SóProvas


ID
1660360
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Bolsas dos EUA sobem após acordo grego e ações de tecnologia saltam
Os principais índices acionários dos Estados Unidos chegaram a fechar em forte alta em julho de 2015, com o Dow Jones voltando ao território positivo no ano, após líderes da zona do euro chegarem a um acordo inicial de resgate da Grécia.
O índice Dow Jones subiu 1,22%, a 17.977 pontos, enquanto o S&P 500 teve ganho de 1,11% a 2.099 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq subiu 1,48%, a 5.071 pontos. A melhora no cenário europeu levou o S&P 500 e o Nasdaq a registrarem o melhor desempenho de três dias neste ano.
As ações do Facebook, Netflix e Amazon atingiram máximas recordes, enquanto a Apple, com alta de 1,93%, respondeu pela maior influência positiva no Nasdaq.
A Grécia conseguiu um acordo condicional para receber possíveis 86 bilhões de euros ao longo de três anos, com uma garantia de negociações para um empréstimo para cobrir as necessidades de financiamento até que o resgate esteja finalmente pronto.
O acordo depende do cumprimento pela Grécia de um prazo restrito para adotar as reformas. "As manchetes sobre a Grécia vão se dissipar um pouco e com isso a temporada de resultados das empresas dos Estados Unidos vai emergir como um fator importante" disse Mike Binger, gestor da Gradient Investments em Shoreview, Minnesota, com US$ 850 milhões sob gestão.
(gl.globo.com/)

Veja:
A Grécia conseguiu um acordo condicional para receber possíveis 86 bilhões de euros ao longo de três anos [...] 

Nesse período, há duas orações: uma nucleada pelo verbo "conseguiu" e outra, pelo verbo "receber". Se considerarmos a relação estabelecida entre as duas orações, o que podemos afirmar sobre a oração destacada?

Alternativas
Comentários
  • Letra a


    a) Ela classifica-se como subordinada adverbial final, reduzida de infinitivo. O sujeito do verbo está oculto e pode ser retomado a partir da oração principal.


    As orações subordinadas adverbiais finais indicam a intenção, a finalidade daquilo que se declara na oração principal.


    A Grécia conseguiu um acordo condicional  para receber possíveis 86 bilhões de euros ao longo de três anos [...] 


    Qual é a finalidade do acordo que a Grécia conseguiu? Receber possíveis 86 milhões.  (receber está no infinitivo, por isso ela é reduzida de infinitivo)

    Por que ela é adverbial final? Pois expressa finalidade com a conjunção para
  • Para ajudar na interpretação de quem está aprendendo:

    A Grécia conseguiu um acordo condicional com a finalidae de ela (A Grécia) receber possíveis 86 bilhões de euros ao longo de três anos.

  • 1) se chamam de oração  reduzida pois ela não tem conjunção ou pronome relativo que a ligue com a oração principal, aqui, para é preposição. 

     

    Quanto a letra e, está  errado pois ao longo de três anos não é complemento nominal (não está ligado a subst abstrato,advérbio ou adjetivo). O termo está ligado ao verbo receber =receber algo ao longo de três  anos, então se trata de um adjunto adverbial de tempo.