SóProvas


ID
165442
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sócrates encontra-se em viagem por um distante e estranho país, formado por apenas duas aldeias, uma grande e outra pequena. Os habitantes entendem perfeitamente o português, mas falam apenas no idioma local, desconhecido por Sócrates. Ele sabe, contudo, que os habitantes da aldeia menor sempre dizem a verdade, e os da aldeia maior sempre mentem. Sabe, também, que "Milango" e "Nabungo" são as palavras no idioma local que significam "sim" e "não", mas não sabe qual delas significa "sim" e nem, conseqüentemente, qual significa "não". Um dia, Sócrates encontra um casal acompanhado de um jovem. Dirigindo-se a ele, e apontando para o casal, Sócrates pergunta:

- Meu bom jovem, é a aldeia desse homem maior do que a dessa mulher? - Milango -, responde o jovem. - E a tua aldeia é maior do que a desse homem? -, voltou Sócrates a perguntar. - Milango -, tornou o jovem a responder. - E, dize-me ainda, és tu da aldeia maior? - perguntou Sócrates. - Nabungo -, disse o jovem.

Sócrates, sorrindo, concluiu corretamente que

Alternativas
Comentários
  •  Vamos supor primeiramente que o jovem seja da aldeia menor, logo somente falaria a verdade. Vejamos se suas respostas seriam possíveis.

    A chave da questão é começar pela 3a questão: "Jovem, és tu da aldeia maior?"

    Ora, se supomos de início que o jovem é da aldeia menor que somente fala a verdade, a resposta deveria ser "Não", logo Nabungo = Não e Milango =Sim, segundo este paradigma.

    Analisemos as outras respostas:

    A: "É a aldeia desse homem maior do que a dessa mulher?" - Milango = SIM => Homem deve ser da aldeia grande e a mulher da aldeia pequena

    B: "É a tua aldeia é maior do que a desse homem?" - Milango = SIM => A aldeia do jovem (que pela nossa premissa inicial seria da aldeia menor) é maior do que a aldeia do homem ! Mas, tanto da resposta A, quanto da premissa inicial do jovem ser da menor aldeia, esta resposta não é possível, logo o jovem não pode ser da aldeia Menor.

    Da conclusão anterior, temos então que Jovem é da aldeia Maior => Jovem somente fala mentira => NABUNGO = "Não" (jovem mentiria que é da Aldeia maior) => MILANGO = "SIM"

    Analisando as outras respostas:

    A: "É a aldeia desse homem maior do que a dessa mulher?" - Milango = SIM => Mentira! A aldeia do Homem é menor ou é mesma da mulher

    B: "É a tua aldeia é maior do que a desse homem?" - Milango = SIM => Mentira! A aldeia do Homem precisa ser grande!

     Da conclusão B, que o Homem também vem da mesma aldeia do jovem, podemos voltar para a 1a pergunta A e concluir, que para que seja também mentira a resposta do jovem, a Mulher também deve vir da mesma aldeia do Homem, ou seja, também da aldeia grande!

    Resumindo, o jovem somente fala mentira (ele é da aldeia grande), e tanto o homem quanto a mulher também pertencem a aldeia grande => Alternativa (E)

     
  • RESPOSTA LETRA E

    A dica nessa questão é começar a responder primeiro a ultima pergunta

    Jovem,és tu da aldeia maior (ou seja, jovem, és tu um mentiroso?)

    Perceba que a unica resposta possível é NÃO ,pois um mentiroso nao pode afirmar que é mentiroso OU ele está falando a verdade , realmente send.o um cara verdadeiro.Logo, Nabungo é não.Sendo assim,Milango é sim.



    Retomando as 2 perguntas anteriores e considerando milango como sim, teremos que:

    ALDEIAmulher < ALDEIAhomem

    ALDEIAhomem < ALDEIAjovem

    Perceba que tais afirmações sao falsas, visto que existem apenas duas aldeias.Logo, se existe alguma incoerência, é porque o jovem mentiu.

    Lembre-se de que o enunciado diz que o cara OU SEMPRE MENTE OU SEMPRE DIZ A VERDADE.

    Com isso , podemos afirmar que ambas afirmativas são falsas e o jovem é da aldeia MAIOR (a aldeia mentirosa)

    Com ALDEIAhomem < ALDEIAjovem  sendo uma mentira , é possivel afirmar que ambos são da mesma aldeia, neste caso a aldeia MAIOR.

    Com ALDEIAmulher < ALDEIAhomem sendo uma mentira , e já sabendo que o homem e o jovem são da aldeia MAIOR, é possível afirmar que a mulher é a mesma aldeia que o homem e, com isso, que ela é da aldeia MAIOR
  • Agora entendi!!!!  

  • Excelente questão! Fácil, quando se conhece o método, mas não deixa de ser criativa no cenário e no diálogo, não sei se sou só eu, mas fico imaginando os lugares, personagens e diálogos nessas questões.

  • 3ª pergunta: Jovem, você é da almeia maior?

    Após concluirmos, pela 3ª pergunta, que Nabungo significa NÃO,

    logo,

    podemos concluir que o jovem não pode ser da almeia menor (não pode falar a verdade),

    pois,

    como sua resposta à 3ª pergunta foi NÃO, e se ele fosse da MAIOR, ele mentiria, e então sua resposta "não" seria falsa... ou seja, corresponderia a um SIM.