SóProvas


ID
1659589
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O município de Pontal d'Areia, após o devido procedimento licitatório, realiza contrato de concessão comum com a empresa Acme Corporation para a prestação de serviços públicos. Acerca de tal contrato, é correto afirmar que  

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 38. A inexecução total ou parcial do contrato acarretará, a critério do poder concedente, a declaração de caducidade da concessão ou a aplicação das sanções contratuais, respeitadas as disposições deste artigo, do art. 27, e as normas convencionadas entre as partes.


    IV - a concessionária perder as condições econômicas, técnicas ou operacionais para manter a adequada prestação do serviço concedido;

  • E) ENCAMPAÇÃO que é a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização.

  • Em relação à alternativa "b", a única forma de interrupção que dispensa o prévio aviso é a emergência, sendo imprescindível nas demais hipóteses: razões de ordem técnica ou segurança e inadimplemento do usuário. (art.6º, §3º, I e II da Lei 8.987/95)

  • Gabarito letra d).

     

     

    a) O município de Pontal d'Areia, ao realizar a concessão, transfere apenas a execução do serviço público. A titularidade do serviço ainda permanece sendo do município. Portanto, assertiva errada.

     

     

    b) Lei 8.987, Art. 6°, § 3° Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando:

     

    I - motivada por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações; e,

     

    II - por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.

     

    * Observação: Em situação de emergência, não é necessário o aviso prévio. Porém, por razões de ordem técnica, de segurança das instalações ou inadimplemento do usuário, é necessário o aviso prévio. Portanto, assertiva errada.

     

     

    c) Lei 8.987, Art. 2°, II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.

     

    * A concessão de serviços públicos não se submete à modalidade licitatória específica, prevista na Lei Sobre Serviços Públicos (Lei nº 8.987/95), pois a modalidade cabível para a concessão de serviços públicos é a concorrência e ela está prevista na Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/93). Portanto, assertiva errada.

     

     

    d) Lei 8.987, Art. 38. A inexecução total ou parcial do contrato acarretará, a critério do poder concedente, a declaração de caducidade da concessão ou a aplicação das sanções contratuais, respeitadas as disposições deste artigo, do art. 27, e as normas convencionadas entre as partes.

     

     § 1° A caducidade da concessão poderá ser declarada pelo poder concedente quando:

     

    IV - a concessionária perder as condições econômicas, técnicas ou operacionais para manter a adequada prestação do serviço concedido.

     

    Anulação – invalidação do contrato de concessão por ilegalidade na concessão ou na sua formalização. Assim a anulação pressupõe um contrato ilegal, diferentemente das demais formas de extinção onde havia um contrato válido. Os efeitos são ex tunc, retroagindo ao início da concessão.

     

    * O descrito na letra "d" se enquadra em um dos casos para a declaração de caducidade do contrato de concessão. A anulação e a caducidade são termos diferentes e são aplicadas para situações diferentes (explicado acima). Tendo em vista isso, para o caso da letra "d", deve ser declarada a caducidade, e não a anulação. Portanto, assertiva correta.

     

     

    e) Lei 8.987, Art. 37. Considera-se encampação a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização, na forma do artigo anterior.

     

    * Segue um site que explica as diferentes formas para extinção do contrato de concessão:

     

    http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/3070/Contrato-de-concessao-de-servicos-publicos

  • https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/81/edicao-1/formas-de-extincao-das-concessoes-e-seus-efeitos

  • GAB: D

     

     a) ERRADO. A titularidade continua sendo do poder público.

     b) ERRADO. A interrupção por razões de ordem técnica necessita de prévio aviso.

     c) ERRADO. A concessão ocorre na modalidade concorrência e são aplicadas as regras da Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/93).

     d) CERTO. (Lei 8.987, Art. 38, § 1o) Caso a concessionária perca as condições econômicas, técnicas ou operacionais para manter a adequada prestação do serviço concedido, poderá ocorrer a extinção da concessão por caducidade, não sendo caso de anulação do contrato. 

     e) ERRADO. Conceito de encampação.