a teoria social cognitiva de Bandura, uma Terapia Cognitiva Comportamental (TCC):

    A auto-eficácia refere-se às crenças que o indivíduo possui sobre seu valor e suas potencialidades.

    O Auto-sistema visa permitir a regulação de uma conduta ou desempenho através de estruturas cognitivas que permitem a regulação de uma conduta ou desempenho através de estruturas cognitiravés de estruturas cognitivas que permitem avaliar inúmeras variáveis envolvidas no processo. O auto-sistema é constituído de três etapas: auto-observação, auto-avaliação e auto-reforço.

    Fonte: http://www.artigos.com/artigos/psicologia/teoria-social-gognitiva-1820/artigo/

    Bons Estudos, Raimundo Santos

  • Correto. A autorregulação, segundo a teoria de Bandura, é entendida como o processo pelo qual as pessoas conseguem controlar suas próprias realizações e ações. Isso se dá através de três subprocessos, a saber: auto-observação, processos de julgamento e autorreações avaliativas.

    A autoeficácia também se mostra como um processo importante na motivação. Ela é entendida como a convicção sobre a própria capacidade de manifestar com êxito determinado comportamento.

  • Descordo da resposta.

    4.13. Teoria da Apredizagem Social (Bandura, 1971)

    O êxito no alcance do objetivos depende de 3 fatores:

    auto-observação

    autoavaliação

    autoeficácia

    4.16. Teoria da Auto Regulação (Kanfer, 1977)


    Segue a mesma lógica da aprendizagem social de Bandura que descreve o fluxo por meio do qual a pessoa recebe as informações do ambiente, processa e transforma em ação controlada.

    Autorregulação envolve 3 fatores:

    Auto-observação

    Autoavaliação

    Autorreação

  • Já estava concordando com o colega Gabriel Trettin quando percebi a perspicácia do examinador.

     

    Ele afirmou o seguinte: "para que uma pessoa seja capaz de regular as suas ações E ficar motivada [...]".

    Ou seja, o negócio, aqui, é REGULAÇÃO + MOTIVAÇÃO.

     

    Regulação: habilidade de 1) auto-observação; 2) autoavaliação ou capacidade de julgamento e 3) autorreação;

     

    Motivação: percepção de autoeficácia.

     

    OBS.: Essa teoria não se chama mais "teotia de aprendizagem social". Ela é conhecida, atualmente, como Teoria Social Cognitiva.

    FONTE: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/bandura-e-a-aprendizagem-social-psicologia-da-educacao/37930

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.

  • Os verbos discordar e descordar existem na língua portuguesa e estão corretos. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. 

     

    Gabriel, acho que você quis usar o verbo "discordar", com todo respeito. 

    Este tópico não é de português, mas estamos aqui para aprender com nossos próprios erros e tirar dúvidas.

     

     


ID
58084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem com relação a cultura
organizacional.

Cultura é um padrão de pressupostos básicos inventados, descobertos ou desenvolvidos por um grupo, que funcionou bem para enfrentar problemas organizacionais internos de integração e externos de adaptação e que, por isso, deve ser ensinado a novos membros do grupo

Alternativas
Comentários
  • Certo. A concepção de cultura que Schein adota implica na existência de elementos culturais inconscientes, os pressupostos básicos. Estes estariam profundamente enraizados nas práticas sociais que se desenrolam no cotidiano da vida da organização, bem como na personalidade de seus membros. Pela sua natureza inconsciente, tais elementos não se entregam à observação direta e os seus significados esgueiram-se por entre as dobras do discurso manifesto dos atores organizacionais. Dificilmente aquilo que é verbalizado voluntariamente pelos seus membros como sendo valores centrais da organização corresponde ao núcleo da cultura da empresa. Em outras palavras, o discurso oficial, voluntário e consciente, não pode ser entendido como uma expressão direta, clara e sincera dos verdadeiros pressupostos básicos da cultura.

ID
58087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem com relação a cultura
organizacional.

Os artefatos de uma cultura organizacional são os padrões visíveis e facilmente identificáveis de comportamentos das pessoas na organização.

Alternativas
Comentários
  • A cultura organizacional possui três nível (camadas): ARTEFATOS (externo e visível), VALORES comportamentais (valores e razão de ser) e PRESSUPOSTOS BÁSICOS (intimo e não escrito).
  • A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:

    Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.

    Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

  • CORRETA!!!
    A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:


    Ø Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.


    Ø Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.


    Ø Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Rodrigo RENNÓ

ID
58090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem com relação a cultura
organizacional.

Valores compartilhados podem ser encontrados nas crenças compartilhadas pelas pessoas que trabalham na organização.

Alternativas
Comentários
  • · Nível dos valores que governam o comportamento das pessoas. Os valores identificados geralmente representam apenas os valores manifestos da cultura, ou melhor, são idealizações ou racionalizações e as razões subjacentes que geraram determinado comportamento permanecem inconscientes.
    · Nível dos pressupostos básicos (inconscientes): são pressupostos que determinam como os membros de um grupo percebem, pensam e sentem. Na medida em que certos valores compartilhados pelo grupo levam a determinados comportamentos e estes se mostram adequados para solucionar problemas, o valor é gradualmente transformado em um pressuposto inconsciente.

ID
58093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem com relação a cultura
organizacional.

Os pressupostos básicos de uma cultura organizacional são verdades implícitas que o conjunto de membros de uma organização compartilha em função da experiência conjunta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo CHAVENATO, a cultura organizacional possui três nível (camadas): ARTEFATOS (externo e visível), VALORES comportamentais (valores e razão de ser) e PRESSUPOSTOS BÁSICOS (intimo e não escrito).
  • A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:

    Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.

    Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • muito bom


ID
58096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem com relação a cultura
organizacional.

A linguagem doméstica é um elemento visível da cultura que facilita a identificação de membros de uma cultura, de uma subcultura ou de uma contracultura. É benéfica em atividades executadas em conjunto com trabalhadores de organizações estrangeiras.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    =================================================================

    linguagem doméstica = apenas aqueles que estão mais internalizados a domina. Certamente os trabalhadores de organizações estrangeiras, por não ter contato com ela, terão dificuldade em entendê-las por completo;



ID
58099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem com relação a cultura
organizacional.

Nas organizações modernas, não há ritos, rituais ou figuras humanas que simbolizam o herói.

Alternativas
Comentários
  • Nas organizações modernas, não há ritos, rituais ou figuras humanas que simbolizam o herói. 

    A cultura organizacional é composta por alguns elementos a partir dos quais é definida. Os elementos da cultura considerados mais importante, e portanto, mais abordados na literatura são os valores; as crenças; os ritos; os mitos; os tabus; os heróis; as normas; e a comunicação formal e informal. Tais elementos podem ser entendidos como segue:
    Ritos: são atividades planejadas através das quais a cultura organizacional é expressa, tornando-se mais perceptível e mais tangível. Freitas (1991), elenca os ritos organizacionais mais comuns que são os de integração; os de passagem; os de degradação; os de redução de conflitos; de renovação e de reforço.
    Heróis: são pessoas que encarnam os valores organizacionais. Segundo Freitas (1991), os heróis desempenham as seguintes funções: a) tornar o sucesso atingível e humano; b) fornecer modelos aos demais membros da organização; c) simbolizar a organização para o mundo exterior; d) preservar o que a organização tem de especial; e) estabelecer padrões de desempenho e; f) motivar os empregados, fornecendo uma influência duradoura.

    Fonte:snbu.bvs.br/snbu2000/docs/pt/doc/t035.doc







ID
58102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens com relação a poder, liderança e
aprendizagem nas organizações

São fontes de poder a personalidade, a propriedade ou a riqueza e a organização.

Alternativas
Comentários
  • A teoria de Galbraith (1983) define quais são as fontes de poder que consolidam os tipos de poder instituídos. São eles: a personalidade, propriedade e a organização. A personalidade é qualquer característica pessoal que dê acesso aos instrumentos – tipos – de – poder, sejam eles: brilho intelectual, força física, capacidade de persuasão verbal, entre outras. A segunda fonte de poder é a propriedade, que está associada ao poder compensatório já que representa os meios de comprar a submissão. A organização é a mais proeminente fonte de poder dos dias atuais e não obstante estar mais ligada ao poder condicionado, dá, também, acesso ao poder dos outros dois tipos, o que induz a importante conclusão de que haja numerosas combinações entre fontes e tipos de poder.

  • muito boa sua explicação.


ID
58105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens com relação a poder, liderança e
aprendizagem nas organizações

A barganha e a amizade não são instrumentos de poder nas organizações pois são típicos de organização informal.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Swaffin-Smith e Wilkinson, as bases de poder são: razão, amizade, barganha, assertividade, maior autoridade, sanções e assimetria de informação


ID
58108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens com relação a poder, liderança e
aprendizagem nas organizações

Liderança é definida como a influência exercida por aqueles que possuem autoridade formal na organização.

Alternativas
Comentários

  • Liderança é definida como a influência exercida por aqueles que possuem autoridade formal na organização

    ....liderança não é um lugar, mas sim um processo. Ela
    envolve qualificações e habilidades que são úteis quer se esteja na diretoria ou na linha de frente. A liderança não é formada só de líderes, mas também de seguidores. A liderança é um processo recíproco que ocorre nas relações entre as pessoas e não algo que ocorre de uma pessoa para a outra.

    http://web03.unicentro.br/especializacao/Revista_Pos/P%C3%A1ginas/3%20Edi%C3%A7%C3%A3o/Aplicadas/PDF/2-Ed3_CS-InfluenciaL.pdf

     

  • GABARITO: ERRADO

    Pegadinha na área! Como já vimos, não é sempre que o chefe (quem tem autoridade formal) será o líder de um grupo. A liderança não é necessariamente realizada por este chefe, pois ele pode não ter perfil para isto, por não dar atenção a este fator, dentre outros motivos. O gabarito é mesmo questão errada.

  • Gabarito Errado

    A liderança nem sempre é exercida por aquele que é o superior hierárquico (o "chefe") na organização.

    Mas sim aquele que consegue influenciar positivamente o restante dos funcionários a fim de atingir os objetivos da organização.

  • A autoridade formal (ser chefe, por exemplo) não garante que a pessoa será líder e irá influenciar pessoas. A liderança, como já visto em várias questões do CESPE, é um atributo natural das pessoas, nascendo nas relações humanas, e não pelo exercício de um cargo. ERRADA

  • GABARITO: ERRADO 

     

    *A liderança NÃO é necessariamente realizada pelo chefe.

  • Pegadinha recorrente em prova !

    Não é incomum, por exemplo, que o líder de um grupo seja um colega, alguém mais experiente ou envolvente, que consegue com seu comportamento guiar os membros em direção dos objetivos.

    Assim sendo, não é absolutamente necessário que o chefe de uma equipe seja o seu líder, na prática. Muitos chefes não querem fazer esse papel.

    O líder pode ser uma pessoa sem poder hierárquico ou de comando, sem problema.

    Prestem atenção nesse ponto: O líder não é, necessariamente, o superior hierárquico, o chefe. Isto é muito cobrado em provas de concurso, pois é o “senso comum”, apesar de estar errado. 

    Características de um líder, de acordo com Chiavenato:

    • O líder inova
    • É original
    • Desenvolve
    • Focaliza as pessoas
    • Inspira confiança
    • Perspectiva de longo prazo
    • Olhos no horizonte
    • Faz as coisas certas
    • É ele mesmo

    (Chiavenato, Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações, 2014)

    Rodrigo Rennó - Estratégia

    Gabarito: ERRADO

  • Liderança é definida como a influência exercida pelo cara que tem autoridade formal? Sim

    é exercida somente por ele? Não

    Questão que a CESPE poderia dar o gabarito que quisesse e haveria respaldo pros 2 possíveis gabaritos

  • Não é sempre que o chefe (quem tem autoridade formal) será o líder de um grupo. A liderança não é necessariamente realizada por este chefe, pois ele pode não ter perfil para isto, por não dar atenção a este fator, dentre outros motivos.

    GAB: ERRADO.


ID
58111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens com relação a poder, liderança e
aprendizagem nas organizações

O jogo de poder denominado jogo dos campos rivais ocorre quando dois ou mais jogadores ou grupo de jogadores na organização estão claramente uns contra os outros e promovem intensas lutas internas na organização.

Alternativas
Comentários
  •  

    São duas as características dos jogos Para derrotar rivais:
    Linha X Staff – um conflito clássico de poder (poder formal e informal). •Busca derrotar – ganhador / perdedor •O objetivo é controlar as escolhas e decisões  Campos rivais – dois jogadores ou grupos estão claramente um contra o outro, não existindo trégua. •Lutas intensas ocupam a organização •É jogado em situações de mudança – quando há troca de missão. •Pode não ter vencedores - ´aguerra continua 

ID
58114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens com relação a poder, liderança e
aprendizagem nas organizações

O conceito de aprendizagem organizacional restringe-se exclusivamente aos processos psicológicos individuais de aquisição de novos conhecimentos e habilidades.

Alternativas
Comentários
  • APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL:Capacidade ORGANIZACIONAL em criar, disseminar novos conhecimentos e modificar seu comportamento a fim de incorporá-los aos seus produtos e serviços.
  • O conceito de aprendizagem organizacional pode tanto ter como nível de análise o indivíduo (processos psicológicos de aquisição de CHAs) quanto a organização ( processos físicos, recursos, estratégias, sistemas).

    Gabarito: errado.

  • Se considerarmos que as organizações estão muito preocupadas com o treinamento e desenvolvimento de equipes, só podemos entender que o conceito de aprendizagem não se restringe à aprendizagem individual.

     

    Ademais, a aprendizagem organizacional ocorre em 3 níveis:

     

    → "Individual: Primeiro nível do processo de aprendizagem.

     

    → Grupal: Processo social partilhado pelas pessoas participantes de um grupo.

     

    → Organizacional: O processo de aprendizagem torna-se institucionalizado e expressa-se em diversos artefatos organizacionais.

                                    As organizações desenvolvem memórias que retêm e recuperam informações."

     

    (RIBAS, A.; SALIM, C. Gestão de Pessoas para Concursos. S/L: Alumnus, 2013, p. 261).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
58117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes com relação a análise de cargos,
recrutamento, seleção e avaliação de desempenho e treinamento.

A análise de cargos focada na pessoa do ocupante é aquela que descreve as atividades de uma ocupação, cargo ou função.

Alternativas
Comentários
  • Errado Está seria focada no trabalho, pois refere-se à tarefa e fornece informações sobre a natureza das tarefas realizadas no trabalho.A análise de cargos focada na pessoa do ocupante é aquela que se refere às características do funcionário.
  • A análise de cargo tem dois focos, o trabalho e a pessoa. No primeiro, a análise é orientada ao cargo, enfocando as tarefas específicas da atividade e fornecendo informações sobre a natureza das tarefas realizadas no trabalho. Por outro lado, a análise orientada à pessoa preocupa-se com as características pessoais exigidas para um determinado trabalho. Essa análise fornece uma descrição dos atributos e das características pessoais ou CHAOs necessários para que uma pessoa desenvolva com sucesso um determinado trabalho (Spector, 2003).
    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100010
  • A análise de cargos focada na pessoa do ocupante é aquela que descreve o que o ocupante deve ter em termos de conhecimento, habilidades e capacidades para o exercício de suas atribuições. ERRADA


ID
58120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes com relação a análise de cargos,
recrutamento, seleção e avaliação de desempenho e treinamento.

A contratação de head hunters é uma estratégia adotada por organizações para garantir a presença de um profissional capacitado para recrutar os melhores profissionais do mercado de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Correta

     

    O termo headhunter designa um grupo de pessoas ou empresas especializadas na procura de profissionais talentosos ou gestores e executivos de topo. A remuneração de um headhunter é geralmente uma percentagem do salário anual inicial do indivíduo contratado. A sua participação nos processos de recrutamento pode ser importante quer para o candidato, quer para a empresa recrutadora, pela análise e identificação concreta das necessidades desta última.

    http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/headhunter.htm


ID
58123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes com relação a análise de cargos,
recrutamento, seleção e avaliação de desempenho e treinamento.

As desvantagens da seleção externa de pessoal incluem a desmotivação das pessoas que atuam na organização e a insegurança com relação à adequação do perfil dos profissionais selecionados às necessidades da organização.

Alternativas
Comentários
  • Desvantagens do recrutamento externo:

    · Pode gerar insatisfação nos funcionários que pleiteavam o cargo;
    · Tempo maior de adaptação e treinamento do novo funcionário;
    · Desconhecimento mútuo: Empresa e Candidato;
    · Normalmente é mais caro e moroso.

    Apostila Estratégia Concursos
  • Gabarito: certo

    Fonte: Professor Marco Ferrari - Editora Atualizar - Youtube

    --

    Recrutamento externo

    Vantagens: novas ideias, aumento do capital humano e intelectual, renovação da cultura organizacional, novos talentos e habilidades etc.

    Desvantagens: desestimula os atuais funcionários, mais caro, mais demorado.

    Recrutamento interno

    Vantagens: incentivo ao desenvolvimento, motiva os funcionários, mais rápida, mais barata, mais simples, mantém a cultura organizacional etc.

    Desvantagens: mantém o "status quo", não recebem novas ideias.


ID
58129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes com relação a análise de cargos,
recrutamento, seleção e avaliação de desempenho e treinamento.

Atitudes favoráveis e perfil adequado de competências do trabalhador são condições necessárias e suficientes para o seu desempenho exemplar no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Em uma avaliação de desempenho as categorias de critérios mais comuns são os resultados individuais da tarefa, os comoprtamentos e os traços.

    Robbins, 2007.

  • Além das competências do trabalhador, é necessário que as condições de trabalho sejam favoráveis para a expressão da competência (desempenho)


ID
58132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes com relação a análise de cargos,
recrutamento, seleção e avaliação de desempenho e treinamento.

A análise de necessidades de treinamento, baseada em múltiplos níveis de análise, é aquela que identifica quais cursos cada pessoa deseja realizar, independentemente da unidade organizacional na qual ela esteja inserida.

Alternativas
Comentários
  • Tachizwa; Ferreira e Fortuna (2001, p. 222) indagam que são três os níveis para diagnosticar as necessidades de treinamento: o primeiro, é a análise organizacional onde a determinação é em  locus interno que será realizado o treinamento; o segundo é á análise das operações e tarefas, que determina os requisitos necessários (habilidades, conhecimentos, atitudes e comportamentos) dos funcionários para o bom desempenho de cada cargo; e o terceiro nível é a análise individual e por equipes, que tem por finalidade o exame de potencial de crescimento de cada funcionário e de cada equipe, a fim de identificar eventuais problemas para que possa ser corrigido por meio do treinamento.

    Fonte: http://www.acadepol.sc.gov.br/biblioteca_virtual/monografias_e_teses/Treinamento%20uma%20abordagem%20dos%20RH%20na%20Pol%EDcia%20Civil_Denise%20Mesadri.pdf

  • é isso aí Israel... esse ano você passa!!
  • ERRADO

    O Levantamento das Necessidades de Treinamento tem como enfoque principal os gaps de CHA da organização. Logo, não foca os cursos que cada colaborar deseja realizar, mas sim nas necessidades da organização.


ID
63079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das organizações, julgue os itens a seguir.

A especialização e a esfera de controle são mecanismos organizacionais de integração.

Alternativas
Comentários
  • Nos estudos de Daft apud Robbins (1999) são evidenciados seis elementos chave a que os gerentes precisam estar atentos ao dimensionar a estrutura de sua organização. São eles: especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, esfera de controle, centralização e descentralização e formalização, que são definidos abaixo: 1. a essência da especialização do trabalho é que, em vez de um trabalho inteiro ser feito por um indivíduo, ele é quebrado em vários passos, cada passo sendo completado por um indivíduo separado; 2. Departamentalização: uma vez que os cargos foram divididos pela especialização de trabalho, precisa-se agrupar esses cargos juntos para que as tarefas comuns possam ser coordenadas; 3. a cadeia de comando é uma linha de autoridade inteira que se estende do alto da organização ao escalão mais baixo e esclarece quem se reporta a quem; 4. a esfera de controle define quantos subordinados um gerente pode dirigir eficiente e eficazmente; 5. a centralização refere-se ao nível em que a tomada de decisão está concentrada num ponto único na organização, e descentralização pela autonomia oferecida ao nível mais baixo para tomar decisões. Em geral, as organizações menos centralizadas têm uma capacidade maior de tomada de decisão participativa. 6. a formalização refere-se ao nível em que os cargos dentro da organização são padronizados.  

    Fonte: http://www.liber.ufpe.br/teses/arquivo/20030901140612.pdf
  • 1. Especialização do trabalho é que, em vez de um trabalho inteiro ser feito por um indivíduo, ele é quebrado em vários passos, cada passo sendo completado por um indivíduo separado

     2. Departamentalização: uma vez que os cargos foram divididos pela especialização de trabalho, precisa-se agrupar esses cargos juntos para que as tarefas comuns possam ser coordenadas

    3. a cadeia de comando é uma linha de autoridade inteira que se estende do alto da organização ao escalão mais baixo e esclarece quem se reporta a quem

    4. a esfera de controle define quantos subordinados um gerente pode dirigir eficiente e eficazmente

    5. a centralização refere-se ao nível em que a tomada de decisão está concentrada num ponto único na organização,

    descentralização pela autonomia oferecida ao nível mais baixo para tomar decisões. Em geral, as organizações menos centralizadas têm uma capacidade maior de tomada de decisão participativa. 6. a formalização refere-se ao nível em que os cargos dentro da organização são padronizados.  


ID
63082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das organizações, julgue os itens a seguir.

A hierarquia, ou cadeia de comando, define a quem cada indivíduo deve se reportar ou as relações de supervisão existentes em uma organização.

Alternativas

ID
63085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das organizações, julgue os itens a seguir.

Pequenas empresas, como, por exemplo, mercearias, padarias e butiques, são estruturas organizacionais simples do tipo pré-burocrático.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Estruturas Pré-burocráticas

    As Pré-burocráticas são caracterizadas pela falta de maior padronização e formalização, mas exibem considerável grau de especialização. Se adequam melhor a organizações de pequeno porte, com objetivos tão simples que uma supervisão direta fornece coordenação suficiente para manter uma boa interdependência entre os setores e pessoas.

    http://www.scielo.org.ar/pdf/ics/n8/n8a03.pdf


ID
63088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das organizações, julgue os itens a seguir.

Burocracia funcional é a que se observa em grandes empresas que produzem múltiplos bens ou serviços e que utilizam como critério de divisão interna os produtos ou os mercados em que atuam.

Alternativas
Comentários
  • Está errado em afirmar que a burocracia funcional utiliza como critério de divisão interna os produtos. O correto seria dizer que ela utiliza como critério de divisão as atividades ou funções principais.

  •  A burocracia funcional caracteriza-se por definir as unidades e posições da organização a partir das atividades desempenhadas. Além disso, existe uma clara definição de responsabilidade. 

  • Parece-me que o tema, aqui, é estrutura organizacional, na qual a 

     

    BUROCRACIA FUNCIONAL é própria da organização caracterizada pela estrutura linear, em que se observa uma cadeia de comando, ou seja, um indivíduo responde a um único chefe e seu chefe a um único chefe, e assim vai...

     

    ESTRUTURA FUNCIONAL é própria da organização caracterizada pela departamentalização, em que cada serviço ou bem corresponderia a um departamento.

     

    Carece confirmação.

     

    Abçs.


ID
63091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das organizações, julgue os itens a seguir.

Os pioneiros da abordagem contingencial distinguiram dois tipos de estruturas organizacionais: a mecânica e a orgânica. A orgânica é mais efetiva em ambientes estáveis, enquanto a mecânica é mais efetiva em ambientes instáveis, de alta incerteza.

Alternativas
Comentários
  • organizações mecanicistas (burocrática, permanente, rígida, definitiva e baseada na hierarquia e no comando) e organizações orgânicas (flexível, mutável, adaptativa, transitória e baseada no conhecimento e na consulta).
  • ERRADO - estrutura mecânica é mais efetiva em ambientes estáveis e vice versa.

    Para complementar o assunto: "A Abordagem Contingencial apresenta como princípio base o facto de que as organizações não actuam isoladamente, estando sujeitas a diversos tipos de contingências (contingência significa algo cuja ocorrência é incerta ou eventual sendo a sua confirmação possível apenas pela experiência e pela evidência e não pela razão). Tudo o que acontece na sua envolvente externa, quer a nível sociológico, tecnológico político ou demográfico poderá condicionar a sua actividade, a sua estrutura organizacional, a sua gestão e as decisões dos seus gestores. Por isso, segundo a Abordagem Contingencial, não é possível estabelecer uma única forma óptima de gerir as organizações: cada situação específica requer um tipo de gestão específica."

    Fontehttp://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/abordagemcontingencial.htm

     

     

  • Organizações Mecanicistas (burocrática, permanente, rígida, definitiva e baseada na hierarquia e no comando) AMBIENTE ESTÁVEL

    Organizações Orgânicas (flexível, mutável, adaptativa, transitória e baseada no conhecimento e na consulta). AMBIENTE INSTÁVEL


ID
63094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a equipes de trabalho e grupos nas organizações,
a motivação e satisfação no trabalho bem como a poder, liderança
e conflitos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a teoria bifatorial de Herzberg, os fatores higiênicos são intrínsecos ao trabalho e são os responsáveis pela motivação e pela satisfação no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA!!"Os fatores higiênicos também são denominados de FATORES EXTRINSECOS ou ainda fatores ambientais. Estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, o tipo de gerência que as pessoas recebem, as condições físicas e ambientais de trabalho(...)""A principal característica dos fatores higiênicos é que, quando eles são ótimos, CONSEGUEM APENAS EVITAR A INSATISFAÇÃO DAS PESSOAS, pois não conseguem elevar consistentemente a satisfação e , quando a elevam, não conseguem mantê-la elevada por muito tempo."
  • Os fatores higiênicos são extrínsecos e responsáveis pela insatisfação.

    Os fatores motivacionais são intrínsecos e responsáveis pela satisfação.

  • ERRADO

     

    Fatores higiênicos =  extrínsecos ao trabalho, não produzem motivação.

    Estão relacionados ao ambiente, às políticas da empresa e etc....

     


ID
63097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a equipes de trabalho e grupos nas organizações,
a motivação e satisfação no trabalho bem como a poder, liderança
e conflitos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Segundo a teoria de McClelland, há três tipos de necessidades humanas: existência, relacionamento e crescimento.

Alternativas
Comentários
  • Necessidade/Meio de Satisfação:* Realização - competir como forma de auto-avaliação;* Afiliação - relacionar-se cordial e afetuosamente;* Poder - exercer influência.
  • A Teoria da Motivação pelo Êxito e/ou pelo Medo (McClelland) tem como necessidades específicas:

    • realização - competir como forma de auto-avaliação
    • afiliação - relacionar-se cordial e afetuosamente
    • poder - exercer influência

    As necessidades descritas na questão se referem a Teoria ERG denominada ERC em português que tem origem nos estudos de Clayton Alderfer segundo o qual existem três grupos de necessidades: existence (E) ou existência, equivalente às necessidades básicas, fisiológicas e de segurança de Maslow; relatedness (R) ou relacionamento, correspondente às necessidades de relações pessoais e as de estima de Maslow; e o growth (G) ou crescimento (C).

    Portanto, item ERRADO.

  • ü  Necessidade de realização


    ü  Necessidade de afiliação ou associação


    ü  Necessidade de poder

  • Só para complementar...

    A assertiva se refere À Teoria ERC (ERG) de Alderfer que é uma adaptação da Teoria das Necessidades de Maslow.

    Crescimento --- Relacionamento --- Existência


  •  

    ERC (Alderfer)                                          TEORIA DAS NECESSIDADES ADQUIRIDAS (McClelland)

    . Existência;                                              . P oder;      

    . Relacionamento;                                    . A filiação.

    . Crescimento.                                           . R ealização;  

     

    FONTE: https://professorsauloalmeida.files.wordpress.com/2014/11/teorias-da-motivac3a7c3a3o-2.pdf

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
63100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a equipes de trabalho e grupos nas organizações,
a motivação e satisfação no trabalho bem como a poder, liderança
e conflitos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Equipes de trabalho caracterizam-se pelo esforço coletivo, pela responsabilidade que compartilham por resultados globais, pelos objetivos de trabalho partilhados e pelas unidades autônomas ou semi-autônomas.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

     

    com questões

     

    Ano: 2012 Banca: Quadrix Órgão: CFP Prova: Analista Técnico – Psicólogo

    Uma forte tendência do moderno desenho de cargos é a criação de equipes de trabalho. De acordo com Chiavenato (2009), assinale a alternativa correta sobre as equipes de trabalho.

     c) Preferencialmente elas são autônomas ou autogerenciáveis. (c)

     

     

    Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: STJ Prova: Analista Judiciário - Administrativa ( Segurança )


    Os grupos de trabalho têm como características o esforço individual, a responsabilidade por resultados individuais e o objetivo de trabalho individual; já as equipes de trabalho são caracterizadas por esforço coletivo, objetivos de trabalho compartilhados e responsabilidade compartilhada pelos resultados. (c)


ID
63103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a equipes de trabalho e grupos nas organizações,
a motivação e satisfação no trabalho bem como a poder, liderança
e conflitos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Configurações missionárias de poder são caracterizadas pela presença de líderes carismáticos que exercem grande influência sobre os demais membros. A doutrinação e a socialização garantem forte identificação dos membros com as metas e os objetivos ideológicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • . Configuração de Poder Missionária. A missionária é tão dominada por uma ideologia, que a sua coalizão externa também é passiva. A forte ideologia serve para amarrar a coalizão interna em torno dos seus objetivos ideológicos e permite, também, que os seus membros sejam confiáveis para tomar decisões, uma vez que todos eles compartilham as mesmas crenças e tradições. Dificilmente os jogos políticos se desenvolvem nessa configuração. Todos os esforços são devotados para perseguir o objetivo de preservar, expandir e/ou aperfeiçoar a missão da organização. A missionária tende a emergir quando a organização vivenciou uma liderança carismática no passado e, talvez, uma história importante, passando a desenvolver fortes tradições em torno de uma missão clara, distinta e atrativa para os seus membros.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65551998000300006

ID
63106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a equipes de trabalho e grupos nas organizações,
a motivação e satisfação no trabalho bem como a poder, liderança
e conflitos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

A teoria de Mintzberg parte da premissa de que o comportamento organizacional é um jogo de poder. Entre os jogos para construir bases de poder, está o jogo de alianças com pares, que negociam entre si contratos implícitos de suporte mútuo para aumentar o poder de todos.

Alternativas
Comentários
  • "Jogo da Formação de Alianças - jogado entre pares - com frequência gerentes de linha, às vezes peritos - que negociam entre si contratos implícitos de apoio mútuo para construir bases de poder visando ao avanço da organização."MAIA & GONTIJO. Tomada de Decisão, do Modelo Racional ao Comportamental - Uma Síntese Teórica. Disponível em: .
  • Um pouco mais sobre a teoria do Poder Organizacional de Mintzberg:

    Mintzberg (1983) descreve as relações de poder que permeiam a atuação das organizações. Em seu modelo, o autor descreve a organização através dos constituintes do ambiente externo e dos colaboradores da organização, ou seja, estes constituintes interagem, barganhando entre si, para obter parcelas de poder em relação à organização, formando a chamada Coalizão Externa (CE) e Coalizão Interna (CI).

    Configurações de Poder:

    Autocracia: esta configuração enfrenta uma coalizão externa passiva, porém resulta em um tipo bem diferente de coalizão interna. Todo poder está focalizado no dirigente da organização, que a controla pessoalmente. Os empregados ou expressam uma lealdade ao dirigente ou se despedem da empresa. A autocracia persegue seu objetivo, seja ele o que o dirigente decidir, maximizando-o. Organizações onde mais se caracteriza este sistema de configuração são: organizações pequenas e pouco visíveis; organizações novas ou antigas que sejam dirigidas por seus fundadores; organizações que operam em ambientes simples e dinâmicos, algumas vezes com líderes fortes ou enfrentando crises severas.

    Instrumento: A organização serve a um influenciador externo dominador (ou a um grupo deles agindo em conjunto). Os empregados são induzidos a contribuir com os seus esforços, tendo pouca oportunidade para atuar nos jogos de poder. Esse tipo de configuração tende a emergir, quando a organização vivencia um poder externo, focalizado e organizado tipicamente em torno de uma dependência crítica ou de uma prerrogativa legal, que emana de um influenciador externo com objetivos claros e operacionais.

    Missionária: A missionária é tão dominada por uma ideologia, que a sua coalizão externa também é passiva. A forte ideologia serve para amarrar a coalizão interna em torno dos seus objetivos ideológicos e permite, também, que os seus membros sejam confiáveis para tomar decisões, uma vez que todos eles compartilham as mesmas crenças e tradições. Isto impede que os jogos políticos se desenvolvam nessa configuração. Organizações que têm este tipo de sistema de configuração são: organizações públicas, organizações sem fins lucrativos, igrejas, hospitais, e outras organizações que cuja missão é o atendimento ao público.

    Sistema autônomo: Ela é o contrário da configuração de instrumento, porque é uma autoridade sem raízes, que não existe para servir a propósitos alheios, mas apenas os objetivos organizacionais. Ela não enfrenta um determinado poder, mas a um grupo de influenciadores externos, desorganizados e dispersos (coalizão externa passiva). Esse sistema de configuração tende em aparecer em grandes organizações que operam em ambientes simples e estáveis, com trabalhadores sem especialização e influenciadores externos dispersos.

  • Continuação das Configurações do Poder:

    Meritocracia: Esse sistema de configuração concentra seu poder sobre os seus especialistas, que obtém poder sobre a base de suas qualificações e conhecimento, dominam a coalizão interna, porque a presença de diferentes tipos de especialistas geralmente propiciam boa dose de atividade política. Assim a coalizão externa pode ser descrita como passiva, embora ela pareça dividida. Em vista da capacidade dos especialistas possuem muitas oportunidades para a rotatividade e, por isso, a sua lealdade a organização é um fator fraco. A condição chave que faz surgir à meritocracia nesse caso, é a necessidade de a organização desempenhar um trabalho complexo, o qual requer alto nível de especialização na sua coalizão interna.

    Arena política: Nesse sistema, a sua caracterização é marcada pelo conflito, tanto na coalizão externa, que é dividida, quanto na coalizão interna, que é politizada. Isto quer dizer que onde foi desafiada a ordem estabelecida, para mudar alguma característica fundamental da organização, se desmoronar a ordem estabelecida, ou reorganizar a configuração de poder ou uma de suas coalizões em benefício de certo agente ou o grupo de agentes. Se o conflito é intenso, sumário e situado (em um das coalizões ou em ambas, origina uma forma de arena política chamada confrontação. A Arena Política pode ser chamada de estágio funcional e, na verdade, necessário na transição de uma configuração de poder para outra.

    Fonte: https://administradores.com.br/artigos/justica-de-recompensas-e-configuracoes-de-poder

    Bons estudosss


ID
63109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto a avaliação de desempenho, julgue os itens seguintes.

Critérios de desempenho são padrões em relação aos quais é possível julgar qualquer desempenho. A contagem de itens vendidos por um vendedor é um tipo de critério teórico de avaliação de desempenho individual.

Alternativas
Comentários
  • É possiível avaliar, mas náo como CRITÉRIO TEÓRICO, e sim PRATICO...

    ÓTIMO ESTUDO!

    Pegadinha...


ID
63112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto a avaliação de desempenho, julgue os itens seguintes.

A avaliação por classificação gráfica é um tipo de avaliação subjetiva que serve para julgar características de uma pessoa ou de seu desempenho. Essas características podem incluir traços de personalidade e comportamentos no trabalho e são avaliadas por meio de escalas que variam de ruim a excelente.

Alternativas
Comentários
  • Escalas gráficas de classificação: é o método mais utilizado nas empresas. Avalia o desempenho por meio de indicadores definidos, graduados através da descrição de desempenho numa variação de ruim a excepcional. Para cada graduação pode haver exemplos de comportamentos esperados para facilitar a observação da existência ou não do indicador. Permite a elaboração de gráficos que facilitarão a avaliação e acompanhamento do desempenho histórico do avaliado.


ID
63115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto a avaliação de desempenho, julgue os itens seguintes.

Uma escala-padrão mista oferece ao avaliador uma lista de comportamentos que variam em sua eficiência. O avaliador deve julgar cada comportamento indicando se o desempenho do indivíduo avaliado é melhor, igual ou pior que aquele descrito no item avaliado.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Escalas de padrão misto


    As escalas de padrões de comportamentos mistos foram propostas por Blanz e Ghiselli (1972) e são conhecidas por apresentarem três exemplos comportamentais específicos para cada dimensão. Além do mais indicam três níveis distintos de desempenho: um dos níveis descreve um desempenho acima da média; outro, um desempenho dentro da média e o último um desempenho abaixo da média.

    O avaliador responde às três questões de cada dimensão assinalando em que medida o comportamento do avaliado é melhor (+), igual (0) ou pior (-) do que o que é descrito na afirmação (Caetano, 1996).

    Fonte: http://repositorio-iul.iscte.pt/bitstream/10071/2085/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

  • A escala padrão mista oferece ao avaliador uma lista de comportamentos que variam em sua eficiência. Para cada, definição, o avaliador deve indicar se:
    a) o avaliado é melhor que a definição;
    b) a definição é compatível com o avaliado;
    c) o avaliado é pior que a definição.


    Fonte: Psicologia nas organizações de Paul Spector

ID
63118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto a avaliação de desempenho, julgue os itens seguintes.

Escalas de observação comportamental requerem que o avaliador decida se o avaliado demonstra ou não os comportamentos descritos em uma lista.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    A descrição corresponde ao conceito de Listas de Verificação.
  • Esse tipo de escala destina-se a medir com que freqüência cada um dos comportamentos foi observado. O valor de uma Escala de Observação Comportamental é permitir ao avaliador desempenhar o papel do observador e não de juiz."(PONTES, B. R., Avaliação de Desempenho: Nova Abordagem, 7ª edição, São Paulo: Editora LTr, 1999.) 
  • A escala de observação do comportamento contém itens baseados em incidentes críticos, tornando-a algo semelhante à escala padrão mista. Entretanto, com a escala de observação do comportamento, pede-se aos avaliadores que indiquem para cada item, por quanto tempo o funcionário manteve aquele comportamento. Nesta escala, os avaliadores indicam a frequência, e não a comparação do comportamento do funcionáiro com o item. Teoricamente, isso deve indicar com que frequência os funcionários assumem um comportamento importante no que se refere ao desempenho.

    Fonte:
     Psicologia nas organizações de Paul Spector
  • Eu acho que a descrição se aproxima mais da lista de verificação, que é só um checklist de cada critério. 

    A tal escala de observação comportamental dá uma nota e se aproxima de incidentes críticos. Quando o avaliado se destaca, obtém uma nota maior.


    "Escalas de observação comportamental: nessas escalas, os avaliadores devem averiguar, baseando-se em alguns comportamentos que refletem as dimensões de desempenho e são feitas escalas de 5 pontos. Através das suas observações, é feita a análise da frequência com que cada avaliado expressa o seu comportamento. Os dados são sujeitos a análise estatística para identificar o comportamento dos trabalhadores que distinguem os mesmos, eficazes e ineficazes;"

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/27961/1/Elda%20da%20Silva.pdf


ID
63121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto a avaliação de desempenho, julgue os itens seguintes.

Quando o avaliador atribui a um indivíduo uma mesma pontuação ou pontuações muito semelhantes em todos os itens, isso significa que ele cometeu um erro de avaliação de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Está Errada a Questão, está falando do Efeito Halo, mas na verdade não visualisei o erro. Alguém sabe me dizer?

    Efeito de Halo/Horn É a tendência em estender uma avaliação positiva (efeito de Halo) ou negativa (efeito de Horn) de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. Se ele é bom em algo, automaticamente torna-se bom em tudo. Ou o contrário

  • E o efeito Halo não é mesmo um erro de avaliação de desempenho??? Onde está o erro da questão? Seria pela generalização da pergunta? Por que claro que um indivíduo pode mesmo ter tido pontuações semelhantes, sem necessariamente ter ocorrido a generalização do avaliador ( efeito halo). Será isto???

  • Pessoal, vou na linha da generalização.
    Não é possível afirmar que em 100% dos casos em que o avaliador se posicionar dessa forma haverá erro de avaliação.
  • O erro descrito é o de tendencia central: Avalia-se todos os aspectos como médios para não se comprometer.

    Quando o avaliador atribui a um indivíduo uma mesma pontuação
    ou pontuações muito semelhantes em todos os itens, isso significa que ele cometeu um erro de avaliação de desempenho.

    Acredito que o erro esteja ai.... 
  • O erro da questão está em afirmar que ocorreu um erro de avaliação de desempenho. Imagine a situação de um péssimo funcionário, provavelmente ele receberá uma pontuação negativa em todos os itens e isso não implica que houve um erro de avaliação.

  • A resposta é:

    "Não necessariamente..."

  • Isso nao é efeito Halo e nem Horn.Os erros são:

    Tendência central : Notas nem altas e nem baixas

    Avaliação congelada: Sempre a mesma nota

    Mas isso só um erro se fosse SEMPRE assim.Na questão não está falando isso, logo está errada.
  • Nem sempre...


ID
63124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, que se referem a seleção de pessoal
e análise de cargos.

A abordagem de análise do trabalho orientada à pessoa fornece descrições de atributos, características, conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à realização bem-sucedida de um trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Acertei tal questão, mas sinceramente foi por me direcionar a uma lógica e não por ter domínio do assunto. Alguém poderia falar sobre o quê exatamente está se referindo? Que abordagem exatamente é esta de "análise do trabalho orientada à pessoa" que a questão se refere?

  • Resolvi essa questão com base nos conhecimentos em liderança, que pode ser orientada para tarefas ou pessoas.

    A questão Q44445 ajuda a responder:

    O estilo de liderança adotado por uma organização influi direta e indiretamente em seus resultados. No caso da liderança orientada para tarefas, a autocracia e o autoritarismo são características marcantes. Já no estilo de liderança voltado para as pessoas, as características são democracia e participação dos funcionários.

    Certa

  • Gestão por competências.


ID
63127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, que se referem a seleção de pessoal
e análise de cargos.

Por meio da entrevista de análise de tarefas, é fácil quantificar e analisar estatisticamente os resultados, o que a torna um meio eficaz e barato de coletar dados.

Alternativas
Comentários
  • A entrevista, como método de coleta de dados, tem como uma de suas desvantagens um "custo operacional alto"

    (RIBAS & SALIM, 2013, p. 129).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
63130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, que se referem a seleção de pessoal
e análise de cargos.

O analista de tarefas utiliza diversos procedimentos de coleta de dados, entre os quais a realização do trabalho e a observação, que são apropriados para analisar trabalhos complexos e que exigem muita reflexão e raciocínio lógico.

Alternativas
Comentários
  • Errado Creio que o erro da questão está em dizer que a realização do trabalho é um procedimento apropriado para analisar trabalhos complexos. Não é apropriado pelo fato de poder exigir um treino exaustivo por parte do analista; consume tempo; não indica como as tarefas podem ser diferentes entre os funcionários com o mesmo cargo e pode ser dispendioso.Alguém acha que a questão está errada por outro motivo?Fonte:http://www.sosestudante.com/administracao/psicologia-nas-organizacoes-de-paul-e.-spector-2.html
  • Chiavenato (2002) afirma que a observação direta é o método mais aplicável aos trabalhos que envolvam operações manuais, ou aqueles que tenham caráter simples e repetitivo. Como nem sempre produz todas as respostas e, na maioria das vezes, deixa em aberto algumas dúvidas, é aconselhável que este método seja utilizado em combinação com outros, como a entrevista, por exemplo. Esta, por sua vez, é considerada é o método mais produtivo e flexível, pois, quando bem estruturada, pode obter informações sobre todos os aspectos do cargo, sobre a natureza e a sequencia das várias tarefas componentes, seus motivos e sua sequência. Para a descrição de cargos com alto grau de complexidade, Chiavenato recomenda o uso de questionários, feitos sob medidas e respondidos por escrito, detalhadamente.

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: Edição Compacta. São Paulo: Editora Atlas, Sétima Edição, 2002.

  • Os principais métodos da coleta de dados sobre os cargos são: entrevista / questionário / observação.

     

    → OBSERVAÇÃO: "aplicável em cargos simples, rotineiros e repetitivos" (RIBAS & SALIM, 2013, p. 129).

     

    Ademais, "normalmente os setores operacionais facilitam este método de observar a pessoa trabalhando."

    FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/descricao-e-analise-de-cargos/47234/

     

    O erro da questão, portanto, está em apontar a realização do trabalho e o método da observação como "apropriados para analisar trabalhos complexos e que exigem muita reflexão e raciocínio lógico."

     

    Note que reflexão e racicínio seja lá do que for, não são de natureza operacional. São, na verdade, de natureza cognitiva.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
63133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, que se referem a seleção de pessoal
e análise de cargos.

Critério e fator de previsão são dois elementos importantes em seleção de pessoal. O critério define as características, atributos e(ou) traços que um indivíduo deve possuir para realizar com sucesso as tarefas de um determinado trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Spector (2005) coloca dois elementos importantes na seleção de pessoal devem ser levados em consideração. O primeiro é o critério, ou seja, a definição do que deve ser um bom colaborador. Embora seja uma questão óbvia, não é fácil definir o que queremos. O segundo elemento é o fator de previsão, que é um fator relacionado ao critério que envolve os CHAs (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) necessários para o bom desempenho no trabalho, e as medidas desse CHA podem ser utilizadas como fatores de previsão de um critério do desempenho do trabalho. 
  • Ainda segundo Spector (2010) e complementando o que Alexsandra Cruz coloca ofator de previsão garante a validade ou fidedignidade do critério, no entanto, a assertiva colcoada plela banca sita os dois elementos e define corretamente o que é critério, estando certo então...


ID
63136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, que se referem a seleção de pessoal
e análise de cargos.

Coeficiente de seleção de pessoal é a proporção de candidatos que uma organização precisa contratar. Esse coeficiente é calculado dividindo-se o número de cargos a serem preenchidos pelo número de candidatos.

Alternativas
Comentários
  • Tinha aprendido que o coeficiente de seleção era feito posteriormente a seleção e para avaliar sua eficácia.
    O calculo seria o número de candidatos contratados dividido pelo número de candidatos que participaram da seleção
    vezes (X) 100 para dar em porcentagem. Quanto menor a porcentagem, maior a probabilidade da seleção estar sendo eficaz.
    .
    Alguém pode responder esta questão com embasamento teórico? Grato.

  • Gabarito: certo

    Fonte: Professor Marco Ferrari - Editora Atualizar - Youtube

    --

    Coeficiente de seleção (Cs) = nª de candidatos admitidos / nª total de candidatos.

    Quanto menor o índice, maior será a eficiência. Ou seja, quanto mais pessoas passaram na seleção e menos delas forem admitidas, mais eficiente foi o processo. Ex.: de 200 inscritos só 2 foram aprovados (1%).


ID
63139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

A metodologia de análise de necessidades de treinamento, denominada análise do papel ocupacional, compreende a aplicação de um questionário de avaliação da importância e o domínio de habilidades de um determinado cargo ou ocupação. Nessa abordagem, uma necessidade de treinamento é considerada alta quando as pontuações de domínio e importância para determinada habilidade forem baixas, independentemente da importância dessa habilidade para o exercício da função.

Alternativas
Comentários
  • Em 1983, Borges-Andrade e Lima desenvolveram um método de análise de papel ocupacional. Propuseram uma metodologia de avaliação de necessidades de treinamento que pode ser operacionalizada tendo-se como unidade de análise o papel ocupacional dos empregados na organiza-
    ção. Utilizaram como referencial teórico a abordagem de sistemas e os métodos, por ela influenciados, que surgiram no contexto da educação contemporânea. Criaram um instrumento que consistia de um questionário dirigido aos ocupantes de um dado papel ocupacional, que tinha a tarefa de descrever as habilidades necessárias para o desempenho do papel ocupacional em questão e posteriormente refinava as descri-ções feitas. Com base nesta metodologia, Menezes, Rivera e Borges-Andrade (1988) buscaram identificar  prioridades de treinamento, através da opinião sobre a importância e domínio de uma lista de habilidades

ID
63142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

Necessidades de treinamento podem decorrer de múltiplos fatores, entre os quais estão as mudanças provocadas por fatores externos, tais como mudanças tecnológicas, nova legislação, comportamento dos parceiros e constituintes externos, entre outros, e internos, como processos, estruturas, tecnologias, à organização.

Alternativas
Comentários
  • comportamento dos parceiros .... não seria fator interno?


ID
63145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

Nem todos os hiatos de competência representam necessidade de treinamento. Muitos deles são resultantes da falta de suporte da organização ou restrições circunstanciais que dificultam o desempenho e a aprendizagem no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O termo “hiato” é usado para designar alguns profissionais que, depois de muito atuarem em determinadas áreas, criam uma ligeira dúvida sobre esta atuação e passam a não encontrar aquela energia que precisam para tocar as coisas como deveriam. “Alguns conseguem se recompor e seguir, outros terminam por fazer novas escolhas”. 
    A gestão ineficiente pode causar esse hiato, mas descartar outros fatores, como adaptação e processos relativos à própria conjuntura do mercado, é um dos primeiros equívocos que podem agravar essa crise e que acabam se desdobrando em alguns sintomas comumente presenciados pelos profissionais, como por exemplo:
    Acordar com aquela sensação de não querer sair da cama; 
    Não saber o que fazer de novo, ficar em frente ao seu computador sem produzir; 
    Não por falta de trabalho, mas sim por não saber o porquê de executar tais tarefas;
    Não ver sentido no seu trabalho; 
    Não ter esperança de ser reconhecido pelo chefe por mais que cumpra suas obrigações de maneira eficiente e pró-ativa; 
    E, por fim, conformismo ou falta de coragem para impor alguma posição, falta de comprometimento com a equipe e com seu trabalho, aversão ao conflito e falta de confiança. 

ID
63148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

Além de identificar quem necessita de treinamento, por meio do perfil do público-alvo ou da clientela, e em quais habilidades e competências, empregando a descrição de competências e de seus componentes: conhecimentos, habilidades e atitudes, é preciso identificar previamente as condições necessárias para que os efeitos desejados sejam obtidos após os treinamentos.

Alternativas

ID
63151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

Médias e desvios-padrão calculados a partir de respostas numéricas de indivíduos a itens de avaliação de necessidades de treinamento são sempre medidas adequadas para estimar necessidades de treinamento no nível de equipes de trabalho.

Alternativas

ID
63154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

Objetivos instrucionais são descrições de estratégias de ensinoaprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Errado É a correta determinação dos objetivos instrucionais que permite traçar estratégias de ensinoaprendizagem vitais para a obtenção do sucesso do processo de aprendizagem. Ou seja, os objetivos intrucionais não são descrições, mas sim pré-requisitos para a formulação de estratégias. Será que é este o erro da questão???
  • Os objetivos são as metas estabelecidas, já as estratégias são os meios, recursos e a preparação dos materiais utilizados no processo de ensinoaprendizagem.

    "A instrução é uma forma mais simples de estruturação de eventos de aprendizagem que envolve definição de objetivos e aplicação de procedimentos instrucionais."


    Fonte: http://www.cfh.ufsc.br/~ppgp/Josiane%20Albanas.pdf

  • Falou em objetivos, falou em O QUE se quer alcançar.

    Falou em estratégias, falou em COMO alcançar o que se quer.

    Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

     

    Ademais,

    "No planejamento instrucional, a primeira etapa é transformar as necessidades de treinamento em objetivos instrucionais, descritos em termos de descrições objetivas e precisas dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) que se deseja observar no comportamento do aprendiz durante e após o treinamento" (RIBAS & SALIM, 2013, p. 239).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
63157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

Entre as modalidades de ensino ou de entrega de treinamentos incluem-se os cursos presenciais, a distância, híbridos ou mistos.

Alternativas
Comentários
  •  

    A "modalidade de ensino [...] pode ser presenciala distância, semipresencial ou mista." (RIBAS & SALIM, 2013, p.241).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
63160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

O desenhista instrucional deve criar situações de aprendizagem bem distintas da realidade com a qual o aprendiz irá se confrontar após o treinamento. Essa estratégia aumenta as chances de generalização da aprendizagem.

Alternativas

ID
63163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

Não é possível medir resultados de aprendizagem pertencentes ao domínio afetivo. Não existem medidas capazes de avaliar esse tipo de aprendizagem humana.

Alternativas
Comentários
  • Na hierarquia de Bloom, o domínio afetivo trata de reações de ordem afetiva e de empatia. É dividido em cinco níveis:

    • Recepção: Percepção, Disposição para receber e Atenção seletiva
    • Resposta: participação ativa, Disposição para responder e Satisfação em resatisfação em responder
    • Valorização: Aceitação, Preferência e Compromisso (com aquilo que valoriza)
    • e Bloom, o domínio afetivo trata de reações de ordem afetiva e de empatia. É dividido em cinco níveis:

      • Recepção: Percepção, Disposição para receber e Atenção seletiva
      • Resposta: participação ativa, Disposição para responder e Satisfação em resatisfação em responder
      • Valorização: Aceitação, Preferência e Compromisso (com aquilo que valoriza)
      • dos em uma escala sobre determinado indivíduo poderá ser comunicado para qualquer indíviduo como um padrão estabelecido.

        Citamos ainda  ainda técnicas sugeridas por Hurtado (1988, p. 235), conforme citado em documento disponível no link http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/3466/2472, na página 7 do citado períodico , a técnicas que podem ser utilizadas também para o domínio afetivo, para avaliação e mensuração, são: a observação, inquirição e testagem.

        Espero termos sido úteis. Bons Estudos!!!!

        R


ID
63166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

A resolução de problemas para os quais não existe uma única solução correta é considerada um resultado complexo de aprendizagem. Esses casos requerem avaliações de aprendizagem por meio de testes de respostas construídas.

Alternativas

ID
63169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

Transferência de treinamento é a aplicação correta, no ambiente de trabalho, de conhecimentos, habilidades e(ou) atitudes adquiridos pelo participante em um treinamento.

Alternativas
Comentários
  • Transferencia de Aprendizagem: em organização refere-se à aplicação eficaz no trabalho dos CHAs adquiridos em ação intrucional.


ID
63172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

Reação ao desempenho de um tutor ou instrutor é uma medida da satisfação do participante de um curso a distância em relação ao desempenho didático, ao domínio do conteúdo, ao uso de estratégias motivacionais e ao respeito aos participantes.

Alternativas
Comentários
  • não entendi a especificação de curso a distância na questão. Essa avaliação serve para qualquer tipo, presencial ou não

ID
63175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

Participação dos alunos nas atividades de sala de aula e qualidade da interação entre os alunos são itens representativos de avaliações de aprendizagem.

Alternativas

ID
63178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

O efeito do valor final de um treinamento é medido unicamente mediante o cálculo do retorno de investimento financeiro (ROI).

Alternativas
Comentários
  • Valor final é o último nível de avaliação proposto por  KIRKPATRICK (1976) HAMBLIN (1978). Consiste em: "o foco é comparar os custos do treinamento com seus benefícios em termos de melhor funcionamento global da organização"


    Treinamento, Desenvolvimento E Educação Em Organizações: Aspectos Que Influenciam A Efetividade de Seus Resultados - 2007

    Autoria: Catarina Cecília Odelius, Fernando Antonio Braga de Siqueira Jr



ID
63181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

O impacto do treinamento no desempenho individual é usado para avaliar o efeito do treinamento sobre o desempenho subseqüente do funcionário treinado no trabalho e corresponde ao terceiro nível dos modelos tradicionais de avaliação, propostos por Hamblin e Kirkpatrick.

Alternativas
Comentários
  • CertoKirkpatrick (1976) propôs um modelo em quatro níveis de avaliação: 1- reação, 2- aprendizagem, 3- comportamento e 4- resultados.Hamblin (1978 apud ZERBINI e ABBAD, 2001) adaptou o modelo, desdobrando oquarto nível de avaliação em dois, e propôs cinco níveis de avaliação detreinamento: 1- reação - verifica satisfação do indivíduo com o treinamento;2- aprendizagem - verifica a ocorrência de diferenças entre o grau de assimilação do indivíduo antes e depois do treinamento; 3- comportamento no cargo - habilidades, conhecimentos e atitudes adquiridos no treinamento que afetam o desempenho dos indivíduos no trabalho; 4- mudança organizacional – mudanças ocorridas no funcionamento da organização em sua eficiência, e 5- valor final – avalia o aumento da eficácia da organização.
  • Só acrescentando que o valor final também está relacionado ao custo benefício da realização do treinamento.

  • Os níveis de avaliação de treinemento, criados por Kirkpatrick, são 4:

     

    Nível 1: REAÇÃO..........................................Satisfação dos treinandos;

    Nível 2: APRENDIZADO..............................Alteração na percepção da realidade / aumento dos conhecimentos / melhoria das habilidades;

    Nível 3: COMPORTAMENTO (impacto).....Extensão da mudança de conduta e procedimentos;

    Nível 4 RESULTADOS..................................> produtividade / > qualidade / < custo, acidentes, absenteísmo e rotatividade / > lucro;

     

    Hamblin subdividiu o 4º nível em mudança organizacional e valor final (RIBAS & SALIM, 2014).

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.


ID
63184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens
subseqüentes.

O cumprimento do Código de Ética Profissional do Psicólogo garante uma postura ética por parte do profissional.

Alternativas
Comentários
  • Errado "Códigos de Ética expressam sempre uma concepção de homem e desociedade que determina a direção das relações entre os indivíduos. Traduzem-se em princípios e normas que devem se pautar pelo respeito ao sujeitohumano e seus direitos fundamentais. Por constituir a expressão de valoresuniversais, tais como os constantes na Declaração Universal dos DireitosHumanos; sócio-culturais, que refletem a realidade do país; e de valoresque estruturam uma profissão, um código de ética não pode ser visto comoum conjunto fixo de normas e imutável no tempo. As sociedades mudam,as profissões transformam-se e isso exige, também, uma reflexão contínuasobre o próprio código de ética que nos orienta." Sendo assim, para sermos sempre éticos temos que transpor o código de ética na medida em que surgem novas questões.Fonte: http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/legislacao/legislacaoDocumentos/codigo_etica.pdf
  • Comentário excelente! Obrigada!
  • O código não GARANTE que os profissionais teram postura ética, pois alguns ainda insistem em não cumpri-lo.
  • Pessoal... concordo com o que as colegas colocam nos comentários. Porém, analisando ao "pé da letra" o que o enunciado coloca, acredito que a questão possa estar correta. Vejamos:

    "o cumprimento do código de ética profissional..."se está sendo cumprido, acredito que possa, sim, garantir uma postura ética por parte do profissional. É claro que num momento presente.. e mesmo, que a questão não cita isso, fica subentendido essa possibilidade..

    Alguém pode me ajudar?

    Obrigada e bons estudos!

  •  Será que a conduta ética pode sustentar-se unicamente no cumprimento do Código de Ética Profissional do Psicólogo? E mais: o Código está no campo da ética ou no campo da moral?


    O Código de Ética Profissional ou Código Deontológico insere-se no quadro das normas jurídicas. Dessa forma, podemos considerá-lo como sendo um sistema de regras, externo ao sujeito, cuja finalidade é regular as ações dos profissionais da categoria, apontar suas responsabilidades e deveres, bem como demarcar seus direitos. Agir de acordo com as normas instituídas no Código Deontológico da categoria profissional não é evidência suficiente para demarcar uma postura ética, pois o Código de Ética Profissional tem caráter coercitivo devido às sanções a que são submetidos aqueles que infringem alguma das normas que constituem o mesmo. A ética, quando entendida como sendo uma postura reflexiva sobre a moral, possibilita a compreensão de que o Código de Ética Profissional é uma legislação com objetivos específicos, sendo assim, subordinado à ética.


    Por ser a ética compreendida como uma reflexão acerca das normas morais vigentes, esta não se encontra expressa em Códigos, não existe na forma de leis, não implica sanções, não normatiza quais são os comportamentos adequados numa dada situação. Portanto, o cumprimento daquilo que está instituído é da ordem da lei, da moral, e não da ética. Não obstante, ser ético não implica cumprir o que manda a lei, mas refletir criticamente sobre as normas morais vigentes, sejam elas sustentadas por hábitos, normas ou leis regulamentadas pelo Estado ou órgão fiscalizador da categoria profissional.


    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932002000100005

  • E disse Freud: "Lembrai-vos dos casos omissos!" 

    Gente tem tanta coisa que não aparece no Código de Ética que poderia ser considerado antiético.

  • Remetendo ao comentário do colega Vitor:

    O Código de Ética Profissional tem caráter coercitivo devido às sanções a que são submetidos aqueles que infringem alguma das normas que constituem o mesmo. A ética, quando entendida como sendo uma postura reflexiva sobre a moral, possibilita a compreensão de que o Código de Ética Profissional é uma legislação com objetivos específicos, sendo assim, subordinado à ética.

    O cumprimento daquilo que está instituído é da ordem da lei, da moral, e não da ética. Não obstante, ser ético não implica cumprir o que manda a lei, mas refletir criticamente sobre as normas morais vigentes, sejam elas sustentadas por hábitos, normas ou leis regulamentadas pelo Estado ou órgão fiscalizador da categoria profissional.

    Referência: Psicologia: Ciência e Profissão. Print version ISSN 1414-9893 Psicol. cienc. prof. vol.22 no.1 Brasília Mar. 2002

     

  • Alex Leocadio, melhor comentário

  • Não garante, tanto é que dentro dele mesmo há as penas para as transgressões.

  • Garantir é um termo muito determinista.

  • No Código de Ética do Psicólogo, assim diz:

    "...Este Código de Ética pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo.(...)" --> os termos sublinhados indicam proporcionalidade (O Código de Ética por ser mais um "instrumento de reflexão" não quer dizer que não tenha obrigações previstas a serem seguidas - só não pode garantir na prática o seu cumprimento, mas tem esta finalidade em tese).

    "O cumprimento do Código de Ética Profissional do Psicólogo garante uma postura ética por parte do profissional."

    Pergunta: Se não é para garantir, É PARA O QUE ENTÃO???

    Resposta: Serve para garantir a vã filosofia!

    Questão sem noção!


ID
63262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde o início das mudanças causadas pela
reestruturação organizacional na empresa, Carlos, sentindo-se
ameaçado de perder seu emprego, relata dificuldades no
trabalho, manifestadas por choros incontrolados, sentimento
de raiva, desilusão, insônia, dores corporais e indisposição
geral. Carlos foi informado que o mesmo tem acontecido
com o gerente e com outros colegas não só em seu setor, mas
na empresa de uma forma geral.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a
seguir, no que se refere às questões específicas da reabilitação
profissional.

As queixas de dor relatadas por Carlos e por outros colegas são comumente interpretadas como sinal de desequilíbrio emocional, ou de doença, ou, ainda, como má-fé, sendo dificilmente percebidas, pelos peritos, como sofrimento quanto à presença de uma ameaça de perda do emprego.

Alternativas
Comentários
  • Questão péssima! Extremamente mal formulada! Como que o Cespe pode avaliar que esta questão do sofrimento do Carlos, dificilmente será percebida pelo peritos como sofrimento quanto à presença de uma ameaça de perda de emprego???! Me poupe! Muitos peritos poderiam avaliar assim, enquanto outros não... totalmente subjetivo , muito mais enquadrada em uma questão de senso comum do que de PSICOLOGIA enquanto disciplina.
  • A banca fomulou essa questão baseada num artigo produzido a partir de um estudo de caso.

     

     

    "[...] tanto o exame físico quanto os achados de exames laboratoriais eram notórios pela ausência de elementos capazes de dar sustentação às queixas. O resultado era sempre a inexistência de um diagnóstico conclusivo. A lógica subjacente era que toda dor tinha, obrigatoriamente, uma inscrição no corpo, sendo o bastante mapeá-la, procedimento que remetia o profissional à inevitável pergunta, "onde dói?" Nada sendo detectado, o diagnóstico mais comum era o de 'problemas emocionais'.

     

    Concluímos que a queixa de dor, em geral, interpretada como sinal de doença, desequilíbrio emocional ou má-fé, dificilmente era percebida, pelos médicos, como sofrimento, no sentido freudiano do termo; ou seja, a presença de um perigo quanto à permanência na empresa. No entanto, alguns trabalhadores reconheciam seu sofrimento, recusavam o diagnóstico de simples doença e buscavam articulá-lo ao cargo, exercido com temor (furcht). Eu chego chorando, com raiva, isso acontece comigo, mas acontece com o gerente também. Isso passa a ser visto como parte da minha fragilidade e não do processo da organização (F. R., profissional da saúde, 34 anos). Esses trabalhadores tinham clareza do receio e o relacionavam à reestruturação do trabalho."

     

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000400017

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs


ID
63265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde o início das mudanças causadas pela
reestruturação organizacional na empresa, Carlos, sentindo-se
ameaçado de perder seu emprego, relata dificuldades no
trabalho, manifestadas por choros incontrolados, sentimento
de raiva, desilusão, insônia, dores corporais e indisposição
geral. Carlos foi informado que o mesmo tem acontecido
com o gerente e com outros colegas não só em seu setor, mas
na empresa de uma forma geral.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a
seguir, no que se refere às questões específicas da reabilitação
profissional.

Se o sofrimento expresso por Carlos tiver como especificidade causal o medo de perder o emprego, o restabelecimento do bem-estar dele dependerá de uma elaboração desse medo acerca da demissão.

Alternativas
Comentários
  • A banca fomulou essa questão baseada num artigo produzido a partir de um estudo de caso.

     

     

    "Com diagnóstico F.29, CID-10 (psicose), o referido empregado sempre apresentou excelente desempenho, como pode ser constatado no depoimento de seu supervisor. Os três anos de afastamento (após o surto), o estigma de doente mental, entre os colegas, e os medos da esposa exigiram uma intervenção do serviço social, readaptação funcional e orientação aos supervisores nos moldes de "trabalho protegido". Foram, assim, elaborados os medos e preconceitos dos colegas, dos gestores e da esposa que, em seu depoimento, afirmou: Agora, ele está outra pessoa, o serviço faz bem para ele, está mais calmo, sente-se útil, a nossa relação melhorou bastante, já sinto mais confiança nele. Seria uma loucura se ele aposentasse. Imagine, o dia inteiro, ele em casa, sem o que fazer."

     

    "Já em relação ao retorno ao cargo, uma vez elaborados os medos acerca da demissão, a participação da esposa demonstrou ser um recurso para uma reinserção profissional bem-sucedida."

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000400017

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.


ID
63268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde o início das mudanças causadas pela
reestruturação organizacional na empresa, Carlos, sentindo-se
ameaçado de perder seu emprego, relata dificuldades no
trabalho, manifestadas por choros incontrolados, sentimento
de raiva, desilusão, insônia, dores corporais e indisposição
geral. Carlos foi informado que o mesmo tem acontecido
com o gerente e com outros colegas não só em seu setor, mas
na empresa de uma forma geral.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a
seguir, no que se refere às questões específicas da reabilitação
profissional.

Diante das exigências decorrentes das mudanças atuais nos processos produtivos e na organização do trabalho, é exigida do empregado uma atitude mais firme, de forma a mobilizar-se mais para a produtividade em detrimento de suas reclamações.

Alternativas
Comentários
  • A banca fomulou essa questão baseada num artigo produzido a partir de um estudo de caso.

     

     

    Mas antes, vamos traduzir essa questão.

    A questão sugere a seguinte solução: é só o cara trabalhar mais e reclamar menos.

    Será que está certo? Parece não ser bem assim. Veja:

     

    "Acreditamos que o sofrimento manifestado no trabalho possa ser descortinado, escutado e acolhido [...] particularmente diante das exigências decorrentes das mudanças atuais nos processos produtivos e na organização do trabalho."

     

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000400017

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
63271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde o início das mudanças causadas pela
reestruturação organizacional na empresa, Carlos, sentindo-se
ameaçado de perder seu emprego, relata dificuldades no
trabalho, manifestadas por choros incontrolados, sentimento
de raiva, desilusão, insônia, dores corporais e indisposição
geral. Carlos foi informado que o mesmo tem acontecido
com o gerente e com outros colegas não só em seu setor, mas
na empresa de uma forma geral.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a
seguir, no que se refere às questões específicas da reabilitação
profissional.

A prescrição medicamentosa é a melhor intervenção no caso de Carlos para causar-lhe alívio de seus sintomas de cansaço, raiva ou desilusão com as novidades da empresa, cuja ansiedade lhe traz dificuldades para dormir.

Alternativas
Comentários
  •  

    A prescrição medicamentosa é a melhor intervenção contra...

    → os sintomas de cansaço? S I M ! 

    → raiva? S I M !

    → desilusão com as novidades da empresa? N Ã O ! Isso é tratado na psicoterapia.

    → dificuldades para dormir? S I M !

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
63277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma empresa, tendo sido incorporada por uma multinacional, passa por uma reestruturação inerente a esse processo. Para
os funcionários, o clima é de incertezas com relação à manutenção do emprego. Nesse processo, as pessoas estão trabalhando mais,
inclusive aos domingos e à noite, para dar continuidade às atividades.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca da saúde no trabalho.

Em situações como a acima descrita, os empregados adotam uma atitude defensiva, tentando aliviar o sofrimento causado pela incerteza quanto à permanência no emprego, e assim camuflam o sofrimento vivenciado, o que dificulta a solução do problema, acarretando mais prejuízos a si próprios.

Alternativas

ID
63280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma empresa, tendo sido incorporada por uma multinacional, passa por uma reestruturação inerente a esse processo. Para
os funcionários, o clima é de incertezas com relação à manutenção do emprego. Nesse processo, as pessoas estão trabalhando mais,
inclusive aos domingos e à noite, para dar continuidade às atividades.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca da saúde no trabalho.

O trabalho representa fonte de satisfação sublimatória, portanto de prazer e de melhor estruturação física e psíquica, quando o trabalhador pode modificar a organização de suas atividades de acordo com seus desejos e suas necessidades, e de ser responsável pelo conteúdo, ritmo de trabalho e modo operatório do mesmo.

Alternativas

ID
63283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma empresa, tendo sido incorporada por uma multinacional, passa por uma reestruturação inerente a esse processo. Para
os funcionários, o clima é de incertezas com relação à manutenção do emprego. Nesse processo, as pessoas estão trabalhando mais,
inclusive aos domingos e à noite, para dar continuidade às atividades.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca da saúde no trabalho.

Na situação apresentada, o clima de ansiedade causado pelo medo de perder o emprego propicia um sofrimento que mobiliza mecanismos de defesa, gerando maior produtividade por parte dos empregados, em razão de uma atividade laborativa mais acelerada, em que empresa e empregados ganham.

Alternativas
Comentários
  • Na situação apresentada, o clima de ansiedade causado pelo medo de perder o emprego propicia um sofrimento que mobiliza mecanismos de defesa, gernado maior produtividade por parte dos empregados, em razão de uma atividade laborativa mais acelarada, emq que empresa e empregado ganham.

ID
63286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma empresa, tendo sido incorporada por uma multinacional, passa por uma reestruturação inerente a esse processo. Para
os funcionários, o clima é de incertezas com relação à manutenção do emprego. Nesse processo, as pessoas estão trabalhando mais,
inclusive aos domingos e à noite, para dar continuidade às atividades.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca da saúde no trabalho.

O sofrimento disfarçado pelas estratégias de defesa encontrará como meio de eclodir uma sintomatologia, visto que a vida psíquica perpassa pela integração de todo o sistema corporal. Dessa forma, manifestam-se as doenças psicossomáticas.

Alternativas

ID
65551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de organizações e teorias organizacionais, julgue os itens
que se seguem.

A organização burocrática caracteriza-se pela padronização e pela formalização dos processos de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • As sociedades burocráticas (as grandes empresas, os estados modernos, os exércitos) são caracterizadas por predominar normas impessoais racionalmente definidas; o tipo de autoridade (burocrática, legal ou racional) é justificado pela técnica, pela justiça na lei e pela meritocracia. De acordo com Chiavenato (2003, p. 266-267), a burocracia, segundo Weber, traz consigo diversas vantagens. Primeiramente, devido a sua racionalidade, o que significa dizer que procura os meios mais eficientes para atingir as metas da organização. A precisão com que cada cargo é definido proporciona o conhecimento exato de cada responsabilidade. Como as atividades são organizadas em rotinas e realizadas metodicamente, e, conseqüentemente, tornam-se previsíveis, acaba por conduzir a confiabilidade entre as pessoas, evitando, assim o atrito entre elas. A facilidade de substituição daquele que é afastado e os critérios de seleção apenas por competência técnica garantem a continuidade do sistema burocrático, e este último evita o nepotismo.Como descrito por Chiavenato (2003, p. 268), o tipo ideal de burocracia weberiana tinha como uma das características a previsibilidade do seu funcionamento contribuindo para a obtenção de maior eficiência organizacional.É aquilo que se chama de divisão de trabalho que permite a padronização dos procedimentos técnicos, do exercício de autoridade e que permite ao mesmo tempo um aumento de produtividade do trabalho e de eficiência organizacional.fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_burocr%C3%A1tico_da_administra%C3%A7%C3%A3o

ID
65554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de organizações e teorias organizacionais, julgue os itens
que se seguem.

Na estrutura matricial - que combina as duas formas de departamentalização: a funcional e a de produto -, as pessoas participam de grupos organizados por função, por produtos, por projetos ou por divisões.

Alternativas
Comentários
  • as organizações utilizam diversas estruturas. As principais são:-Organização com estrutura funcional: cada funcionário tem um superior bem definido, e as equipes são organizadas por funcionalidade (ex. finanças, produção, etc) ou seguindo estruturas internas da empresa-Organização projetizada : a empresa é organizada em departamentos, sendo que cada um responde a um gerente de projeto. Algumas áreas dão suporte a todos os projetos.-Organização matricial : a estrutura matricial é uma combinação das estruturas – funcional e projetizada. Com isso pode assumir características distintas que dependem exclusivamente do grau de relevância que cada extremo é considerado. Pode ser dividida em estrutural matricial fraca, forte e balanceada.A estrutura matricial fraca mantem o gerente funcional com um nível maior de autoridade párecendo-se mais com uma estrutura funcional.A estrutura forte se perece muito com uma estrutura projetizada e o gerente de projetos possui grande autoridade, podendo alocar recursos de outras áreas ou mesmo contratar recursos externos para realizar o projeto.A estrutura matricial balanceada representa um equíbrio entre os dois extremos, o lado funcional e o projetizado.fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto
  • A estrutura Matricial é o desenho que agrupa as pessoas e recursos simultaneamente por função e por produto. A matriz é uma grande retangular onde no eixo vertical está a responsabilidade funcional e no horizontal, a responsabilidade de produto. Com essa estrutura, a organização é diferenciada em funções de acordo com seus objetivos, tem poucos níveis hierárquicos em cada função e autoridade descentralizada. Os empregados funcionais se reportam ao gerente de suas funções, mas trabalham num time de produto sob a supervisão de um gerente de produto. Por isso, são chamados empregados de dois chefes, poi se reportam a dois superiores.

  • A estrutura matricial combina unidades funcionais e unidades por produtos/projetos/serviços. As pessoas, em tais estruturas, participam de grupos por função, por produtos, por projetos ou por divisões. Portanto, questão correta.

ID
65557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de organizações e teorias organizacionais, julgue os itens
que se seguem.

Mc Gregor, ao formular as teorias X e Y, supôs que as atitudes e crenças dos gerentes em relação aos seus subordinados determinam a abordagem gerencial da organização, o que, por sua vez, afeta o comportamento dos subordinados.

Alternativas
Comentários
  • As teorias X e Y de McGregor suscitam duas formas de atitudes dos administradores. Os administradores que aceitam os pressupostos da Teoria X normalmente adotam uma postura coercitiva para com seus subordinados, buscando direcioná-los, controlá-los e supervisioná-los estritamente. Os administradores adeptos da Teoria Y procuram, em geral, delegar tarefas e dar apoio a seus subordinados. ver mais em: http://www.eps.ufsc.br/disserta96/queiroz/cap3/capitulo3.htm
  • As teorias X e Y, construídas por Douglas McGregor no começo da década de 50, podem ser analisadas como duas formas de se visualizar o comportamento humano dentro da empresa. As teorias podem ser observadas pelos seguintes aspectos: Teoria X: subserviência e controle. Teoria Y: potencialidades e desenvolvimento pessoal. McGregor criou uma distinção específica para as duas teorias deixando claras as diferenças entre elas. O comportamento humano nas organizações não pode ser apenas estereotipado em apenas duas teorias, mas fica evidente a aplicação dessas teorias ou partes delas em várias organizações nos dias atuais. As características da administração dos recursos humanos em várias empresas demonstram traços das teorias X e Y criado por Douglas McGregor.

    Mc Gregor, em sua "Teoria X e Y", explica que, quando existem: desmotivação, acomodação, subutilização, inadaptação e desorientação, os gerentes, em vez de buscarem a causa em si próprios, vão atribuí-las aos empregados.

    Fonte: http://www.revista.inf.br/adm08/pages/artigos/artigo01.pdf


ID
65560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de organizações e teorias organizacionais, julgue os itens
que se seguem.

A teoria sistêmica define a organização como um sistema aberto formado por vários subsistemas interdependentes e que interagem continuamente entre si e com o ambiente externo. Assim, segundo essa teoria, as organizações não precisam se preocupar em controlar a entropia, fenômeno que se restringe aos sistemas biológicos.

Alternativas
Comentários
  • -Entropia - todo sistema sofre deteriorização;-Entropia(-) - para que o sistema continue existindo, tem que desenvolver forças contrárias a Entropia.Basicamente, a teoria de sistemas afirma que estes são abertos e sofrem interações com o ambiente onde estão inseridos. Desta forma, a interação gera realimentações que podem ser positivas ou negativas, criando assim uma auto regulação regenerativa, que por sua vez cria novas propriedades que podem ser benéficas ou maléficas para o todo independente das partes.Uma organização realimentada e auto gerenciada, gera assim um sistema cujo funcionamento é independente da substância concreta dos elementos que a formam, pois estes podem ser substituídos sem dano ao todo, isto é, a auto-regulação onde o todo assume as tarefas da parte que falhou. Portanto, ao fazermos o estudo de sistemas que funcionam desta forma, não conseguiremos detectar o comportamento do todo em função das partes. Exemplos são as partículas de determinado elemento cujo comportamento individual, embora previsto, não poderá nos indicar a posição ou movimentação do todo.
  • Errado

    Tipos de sistemas: fechado e aberto

    Um sistema fechado é aquele que não realiza intercâmbio com o seu meio externo, tendendo necessariamente para um progressivo caos interno, desintegração e morte.

    Um sistema aberto é aquele que troca matéria e energia com o seu meio externo.

    A entropia significa que partes do sistema perdem sua integração e comunicação entre si, fazendo com que o sistema se decomponha, perca energia e informação e degenere. Se a entropia é um processo pelo qual um sistema tende à exaustão, à desorganização, à desintegração e, por fim à morte, para sobreviver o sistema precisa abrir-se a reabastecer-se de energia e de informação para manter a sua estrutura.

    A entropia, um conceito emprestado da termodinâmica, diz respeito à tendência que todos os sistemas fechados apresentam de passar a um estado caótico ou
    aleatório, em que não há mais potencial para a transformação de energia ou trabalho.

    Os sistemas abertos, “evitam o aumento da entropia e podem desenvolver – se em direção a um estado de crescente ordem e organização” ( entropia negativa ). Através da interação ambiental , os sistemas abertos “restauram a própria energia e reparam perdas em sua própria organização”.

     

  • entropia: tendência a deterioração

    sistropia: desenvolvimento de forças contrárias à entropia. 


ID
65563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de organizações e teorias organizacionais, julgue os itens
que se seguem.

Nas organizações, existem dois tipos distintos de especialização: horizontal e vertical, sendo esta última referente aos componentes das tarefas e às suas especificações.

Alternativas
Comentários
  • Quanto à especialização do trabalho:-A especialização horizontal e seu oposto, o enriquecimento horizontal do trabalho diz respeito à extensão ou ao escopo do trabalho. Tem a ver com a divisão do trabalho. Exemplo: trabalho altamente repetitivo e seu oposto: o empregado “pau para toda obra”;-A especialização vertical do trabalho, e seu oposto, o enriquecimento, relaciona-se com a profundidade e ao controle sobre o trabalho. A especialização vertical do trabalho separa o desempenho do trabalho de sua administração. Ex: executar o trabalho sem saber o porquê e seu oposto, o controle de cada aspecto do trabalho.http://pt.shvoong.com/business-management/1807302-projeto-organizacional-mintzberg/
  • O erro da questão está em afirmar que a especialização vertical é "referente aos componentes das tarefas e às suas especificações", quando na verdade é a definição de especialização horizontal. A especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. A especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si, corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos.

  • Errado


    A especialização vertical ocorre quando a empresa verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia, acrescentando mais níveis hierárquicos na empresa. Ela se caracteriza pelo crescimento vertical do organograma, isto é, pelo aumento do número de níveis da empresa. A especialização vertical refere-se à separação da performance do trabalho de sua administração, ou seja, a separação da execução do trabalho da sua tomada de decisão. Se o trabalho é altamente especializado verticalmente, o trabalhador apenas executa sua tarefa sem controlar o seu trabalho buscando um melhor desempenho.


    A especialização horizontal é a forma tradicional de divisão do trabalho onde um trabalho específico pode ser dividido em pequenas tarefas, cada uma sendo executada por um operador. As razões para realizá-la são: o aumento da produtividade através do incremento da habilidade do trabalhador, economia de tempo por não se trocar de ferramenta e do desenvolvimento de novos métodos e máquinas, todos possíveis pela divisão de um amplo trabalho em tarefas pequenas e repetitivas. A especialização facilita o aprendizado dos trabalhadores, focando sua atenção em uma tarefa pequena e específica, ao invés de uma tarefa ampla. Geralmente quando um trabalho é altamente especializado horizontalmente, a perspectiva do trabalhador é estreita, tornando difícil para o mesmo relacionar o seu trabalho aos dos demais trabalhadores, neste caso, o controle do trabalho é passado para um administrador com a visão necessária para coordenar o trabalho através da supervisão direta ou para um analista que realizará a coordenação através da padronização.


  •  

    Especialização:

     

    → HORTIZONTAL: departamentalização;

    → VERTICAL: níveis hierárquicos.

         (CHIAVENATO, 2014).

     

    Se vc fragmentar o processo (tarefa), vc cria setores especializados, departamentalizando o processo.

    Então, está se falando de uma especialização que é horizontal.

     

    Ex. Na linha de produção de uma montadora existem diversas setores especializados: pintura da carroceria, montagem do motor, fixação dos vidros, fixação do painel etc. No final dessa linha teremos um produto que chamamos de automóvel.

     

    Note que visualizamos essa linha como uma linha horizontal. Portanto,

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
65566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a grupos e poder em organizações, julgue os itens a
seguir.

No círculo de qualidade, um produto inteiro é produzido por um grupo pequeno de empregados.

Alternativas
Comentários
  • Por favor, alguém poderia dizer porque a questão está errada?
  • Não vão fabricar produtos, eles tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, etc, especialmente no que se refere à qualidade dos seus produtos ou de seu trabalho. Mais informações: http://www.sato.adm.br/rh/circulos_de_controle_de_qualidad.htm
  • O Círculo de Qualidade é um sistema, concebido do Kaoru Ishikawa, professor da Universidade de Tóquio falecido em 1989, que tem como propósito envolver todos os colaboradores de uma empresa, a todos os níveis, na qualidade das tarefas executadas e na identificação de melhorias que possam conduzir a ganhos de eficiência e produtividade.
    Um círculo de qualidade é, na definição do Quality Circles Handbook, um grupo de 3 a 12 pessoas que fazem o mesmo ou trabalho semelhante, reunindo-se voluntária e regularmente durante cerca de uma hora por semana em tempo remunerado, habitualmente sob a liderança do seu próprio supervisor, e preparadas para identificar, analisar e resolver alguns dos problemas do seu trabalho, apresentando soluções à administração e, quando possível, implementando soluções elas próprias. 
  • Quando um produto inteiro é produzido por um número pequeno de empregados refere-se a grupos de trabalhos autônomos.
  •  

    O círculo de qualidade não tem finalidade de produção. Isso é com a equipe de trabalho.

     

    Círculo de qualidade: pequeno grupo de colaboradores que se reúne, regularmente, para discutir melhorias na qualidade e na produtividade da organização.

     

    FONTE: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/circulo-de-qualidade/31420

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
65569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a grupos e poder em organizações, julgue os itens a
seguir.

Se a maioria dos membros de um grupo de trabalho toma uma decisão arriscada, a tendência é que esse grupo também tome uma decisão arriscada, pois existe a tendência geral, denominada pensamento de grupo, de que o grupo tome uma decisão mais arriscada do que a medida dos seus integrantes.

Alternativas
Comentários
  •  Pensamento de Grupo e  Tendência Central não se confundem. 

    Pensamento de Grupo: Irving Janis,  professor de PsicologiaSocial da Universidade de Yale , ficou interessado pela questão de comoum grupo de alta competência pudesse chegar a

    uma decisão desastrosa.  consequências funestas,

    criando suateoria de pensamento de grupo, segundo a qual as pessoas tomam decisões apressadas em virtude de forte desejo de concordância, no intuito de preservar a coesão grupal. Janis não pensou que os responsáveis pelas decisões do grupo fossem irresponsáveis ou negligentes, mas que simplesmente se tornaram vítimas do pensamento de grupo.www2.pucpr.br/reol/index.php/PA?dd1=2783&dd99=pdf

    Erro de Tendência Central : é um dos tipos de erro cometido durante o processo de avaliação, em que  o avaliador deixa de atribuir notas muito baixas para não prejudicar o avaliado; ou muito altas, para não ter que justificá-las no futuro.

    http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Dicas/5294/descubra-os-oito-erros-no-processo-de-avaliacao.html  

  • Essa questão é fácil de enganar... pois o fenômeno descrito existe, mas é chamado de "polarização do grupo" e não de "pensamento em grupo".
  • Pensamento de grupo é um tipo de pensamento exibido pelos membros de um grupo que tentam minimizar conflitos e chegar ao consenso sem testar, analisar e avaliar criticamente as idéias. Durante o pensamento de grupo, membros do mesmo evitam promover pontos de vista fora da zona de conforto do pensamento consensual. Uma variedade de motivos para isto pode existir, tais como o desejo de evitar ser encarado como ridículo, ou o desejo de evitar perturbar ou irritar outros membros do grupo. O pensamento de grupo pode fazer com que grupos tomem decisões precipitadas e irracionais, onde dúvidas individuais são postas de lado, por medo de perturbar o equilíbrio coletivo. 
    Tendência Central: é um tipo de erro da avaliação de desempenho, na qual, po
    r medo ou insegurança, o avaliador deixa de atribuir notas muito baixas para não prejudicar o avaliado; ou muito altas, para não ter que justificá-las no futuro.

  • Colegas, a questão não está falando de avaliação de desempenho e sim do comportamento dos indivíduos enquanto grupo, portanto discordo dos colegas acima.

    Vamos lá, a questão diz que Se a maioria dos membros de um grupo de trabalho toma uma decisão arriscada, a tendência é que esse grupo também tome uma decisão arriscada, pois existe a tendência geral, denominada pensamento de grupo

    PENSAMENTO GRUPAL: Identificado pelo psicólgo social Irving Janis, diz respeito sobre a desvantagem potencial da tomada de decisão em grupo. Seria a tendência dos membros de grupos muito coesos perderem a capacidade de avaliação crítica. Ele afirma que, como um grupo altamente coeso requer conformidade, há uma tendência de os membros relutarem em criticar idéias e sugestões dos outros membros. O desejo de manter o grupo unido e de evitar desacordos desagradáveis leva a uma ênfase demasiada sobre a concordância e a pouca ênfase na discussão crítica. O resultado possível é a tomada de decisão fraca. E conclui seu pensamento afirmando que os líderes e membros do grupo portanto, devem tomar cuidado para notar os sintomas do pensamento grupal e tomar as medidas necessárias para evitar sua ocorrência.

    Pra mim o erro da questão está em não explicitar que se trata de um grupo coeso, pois tal fenômeno ocorre em casos de membros de grupos muito coesos e a questão diz que se a maioria dos membros de um grupo de trabalho toma uma decisão arriscada, a tendência é que esse grupo também tome uma decisão arriscada, pois existe a tendência geral, denominada pensamento de grupo.


    Como vimos pela literatura essa tendência de fato existe, mas para que ocorra, o grupo precisa ser muito coeso e nem todos os grupos são coesos.

    Bons Estudos
  •  

    → Se a maioria dos membros de um grupo de trabalho toma uma decisão arriscada, a tendência é que esse grupo também

         tome uma decisão arriscada...

         OK! Por conta de fenômeno que é o pensamento de grupo.

     

    → pois existe a tendência geral, denominada pensamento de grupo, de que o grupo tome uma decisão mais arriscada do que a

         medida dos seus integrantes.

         NÃO! A parte sublinhada é que está errada na  minha opinião, pois, no pensamento de grupo, a tendência geral não é a "de que o grupo

         tome uma decisão mais arriscada do que a medida dos seus integrantes".

         No pensamento de grupo, a tendência geral é a de que uma decisão seja tomada sem um suporte crítico, racional que fundamente aquela

         decisão, acompanhando a maioria dos membros a fim de que o grupo se mantenha coeso.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • POLARIZAÇÃO GRUPAL:

     

    Pode ser entendida como a tendência que o grupo tem de adotar uma decisão final mais extrema que as médias das decisões individuais prévias à discussão do grupo.

     

    https://susanacosta.files.wordpress.com/2007/02/tomadadedecisao_2___tmp45e07c81.pdf


ID
65572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a grupos e poder em organizações, julgue os itens a
seguir.

Há situações nas quais o desempenho de um grupo de trabalho é pior que o desempenho individual.

Alternativas
Comentários
  • Correto, uma situação que pode perfeitamente acontecer.
  •  

    Pegue toda a diretoria de uma sociedade de economia mista (pode ser a Petrobras, vai!) que tenha sido indicada politicamente e compare com o desempenho de um executivo alta performance.

     

    Será que tem diferença? Será?...

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.

  • Só lembrar dos grupos de faculdade nos quais pouco se produzia!!! Acabavam virando grupos de bate papo! rsrs 


ID
65575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a grupos e poder em organizações, julgue os itens a
seguir.

A experiência, a referência, a legitimidade, a recompensa e a coerção são consideradas fontes ou bases de poder nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • CorretoTodas sao consideradas fontes ou base de poder nas empresas
  • Para FRECH e RAVEN (1956) há cinco fatores que influenciam, estabelecem relaçõesde poder, entre as pessoas:

    1) experiência: Fornecer informações;

    2) referência: Fazer com que os subordinados gostem de você;

    3) legitimidade: Obter um alto cargo ou escalão;

    4) recompensa: Dar recompensas pela conformidade

    5) coerção:Punir a não conformidade

    Fonte: Adaptado de "The Bases of Social Power", de J. R. P. French Jr. e B. Raven, 1959,

    http://read.adm.ufrgs.br/edicoes/pdf/artigo_26.pdf

     


ID
65578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a grupos e poder em organizações, julgue os itens a
seguir.

Os chefes são as únicas pessoas que exercem poder e influência nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Não existe esta exclusividades, ocorre lideranças informais dentro das organizações os quais vão influenciar as demais pessoas.

ID
65581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao comportamento
organizacional.

A liderança do tipo carismática, exercida por líderes como Martin Luther King e Gandhi, não ocorre nas relações de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Errado, estilo de liderana carismatica pode perfeitamente ocorrer nas relações de trabalho.
  • Há vários estilos de liderança, tais como:

    1. Liderança autocrática

    2. Liderança participativa

    3.Liderança transaccional

    4.Liderança transformacional

     

    5.Liderança carismática


    Um estilo de liderança carismática pode parecer semelhante a um estilo de liderança transformacional, já que o líder injecta grandes doses de entusiasmo na equipa e é muito participativo na questão de motivar os outros. No entanto, um líder carismático pode ter tendência a acreditar mais em si próprio do que na equipa. Isto pode criar o risco de que um projecto, ou até mesmo uma organização inteira, caia se o líder sair: aos olhos dos seguidores, o sucesso está associado à presença do líder carismático. A liderança carismática acarreta uma grande responsabilidade e requer um compromisso a longo prazo por parte do líder.

     


ID
65584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao comportamento
organizacional.

O absenteísmo é um fenômeno complexo e multideterminado, e algumas organizações ou grupos de trabalho possuem práticas de aceitação da ausência das pessoas ao trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O termo absenteísmo (português brasileiro) ou absentismo (português europeu) é usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente.Ter funcionários nem sempre significa tê-los trabalhando durante todos os momentos do horário de trabalho. As ausências dos empregados ao trabalho provocam distorções quando se refere ao volume e disponibilidade ou atraso de trabalho. Essas ausências são as faltas ou atrasos ao trabalho. O absenteísmo é a principal conseqüência. O oposto do absenteísmo é a presença. Esta relacionada com o tempo em que o funcionário está no trabalho.O absenteísmo ou ausentismo é a freqüência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja ela por falta ou algum motivo de atraso.
  • Certo

    O absenteísmo pode ser atribuído a causas conhecidas e ignoradas.

    Dentre as conhecidas, estão todas as amparadas por lei e que são, por isso mesmo justificadas ao empregador, solicitando-lhe a permissão de ausência. É o caso de férias, casamento, nascimento, óbitos e mudanças de domicílio. As ignoradas, são justificadas geralmente por problemas de saúde do trabalhador, por problemas de seus dependentes ou de fatores aleatórios dos mais diversos, segundo opinião de Campos.

    Fonte: Dissertação - Estudo do absenteísmo: contribuição para a gestão de pessoas na Indústria automobilística. Estudo de caso de uma empresa multinacional


ID
65587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao comportamento
organizacional.

Poucas alternativas de emprego ou altas taxas de desemprego afetam a taxa de rotatividade de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • A taxa de rotatividade da mão-de-obra na indústria é uma medida do fluxo de pessoas admitidas e desligadas no mercado de trabalho industrial mensalmente. Indica, assim, o quanto o mercado de trabalho da indústria está aquecido no curto prazo. Quando o mercado de trabalho se aquece, aumenta o número de desligamentos voluntários, pois os trabalhadores procuram trocar de emprego em busca de uma maior remuneração. Este maior fluxo de trabalhadores, entrando e saindo das empresas, eleva a taxa de rotatividade. Em períodos recessivos, ao contrário, diminuem tanto as contratações como os desligamentos voluntários, e elevam-se as demissões por iniciativa do empregador.
  • É uma simples questão de lógica:

     

    Se o colaborador optou por sair do emprego, é porque ele tinha opções de emprego no mercado.

    Logo, o contrário, "Poucas alternativas de emprego ou altas taxas de desemprego afetam a taxa de rotatividade de uma organização."

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs


ID
65590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao comportamento
organizacional.

Segundo a teoria da eqüidade de Adams, as pessoas são motivadas a alcançar uma situação de justiça ou igualdade em suas relações com outras pessoas e com as organizações onde trabalham. Essa procura pela igualdade inclui o uso de mecanismos como mudança nas contribuições que o indivíduo oferece à organização e abandono temporário ou definitivo da situação.

Alternativas
Comentários
  • Esta teoria se manifesta e se baseia no critério que as pessoas têm sobre a recompensa que recebem em comparação com as recompensas que as outras pessoas recebem pelo mesmo serviço ou pelos mesmos resultados.Nesse sentido, Stacy Adams diz: “Na teoria da equidade, a motivação, o desempenho e a satisfação de um funcionário depende da avaliação subjetiva que ele faz das relações entre sua própria razão de esforço – recompensa e a razão de esforço – recompensa dos outros em situações parecidas”.As comparações podem ser sobre aspectos diversos como o salário ou outros.Tenhamos em conta que as pessoas são diferentes como também o são as maneiras e os métodos utilizados para analisar um aspecto em especial.Segundo esta teoria, quando uma pessoa entende que se cometeu uma injustiça com ela, aumenta a tensão e a maneira de resolver a situação é mudando de comportamento.
  • CERTO

    Também conhecida como Teoria da Comparação Social ou Teoria da Justiça Organizacional, a Teoria da Equidade afirma que as pessoas estão sempre fazendo comparações, no intuito de verificar se as retribuições (recompensas/benefícios/remuneração) oferecidas pela empresa estão sendo compatíveis com os seus esforços (contribuições/resultados/entregas).

    Isto é, o funcionário busca entender o que ele recebe da empresa (retribuições) em troca do que ele oferece à empresa (esforços); a partir disso ele cria a sua relação retribuições-esforços. Depois, ele faz comparações entre a sua relação “retribuições-esforços” com a relação “retribuiçõesesforços” de outras pessoas.

    Simplificando, o funcionário faz comparações entre seu trabalho e o trabalho dos outros.


ID
65593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao comportamento
organizacional.

De acordo com a teoria de fixação ou estabelecimento de metas, de Locke e Latham, o comportamento do ser humano é motivado por suas intenções e objetivos, e a motivação e o desempenho são, em parte, influenciados pela auto-eficácia do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • ErradoNa minha opnião o erro da questão está em dizer que "...a motivação e o desempenho são, em parte, influenciados pela auto-eficácia do indivíduo." Se uma pessoa é auto-eficaz isso não a vai deixá-la necessariamente mais motivada e com um melhor desempenho. No entanto, se uma pessoa é motivada e tem um bom desempenho isso vai torná-la mais auto-eficaz. Será que é isso? Alguém tem outra opnião?
  • Na verdade esta parte que a colega comentou faz parte de outra teoria a da autoeficácia, por isso esta errado.

    A teoria da autoeficácia prevê que o nível de confiança do indivíduo em suas habilidades é um forte motivador e regulador de seus comportamentos

  • Entendo que o erro está em dizer que é motivado pelas intençoes.

    Salgado (2005) aponta que esta teoria está baseada na influência que a fixação de metas exerce sobre o desempenho e que para ela:
    a) as metas específicas aumentam o desempenho;
    b) quando aceitas, as metas difíceis promovem alto desempenho; e,
    c) um "feedback" sobre as metas resulta em melhor desempenho.
    Para Gondim e Silva (2004), de acordo com essa teoria, as metas variam em conteúdo e intensidade, sendo classificadas, de acordo com o conteúdo em fáceis ou difíceis, específicas ou gerais e simples ou complexas e quanto à intensidade se apresentam conforme a percepção da importância do comprometimento com a meta. Esses autores indicam que, segundo pesquisas realizadas, de acordo com o conteúdo, as metas especificadas de forma clara constituem os verdadeiros fatores que motivam o comportamento humano no trabalho. Entretanto, para eles, não basta apenas especificar as metas a serem atingidas e solicitar a alguém que dê o melhor de si para alcançá-Ias; é preciso, além disso, que a pessoa as valorize, as perceba como desafiadoras e difíceis de serem conquistadas.
    Além disso, esse autor observa que a relação metas/desempenho pode ser influenciada, também, por três outros fatores:
    a) comprometimento com a meta, já que esse comprometimento fará com que o indivíduo não a reduza ou a abandone;
    b) auto-eficácia adequada, que se refere à convicção do indivíduo de que ele é capaz de executar uma tarefa;
    c) cultura nacional, já que essa teoria é condicionada pela cultura.

    http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/4403/motivacao_organizacoes_washington.pdf?sequence=1
  • Gente, não dá para justificar o injustificável! O CESPE errou a referida questão, não alterou o gabarito, mas nem por isso devemos reproduzir uma assertiva equivocada, tentando legitimá-la! Transcrevo trechos da obra de Idalberto Chiavenato: Comportamento Organizacional, 2ª Ed:


    "Para Edwin Locke, a intenção de lutar pelo alcance de um objetivo constitui a maior fonte de motivação. O objetivo sinaliza à pessoa o que precisa ser feito e quanto esforço ela terá de despender para o seu alcance. Assim surgiu a teoria da definição de objetivos para avaliar o impacto da especificação do objetivo, o desafio e a retroação sobre o desempenho das pessoas." 
    Valida-se, portanto, que intenções e objetivos motivam e que influenciam no desempenho! Passemos para outro trecho da obra que referenda a auto-eficácia como vertente da teoria:

    "A pessoa trabalha melhor quando recebe retroação quanto ao seu progresso em relação ao objetivo, o que a ajuda a perceber a distância entre o que está fazendo e o que deve fazer para o alcance do objetivo. Quando a retroação é auto-gerenciada - a pessoa consegue por si própria monitorar seu desempenho e progresso -, ela é mais poderosa do que a retroação obtida por meio de fonte externa. A auto-eficácia significa a convicção íntima de que a pessoa é capaz de realizar determina tarefa que lhe foi confiada. Quanto maior a auto-eficácia, tanto maior a confiança de que a tarefa será realizada com êxito."

    Valida-se, portanto, que a auto-eficácia é sim utilizada pela teoria de estabelecimento de objetivos e que ela influencia no desempenho e na motivação das pessoas, em partes. Parcialmente, porque não suficiente para definir a motivação. Segundo a teoria mencionada, o que também defende Chiavenato em sua obra, há outros elementos que também podem ser utilizados para motivar: dinheiro; definição de objetivos; participação na tomada de decisões (o que Robbins defende que depende de cada caso, pois em geral isso procede, mas há contextos em que não ocorre); redesenho de cargos e tarefas.


    Pelos motivos expostos, não vejo razão que embasem a defesa dessa questão!!!!!! CESPE sendo CESPE...
  •  

    A questão começa falando da teoria do estabelecimento de metas, de Locke e Latham, e termina falando da teoria da auto-eficácia, de Bandura. Veja:

     

    → "De acordo com a teoria de fixação ou estabelecimento de metas, de Locke e Latham, o comportamento do ser humano é

         motivado por suas intenções e objetivos...

         OK! Sobre a Teoria do estabelecimento de metas: "O princípio básico dessa teoria diz que o comportamento das pessoas é motivado

         por intenções e objetivos [...]"

         (RIBAS, A.; SALIM, C. Gestão de Pessoas para Concursos. S/L: Alumnus, 2013, p. 445).

     

    → e a motivação e o desempenho são, em parte, influenciados pela auto-eficácia do indivíduo."

         NÃO! Sobre a Teoria da auto-eficácia: "Pessoas com grande autoeficácia acreditam ser capazes de realizar tarefas e serão motivadas a

         aplicar o esforço necessário para isso. De acordo com essa teoria, a motivação para uma tarefa está relacionada ao fato de a pessoa

         acreditar ou não que é capaz de concluí-la com sucesso. Uma das formas em que a grande autoeficácia se desenvolve é pelo sucesso

         [desempenho]".

         (Ibidem)

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • A teoria da fixação de metas não tem nada de auto-eficácia, ela funciona como um ciclo motivacional:

    DESEJO intenção baseada nos valores pessoais;

    METAS ação;

    DESEMPENHO satisfação alcançada com os resultados do desempenho;

    FEEDBACK reorientação dos desejos / metas / desempenho.

    A questão misturou a teoria da fixação de metas com a teoria da auto eficácia.

    Teoria da Fixação de Metas/objetivos: (Edwin Locke e Gary Latham). 

    O princípio básico dessa teoria diz que o comportamento das pessoas é motivado por suas intenções e seus objetivos, que podem estar intimamente relacionados a comportamentos específicos. 

    As metas de uma pessoa são o principal determinante da motivação relacionada à tarefa, visto que as metas dirigem os pensamentos e as ações.

    A Teoria da Auto-Eficácia: (Bandura) 

    preocupa-se em estudar como a crença das pessoas em suas próprias habilidades pode afetar o seu comportamento. Pessoas com grande auto-eficácia acreditam ser capazes de realizar tarefas e serão motivadas a aplicar o esforço necessário para isso. 

    De acordo com essa teoria, a motivação para uma tarefa está relacionada ao fato de a pessoa acreditar ou não que é capaz de concluir a tarefa com sucesso. 

    ERRADA


ID
65596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao campo de atuação da psicologia em organizações e
trabalho, julgue os itens seguintes.

A psicologia do trabalho estuda temáticas como desemprego, saúde e estresse no trabalho, enquanto a psicologia organizacional, como campo de atuação, estuda assuntos como motivação, satisfação, poder, conflito e liderança em organizações.

Alternativas
Comentários
  • Psicologia do trabalho é uma ramificação da Psicologia que abrange as áreas de Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho e das Empresas e Gestão de Recursos Humanos.
  • Novamente a necessidade de diferenciação de Psicologia do Trabalho (POT) e Psicologia Organizacional. 

    Vai uma breve tentativa de diferenciação entre tais abordagens e a antiga Psicologia Industrial segundo Campos (2008):


    "Em uma tentativa de esclarecimento, Campos (2008) apresenta as principais diferenças de atuação nas três áreas nomeadas acima. Para ele, o psicólogo industrial tinha o foco em recrutamento e seleção, especialmente com o auxílio dos testes psicológicos, e preocupavasse com a produção..."

    Importante observação, segundo o autor,  para o psicologo industrial não é foco de estudos a relações entre os funcionários e a empresa e entre os grupos de funcionários, estas relações não eram observadas

    A atuação do psicólogo organizacional, para o autor, ainda era direcionada para o aumento da produtividade e da eficiência, além das avaliações das habilidades dos funcionários. Esses profissionais ainda não tinham uma clareza quanto à visão do homem nas organizações, tampouco o próprio conceito de trabalho. 

    Já o psicólogo do trabalho tem como principal objetivo compreender esse homem que trabalha e as implicações do seu trabalho no cotidiano e resgatar a dignidade humana nas relações trabalhistas."


ID
65599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao campo de atuação da psicologia em organizações e
trabalho, julgue os itens seguintes.

O domínio da psicologia organizacional e do trabalho compreende vários níveis de análise e de intervenção. O nível contextual ou ambiental é aquele que trata de variáveis do entorno da organização, como mudanças tecnológicas, políticas, sociais, econômicas. Variáveis desse nível afetam o desempenho da organização, mas não afetam o desempenho de indivíduos.

Alternativas

ID
65602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao campo de atuação da psicologia em organizações e
trabalho, julgue os itens seguintes.

Descrever as ações de um auxiliar de enfermagem, como, por exemplo, lavar as mãos antes de manusear seringas e medicamentos, explicar ao paciente o procedimento e aplicar injeção no paciente é exemplo de resultado típico de uma abordagem de análise de tarefas orientada à pessoa.

Alternativas
Comentários
  • Errado Este seria um exemplo de uma abordagem de análise de tarefas orientada ao trabalho. 1 - A abordagem orientada ao trabalho refere-se à tarefa e fornece informações sobre a natureza das tarefas realizadas no trabalho. - Uma maneira de realizar este tipo de análise de trabalho é descrever as tarefas realizadas ou fornecer características da tarefa para que se possa fazer comparações. 2- A abordagem orientada à pessoa refere-se às características do funcionário. - Fornece uma descrição dos atributos, das características ou dos CHAOs (conhecimentos, habilidades, aptidões, outras características pessoais) necessários para que uma pessoa desenvolva, com sucesso, um determinado trabalho. Fonte:http://www.sosestudante.com/administracao/psicologia-nas-organizacoes-de-paul-e.-spector-2.html
  • abordagem à pessoa          características da pessoa

    abrodagem ao cargo     trabalho a fazer


ID
65605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao campo de atuação da psicologia em organizações e
trabalho, julgue os itens seguintes.

A técnica dos incidentes críticos é utilizada na construção de itens de escalas de avaliação de desempenho porque possibilita ao avaliador realizar o trabalho do avaliado e colocar-se no lugar dele.

Alternativas
Comentários
  • Errado MÉTODOS DOS INCIDENTES CRÍTICOS É um método de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) , que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou negativos (fracasso), ou seja, se preocupa com os desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos. Cada fator de avaliação do desempenho é transformado em incidentes críticos ou excepcionais, para avaliar os pontos fortes e fracos de cada funcionário. Acessado em:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/avaliacao-do-desempenho-por-competencias/23428/
  • A técnica dos incidentes críticos é um método que visa formular as exigências para um eficaz desempenho no trabalho. Consiste em analisar incidentes relatados por pessoas qualificadas para julgamento sobre a eficiência de determinado trabalho e, a partir da análise destes incidentes, extrair comportamentos eficientes ou não para o objetivo do trabalho. Portanto, é um método indireto de análise do trabalho, que permite o registro de comportamentos específicos, favorecendo observações e avaliações de forma sistematizada.

    DELA COLETA preconiza sete passos que devem ser empregados quando da utilização da técnica dos incidentes críticos com a finalidade de análise do trabalho:
    a) determinação dos objetivos da atividade que se deseja estudar; b) elaboração das questões a serem apresentadas aos sujeitos que deverão fornecer os incidentes críticos da atividade em estudo; c) delimitação da população ou amostra dos sujeitos a serem entrevistados; d) coleta dos incidentes críticos; e) análise do conteúdo dos incidentes coletados, buscando isolar os comportamentos críticos emitidos; f) agrupamento dos comportamentos críticos em categorias mais abrangentes; g) levantamento de freqüências dos comportamentos positivos e/ou negativos que vão fornecer, posteriormente, uma série de indícios para identificação de soluções para situações problemáticas.

    Fonte: http://gepecopen.eerp.usp.br/files/artigos/Artigo50fin.pdf

  • A afirmativa talvez tente confundir incidentes críticos com instrução ao sósia.


ID
65608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao campo de atuação da psicologia em organizações e
trabalho, julgue os itens seguintes.

A entrevista individual é um procedimento apropriado para analisar tarefas cognitivamente complexas e de ciclo longo. Na análise do trabalho de um cirurgião, por exemplo, bastaria realizar entrevistas com alguns deles, para que fossem recolhidas informações necessárias para se descrever detalhadamente o seu trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Errei essa, mas acredito que basta o acesso a descrição do cargo que a organização possui.

     

    Veja essa questão:

    (Cespe/TJ-AL/Analista Judiciário/2012 – Adaptada) A descrição de cargo é um processo de enumeração de tarefas ou atribuições que compõem o cargo; assim, permite a diferenciação entre os cargos existentes na organização.
    GAB: certo.

    (RIBAS & SALIM, 2013, p. 126).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
65611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rosa chegou ao psicólogo por indicação do
psiquiatra, que a diagnosticou como portadora de depressão
severa. Com choros incontidos, ela relata não conseguir
dormir nem com os remédios, nem comer, muito cansaço
físico, muitas dores de cabeça, e dores de estômago, com
ideações suicidas. Rosa associa todos esses sintomas às
dificuldades que vem vivendo em seu trabalho, onde é
gerente de operações, devido às humilhações a que seu
chefe a submete, desautorizando suas ordens e decisões,
gritando com ela na presença de colegas e subordinados.
Rosa diz tentar entender e melhorar suas ações no trabalho,
mas sente que a cada sugestão sua corresponde uma
oposição do chefe, sempre a desqualificando. Relata não ter
mais vontade de trabalhar, porém necessita do salário para
manter sua família e sua faculdade. Diz achar tudo muito
injusto, pois sempre se dedicou inteiramente ao trabalho.
Sem interrupção, estava na empresa de domingo a domingo,
fazendo com o maior entusiasmo suas funções e também as
de outros, quando faltavam ou por outras necessidades.
Tinha muito orgulho de seu trabalho, muita vontade de
produzir, de ser eficiente, e grande admiração por seu chefe,
considerando-o uma pessoa de muita garra. Era sempre
falante, ativa, expressava-se muito, defendia seus colegas.
Para Rosa, seu chefe tentava se livrar dela, mas talvez não
quisesse lhe pagar seus direitos, forçando-a a se demitir.
Rosa diz se sentir fraca, não conseguindo se defender,
querendo apenas se isolar. Se realmente pudesse, não
voltaria mais ao trabalho, de tão envergonhada em relação
aos colegas.
Julgue os próximos itens, considerando o caso hipotético
acima sob a ótica da questão específica do assédio moral
como sofrimento no trabalho.

A noção de assédio moral é uma noção subjetiva que tem origem em procedimentos que destroem a identidade e a auto-estima da pessoa. Trata-se de atitudes antiéticas inadmissíveis. No caso de Rosa, o assédio provém de seu superior hierárquico que utiliza uma gestão perversa, ao tratar Rosa como um objeto de uso, quando o interessa, e depois, de descarte, quando ele não precisa mais dela.

Alternativas
Comentários
  • Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
  • Humm, para mim não está explícito no texto que o chefe dela a trata como um objeto de uso, quando o interessa. O texto informa que ela se dedica demasiadamente ao trabalho porque gosta, enão porque o chefe dela solicita que ela trabalhe de domingo a domingo.O texto informa também que o seu chefe sempre a desqualifica. A postura dele é de quem sempre não precisa dela.Será que caberia recurso? :)

ID
65614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rosa chegou ao psicólogo por indicação do
psiquiatra, que a diagnosticou como portadora de depressão
severa. Com choros incontidos, ela relata não conseguir
dormir nem com os remédios, nem comer, muito cansaço
físico, muitas dores de cabeça, e dores de estômago, com
ideações suicidas. Rosa associa todos esses sintomas às
dificuldades que vem vivendo em seu trabalho, onde é
gerente de operações, devido às humilhações a que seu
chefe a submete, desautorizando suas ordens e decisões,
gritando com ela na presença de colegas e subordinados.
Rosa diz tentar entender e melhorar suas ações no trabalho,
mas sente que a cada sugestão sua corresponde uma
oposição do chefe, sempre a desqualificando. Relata não ter
mais vontade de trabalhar, porém necessita do salário para
manter sua família e sua faculdade. Diz achar tudo muito
injusto, pois sempre se dedicou inteiramente ao trabalho.
Sem interrupção, estava na empresa de domingo a domingo,
fazendo com o maior entusiasmo suas funções e também as
de outros, quando faltavam ou por outras necessidades.
Tinha muito orgulho de seu trabalho, muita vontade de
produzir, de ser eficiente, e grande admiração por seu chefe,
considerando-o uma pessoa de muita garra. Era sempre
falante, ativa, expressava-se muito, defendia seus colegas.
Para Rosa, seu chefe tentava se livrar dela, mas talvez não
quisesse lhe pagar seus direitos, forçando-a a se demitir.
Rosa diz se sentir fraca, não conseguindo se defender,
querendo apenas se isolar. Se realmente pudesse, não
voltaria mais ao trabalho, de tão envergonhada em relação
aos colegas.
Julgue os próximos itens, considerando o caso hipotético
acima sob a ótica da questão específica do assédio moral
como sofrimento no trabalho.

Algumas pessoas têm maior sensibilidade ao assédio moral, como pode ser o caso de Rosa, haja vista que a situação relatada não demonstra gravidade. A queixa de Rosa permite concluir que ela não é suficientemente forte ou adaptada ao mundo do trabalho atual, o qual exige que se trabalhe cada vez mais e em condições psicologicamente mais duras.

Alternativas

ID
65617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rosa chegou ao psicólogo por indicação do
psiquiatra, que a diagnosticou como portadora de depressão
severa. Com choros incontidos, ela relata não conseguir
dormir nem com os remédios, nem comer, muito cansaço
físico, muitas dores de cabeça, e dores de estômago, com
ideações suicidas. Rosa associa todos esses sintomas às
dificuldades que vem vivendo em seu trabalho, onde é
gerente de operações, devido às humilhações a que seu
chefe a submete, desautorizando suas ordens e decisões,
gritando com ela na presença de colegas e subordinados.
Rosa diz tentar entender e melhorar suas ações no trabalho,
mas sente que a cada sugestão sua corresponde uma
oposição do chefe, sempre a desqualificando. Relata não ter
mais vontade de trabalhar, porém necessita do salário para
manter sua família e sua faculdade. Diz achar tudo muito
injusto, pois sempre se dedicou inteiramente ao trabalho.
Sem interrupção, estava na empresa de domingo a domingo,
fazendo com o maior entusiasmo suas funções e também as
de outros, quando faltavam ou por outras necessidades.
Tinha muito orgulho de seu trabalho, muita vontade de
produzir, de ser eficiente, e grande admiração por seu chefe,
considerando-o uma pessoa de muita garra. Era sempre
falante, ativa, expressava-se muito, defendia seus colegas.
Para Rosa, seu chefe tentava se livrar dela, mas talvez não
quisesse lhe pagar seus direitos, forçando-a a se demitir.
Rosa diz se sentir fraca, não conseguindo se defender,
querendo apenas se isolar. Se realmente pudesse, não
voltaria mais ao trabalho, de tão envergonhada em relação
aos colegas.
Julgue os próximos itens, considerando o caso hipotético
acima sob a ótica da questão específica do assédio moral
como sofrimento no trabalho.

O assédio moral é um péssimo negócio para as empresas, pois causa perda de produtividade. Para que as pessoas trabalhem bem e produzam, precisam ter um ambiente de trabalho saudável. O assédio moral custa caro para as vítimas, porque são obrigadas a se tratar, para a sociedade, porque as pessoas ficam doentes e impedidas de trabalhar, e para as empresas, porque causa absenteísmo e grande desmotivação.

Alternativas