SóProvas


ID
165604
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito da estabilidade dos servidores públicos e dos membros do Ministério Público da União (MPU) com base na Constituição Federal e legislação correspondente, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Item a) Incorreto. Além da diferença no lapso temporal existe a diferença que os servidores públicos adquirem estabilidade (em 3 anos, art. 21, 8.112 e art. 41, CF/88 emenda nº19) enquanto os Membros do MPU adquirem vitaliciedade (em 2 anos – art. 17, I, LC 75/93)

    Item b) Incorreto. Haverá demissão tanto para servido público estável (art. 132, Lei 8112 e art. 41, § 1º, CF/88) quanto para Membro do MPU vitalício (art. 71, I, LC 75/93 - por sentença judicial transitada em julgado);

    Item c) Incorreto. A vitaliciedade é atributo apenas dos Membros do Ministério Público (conforme explicação dada para o item “a”).

    Item d) Correto. É o que dispõe o caput do art. 41 da CF/88: São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    Item e) Incorreto. Contraria o art. 17, I, da LC 75/93: I - vitaliciedade, após dois anos de efetivo exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado
  • d) São estáveis os servidores públicos federais após 3 anos de efetivo exercício.
    Servidores públicos.. será que são todos os servidores públicos que atingem a estabilidade? Ou só os de cargo efetivo? 
    Creio que a alternativa está errada pelo fato de generalizar.
  • GABARITO: LETRA D

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    FONTE: CF 1988