SóProvas


ID
1659190
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Numa reunião de veteranos, compareceram 100 pessoas, todas com menos de 80 anos. Nesse caso, o que NÃO podemos afirmar com certeza é que pelo menos duas pessoas entre as reunidas:

Alternativas
Comentários
  • A probabilidade de acontecer a ocasião da alternativa B) é a menor de todas.

  • Alguém tem alguma explicação matemática? Pois eu fui por probabilidade pensando mentalmente, mas não fiz nenhum cálculo.

  •  

     

     

     

    São apenas 24hrs por dia, mas compareceram 100 pessoas. Ora, como não posso afirmar que há 2 pessoas entre as reunidas que nasceram na mesma hora do dia se 100/24 = 4,XX? Poderia afirmar que no há mínimo 4 pessoas que nasceram na mesma "HORA DO DIA".

     

    Se tivessem citado minutos, aí não seria possível afirmar, mas quanto a horas posso afirmar com toda certeza que há pelo menoa 4 pessoas que nasceram na mesma hora do dia.

  • Achoo que a banca esqueceu que tinha um " NÃO " na pergunta, pois essa é a única afirmativa que pode ser afirmada com certeza.

    O dia tem 24 horas. Se cada pessoa nasce em uma hora diferente, a partir da 25ª pessoa já existem pelo menos 2 que nasceram na mesma hora do dia. 

    Sobre as outras alternativas

     

    a) são 365 dias no ano. as 100 podem ter nascido em dias diferentes. 

    c) A questão não fala que elas têm idades diferentes, logo, pode ser que todas tenham 79 anos. 

    d) mesmo raciocínio da C

    e) 1 ano tem 12 meses. 9 anos tem 108 meses. se cada pessoa nascesse em um mês diferente, um espaço de 10 anos já seria suficiente para distribuí-las. Logo, não dá pra afirmar que 2 nasceram no mesmo ano e mês.

  • Algumas questões de Raciocínio Lógico da QUADRIX são, ou notoriamente mal formuladas, ou tão bem boladas que apenas 1% consegue enxergar uma solução lógica. Na minha opinião, nestas questões, o enunciado só deve fazer sentido na cabeça de quem o formulou.

     

    O meu raciocínio é o seguinte:

     

    São 100 pessoas, com menos de 80 anos. Se eu tentar considerar que cada uma tem uma idade diferente, sendo {1, 2, 3, 4,..., 80} anos, chegarei à conclusão de que 20 pessoas nasceram no mesmo ano que outras. Esta é a única conclusão que podemos chegar com certeza. Para esse subconjunto de 20 pessoas, se considerarmos que cada uma nasceu em um ano diferente, elas compartilharão idade com pelo menos uma outra pessoa das 80 remanescentes. Neste caso, não posso dizer que, entre as pessoas que compartilham o ano de nascimento, elas obrigatoriamente compartilham o mesmo mês de nascimento. Por outro lado, se eu considerar que no subgrupo de 20 pessoas, TODAS tenham a mesma idade, obrigaoriamente, 8 delas terão data de nascimento repetida com outra pessoa. Mas não posso afirmar com CERTEZA que este é o caso. Letra E ambigua.

     

    Raciocinio similar pode ser feito para a letra A. As alternativas C e D também são ambíguas: como demonstrado acima, as 20 pessoas que sobraram, podem tanto ter idades entre 1 e 20 (letra C correta e D falsa), entre 60 e 80 (D correta e C falsa) ou aleatoriamente no intevalo de 1 a 80 (C e D verdadeiras).

     

    A letra B pra mim só faz sentido como correta se o termo HORA puder ser substituída pelo termo HORÁRIO, ou seja, abranger hora, minuto e segundo. Neste caso, teríamos 24*60*60 = 86400 possibilidades diferentes, o que é mais do que suficiente para servir os 100 membros do grupo.

     

    Se considerarmos apenas a hora, teremos 24 possibilidades, e com certeza teremos vários integrantes com hora de nascimento repetida. Nesse caso o enunciado deveria dizer " ... o que PODEMOS afirmar com certeza é que pelo menos duas pessoas entre as reunidas: "

     

    Na minha opinião essa questão foi mal formulada. Não consigo compreender solução para ela.

  • Princípio da casa dos pombos.