SóProvas


ID
1656646
Banca
FUNCAB
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A responsabilidade civil do Estado e sta rá caracterizada mesmo que inexista:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 37 § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

  • DEVE HAVER DOLO OU CULPA... ENTÃO PODE NÃO HAVER CULPA, DESDE QUE HAJA DOLO!!

  • Partindo da interpretação do art. 37, § 6º, da CF, o STF consagrou o entendimento de que são os seguintes requisitos que compõem a responsabilidade civil no Brasil:

    (a) dano; (b) alteridade do dano; (c) nexo causal; (d) ato estatal; (e) ausência de causa excludente da responsabilidade estatal.

    Veja que a culpa ou o dolo não está entre os requisitos, pois Brasil não adota a teoria da culpa.

    Prof. Daniel Mesquita - Estratégia.

  • sendo resp objetiva do ESTADO, independerá de culpa. Muito cuidado, pois mesmo a responsabilidade do estado sendo objetiva, a regressiva contra o servidor dependerá de culpa.

  • Bom. O Estado também responde por omissão. Nesse caso, a responsabilidade passa a ser subjetiva e depender da análise da culpa.

  • Comentário do Leonardo Brunassi está errado,não necessidade de culpa ou dolo na responsabilidade objetiva.

     

  • GABARITO: D

    Art. 37. § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.