SóProvas


ID
1657183
Banca
FUNCAB
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O instrumental para transformar dados brutos em conhecimento que se constituem componentes do documento eletrônico arquivístico e em instrumentos para sua análise diplomática denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Algumas definições sobre metadados:

    Ainda sobre a imprecisão do termo metadado, Ikematu(2001) considera que" sua própria definição não é um consenso, gerando alguma confusão". Ikematu,a título de ilustração, apresenta as seguintes definições:

    - Metadados são dados que descrevem atributos de um recurso. Eles suportam um número de funções: localização, descoberta, documentação, avaliação, seleção etc.

    - Metadados fornecem o contexto para entender os dados através do tempo.

    - Metadado é dado associado com objetos que ajuda seus usuários potenciais a ter vantagem completa do conhecimento de sua existência ou características.

    - Metadado é  o instrumental para transformar dados brutos em conhecimento.

    Fonte: Rondinelli, Rosely Curi. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos:uma abordagem teórica da diplomática arquivística contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. Pág. 60

  • Gabarito letra E

  • Os metadados são imprescindíveis para assegurar autenticidade, compreensão e uso dos documentos digitais. Os dados descrevem como a informação foi registrada (hardware, software, formato,linguagem,estruturadedados) e identificam o documento (autor,data,assunto, hora transmissão etc.). (Valentini, Renato - página 219)

  • Metadados
    Dados estruturados e codificados, que descrevem e permitem acessar, gerenciar, compreender e/ou preservar outros dados ao longo do tempo.

     

    Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005).

  • O QUE SÃO METADADOS?

     

    Os metadados são marcos ou pontos de referência que permitem circunscrever a informação sob todas as formas, pode se dizer resumos de informações sobre a forma ou conteúdo de uma fonte.


    * O prefixo “Meta” vem do grego e significa “além de”. Assim Metadados são informações que acrescem aos dados e que têm como objectivo informar-nos sobre eles para tornar mais fácil a sua organização.

    Os metadados têm tradicionalmente sido vistos como separados do núcleo duro da informação, ou seja a que está relacionada com as transacções de negócio. O que não quer dizer que não sejam importantes. Definições e regras de negócio, detalhes de segurança, informação de domínios, tags XML são metadados.

    Desde tempos antigos que esse tipo de informação é usada para classificar, organizar e pesquisar. Na antiga Suméria as placas de argila eram identificadas por fios coloridos conforme o tipo e arrumadas em prateleiras com indicações escritas ao lado. Os escribas romanos atavam molhos de documentos relacionados, etiquetavam-nos e penduravam-nos do tecto!

    O que agora é diferente é que a informação é electrónica, dispersa e cresce a uma velocidade exponencial.
    altComo e onde se usa?

    Exemplo de metadados no universo da gestão de arquivos baseada em papel: localização física, n.º de caixa, etiqueta de pasta, sistema de classificação. No mundo da imagem documental podem incluir tipo de documento, data, entidades com que se relaciona. Exemplos para a gestão documental poderiam ser autor, data, assunto, tipo de documento, n.º de versão.

    A sua utilização estende-se no entanto a outros campos além da gestão documental. Por exemplo a tecnologia conhecida por “data warehouse” consiste em extrair e consolidar dados de múltiplas fontes numa base de dados que possa ser consultada de várias maneiras pelos utilizadores com ferramentas de suporte à decisão. Os metadados são neste contexto um instrumento essencial para a gestão do repositório e incluem informações como lista de conteúdo, origem dos dados, transformações (como filtragens ou cálculos efectuados na transferência para a localização actual), versão, modelos de dados, etc.

     

    http://www.metadados.pt/oquesaometadados

     

    LETRA E

  • São dados estruturados que descrevem e permitem encontrar, gerenciar, compreender e/ou preservar documentos arquivísticos ao longo do tempo, ou seja, "são dados sobre dados", são dados que permitem acessibilidade a outros dados, são metadados.

    Em outras palavras, os metadados se associam aos dados, estes brutos até então, e permitem que estes sejam compreendidos e analisados pela Diplomática.

    Gabarito do professor: Letra "E"
  • e-

    Metadados sao dados dos dados. Sao meios de situa-los em um banco de dados. Ontologia é uma especificação explicita de um conceito, uma teoria logica acerca de um vocabulatio formal p/ compreender o mundo real.