SóProvas


ID
1660204
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Sooretama - ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Código Civil Brasileiro dispõe sobre a validade dos negócios jurídicos e atos jurídicos praticados por particulares. Quando a Administração Municipal firma contratos administrativos típicos ou pratica atos administrativos, parte das regras de Direito Privado são derrogadas por regras de Direito Público. Assinale o dispositivo da Lei nº 10.406/2002 em que a regra de Direito Privado é aplicada sem ressalvas no âmbito da Administração Pública.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)

     

    CC

     

    Art. 215. A escritura pública, lavrada em notas de tabelião, é documento dotado de fé pública, fazendo prova plena.

  • Alguém poderia explicar a letra E ?

  • Rachel, a alternativa "E" trata da exceção do contrato não cumprido. Segundo o mesmo, um dos contratantes só pode exigir o cumprimento da prestação devida pelo outro após cumprir a sua parte.


    Ocorre que para a Administração Pública esta regra é mitigada/relativizada. Por exemplo, as fornecedoras de energia elétrica não podem cortar o fornecimento de energia à um Hospital público, por se tratar de um serviço público essencial. Há também uma série de regras ("clausulas exorbitantes") previstas nos contratos com a Adm. Pub. que criam ressalvas ou condições para aplicação deste princípio.