SóProvas


ID
1659658
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Pomba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                          A essência das coisas

      Uma pesquisa de opinião global, para saber o que as pessoas imaginam que o mundo seja, talvez resultasse numa imagem surpreendentemente convencional.

      O mundo – a Terra e a vida cotidiana das pessoas – possivelmente seria relatado sobre o lugar‐comum do dia a dia, ainda que entremeado por acontecimentos incomuns, ocorrências que fazem com que a vida de cada um possa situar‐se entre um antes e um depois desses acontecimentos extraordinários.

      O que é um acontecimento extraordinário?

      Isso depende de uma história pessoal. Um caso que possa ter sido radicalmente transformador para uma pessoa não passaria de mera repetição para outra e isso aparentemente é válido em escala global.  

      Um antropólogo incomum disse, em uma de suas obras, que a capacidade humana de filtrar os acontecimentos improváveis do Universo e a partir daí elaborar um substrato, referido como consciência comum, a ponto de gerar certa monotonia, é um feito extraordinário, ainda que esteja longe de ser percebido dessa maneira.

      A filosofia – com o desassossego dos filósofos ao longo do tempo, o que não lhes dá alternativa a não ser criar infinitas elaborações para tentar desvendar a natureza do mundo – é uma das habilidades humanas a se ocupar dessa paradoxal preocupação.

      A outra é a literatura.

      Um observador pode dizer que esse é um atributo da arte como um todo, juízo de que é difícil se desembaraçar. Mas sobre o que é possível ponderar e isso porque os humanos são o único animal equipado com a palavra. Talvez a literatura seja uma espécie de meta‐arte, aquela para onde conflui ou de onde emana toda forma de arte, sem que isso implique qualquer hierarquia. [...]                

                                                                   (CAPOZOLLI, Ulisses. Scientific American, agosto de 2014. Adaptado.)

Desconsiderando a alteração de sentido, assinale a alternativa que indica uma substituição do termo destacado por forma verbal que passaria a exigir o uso do acento grave, indicador de crase, em “[...] desvendar a natureza do mundo [...]" (6º§).

Alternativas
Comentários
  • só observar a regência do verbo :)

  • Questão que exige o conhecimento de regência verbal!

    Segundo o dicionário prático de regência verbal de Luft:

    Remeter: VTI - a - para, contra , com sobre

    remeter  à natureza do mundo

  • Resposta: Letra C.

    Sabe-se que a crase corresponde à fusão entre a preposição a e o artigo definido feminino a. Por conseguinte, para a formação de crase no trecho apresentado, deve-se substituir o verbo destacado por verbo transitivo indireto regido pela preposição a. Evidentemente, entre as alternativas, apenas o verbo remeter é transitivo indireto: remeter a (algo). As demais opções apresentam verbos transitivos diretos.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • LETRA  C  remete  a algo

  • só usar a regra básica de trocar a por ao 

     

  • remeter a algo

  • Por mais questões assim rápida e objetiva. Eu digo: simmmmmm

  • GABARITO - C

    desvendar a natureza

    Remeter à natureza

    Remeter ao lugar.

    Bons estudos!

  • A questão é sobre regência verbal e quer que identifiquemos a alternativa que indica uma substituição do termo destacado por forma verbal que passaria a exigir o uso do acento grave, indicador de crase, em “[...] desvendar a natureza do mundo [...]". Vejamos: 

     .

    A) Atrair.

    Errado. "Atrair" não exige preposição (quem atrai, atrai algo). Ficaria, portanto, "atrair A natureza".

     .

    B) Focalizar.

    Errado. "Focalizar" não exige preposição (quem focaliza, focaliza algo). Ficaria, portanto, "focalizar A natureza".

     .

    C) Remeter.

    Certo. "Remeter" exige preposição (quem remete, remete A algo). Ficaria, portanto, "remeter À natureza".

     .

    D) Desmistificar.

    Errado. "Desmistificar" não exige preposição (quem desmistifica, desmistifica algo). Ficaria, portanto, "desmistificar A natureza".

     .

    Gabarito: Letra C