SóProvas


ID
166186
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca do Poder Executivo, marque a única opção correta.

Alternativas
Comentários
  • QUAL É O ERRO DA QUESTÃO D??

    CONFORME O ART.89, VII-SEIS CIDADÃOS BRASILEIROS NATOS, COM MAIS TRINTA ANOS E CINCO ANOS DE IDADE.TODOS COM MANDATO DE 3 ANOS VEDADA A RECONDUÇÃO.

  • Érica,

     

    No caso da questão, é sobre o Conselho de Defesa..... O Conselho da República é que será composto pelos líderes da maioria e minoria do Senado e Câmara....

    Repare

    Art. 91. O Conselho de Defesa Nacional é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, e dele participam como membros natos:

    I - o Vice-Presidente da República;

    II - o Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - o Presidente do Senado Federal;

    IV - o Ministro da Justiça;

    V - o Ministro de Estado da Defesa;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 23, de 1999)

    VI - o Ministro das Relações Exteriores;

    VII - o Ministro do Planejamento.

    VIII - os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 23, de 1999)

  • a) ERRADA: São delegáveis, nos termos do art. 84, parágrafo único, CF: Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

    b) ERRADA: Art. 86, §1º, CF -O Presidente ficará suspenso de suas funções, II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

    c) CERTA: Art. 86, § 4º, CF - O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

    d) ERRADA: 2 (dois) são nomeados pelo Presidente da República, 2 (dois) são eleitos pela Câmara dos Deputados e 2 (dois) são eleitos pelo Senado Federal.

    e) ERRADA: Sao membros natos do Conselho da República os líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

  • Resposta: c)

    Literalmente.

    Art. 86. § 4º - O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

    Erros das demais:

    a) Celebrar tratados, convenções e atos internacionais é competência indelegável realmente. No entanto, conceder indulto e comutar penas é delegável. As competências delegáveis estão nos incisos VI, XII e XXV primeira parte, todos do art. 84. Tal delegação pode ser feita para o PGR, o AGU e para os Ministros de Estado.

    b) Nada disso.

    Art. 86. § 1º - O Presidente ficará suspenso de suas funções:

    I- nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;

    II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

    d) Esaf não brinca em serviço!  São nomeados 2 pelo Presidente da República. 2 são eleitos pelo Senado e outros 2 também eleitos pela Câmara dos Deputados. O mandato realmente é de três anos, vedada a recondução. Vide art. 89 - VII.

    e) Os líderes da maioria e minoria do Senado e da Câmara são membros natos do Conselho da República. Vide art. 89, IV e V.

  • Acerca do assunto interessante a lição trazida pelo professor Marcelo Novelino, quanto a Irresponsabilidade Penal Relativa (Art. 84, § 4º, CF/88):

    Este dispositivo inibe qu eo Estado exerça, durante o período em que o Presidente estiver no cargo, o seu poder de persecução penal. Assim, durante a investidura, o Presidente da Repúplica não poderá ser responsabilizado penalmente por infrações cometidas antes do mandato ou durante o seu exercício, mas que não estejam relacionadas às suas funções . Mesmo não havendo previsão constitucional expressa, o entendimento do STF é de que durante o período do mandato fique suspensa a prescrição (HC - 83.154/SP).

    A irresponsabilidade é apenas penal, não se estendendo à responsabilidade civil, tributária, nem às infrações politico-administrativas. A irresponsabilidade penal é relativa, uma vez que o Presidente poderá ser responsabilizado pelos ilícitos penais praticados in officio ou cometidos propter officium, desde que a autorização de dois terços dos membros da Câmara dos Deputados.

    Obs: A irresponsabilidade penal relativa não pode ser estendida aos Governadores e Prefeitos!

  •  O erro da letra "D" :

    d) Os seis cidadãos brasileiros natos que integram o Conselho da República são eleitos para um mandato de três anos, vedada a recondução.

    Os cidadãos não são eleitos, e sim nomeados, conforme dispõe o art. 89, VII CF.

    Art. 89. O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República, e dele participam:

    VII - seis cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da República, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados, todos com mandato de três anos, vedada a recondução.

  • letra D,está mal formulada.VII - seis cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da República, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados, todos com mandato de três anos, vedada a recondução.

    acertei a questão,mas por achar que a letra C era a mais certa em relação ao poder executivo.
  • O Erro da questão D é que a Esaf afirmou que são 6 Cidadaos ELEITOS, ao passo que apenas 4 são ELEITOS ( 2 pela Câmara e 2 pelo Senado) e  2 serão NOMEADOS (pelo Presidente da República)!!!
  • Tratando-se de ESAF, achei válido tecer o seguinte comentário para acrescentar na análise da questão:

    No exemplo da alternativa B, a admissão do crime de responsablidade pela Câmara dos Deputados, vincula o juízo de jurisdição do Senado Federal, por isso procede-se a suspensão a partir da aceitação da acusação. Entretanto nos casos de crime comum cometido pelo Presidente da República, o juízo de admissibilidade da Câmara dos Deputados não vincula a jurisdição do Supremo Tribunal Federal, em respeito a independência dos poderes, podendo o STF não acatar a acusação. Neste a suspensão só poderia ocorrer após apreciação do Supremo.

    Abraço e bons estudos!
  • in officio - no desempenho do mandato
    propter officium - em razão do mandato
  • Comentário à alternativa D:
    Segundo o professor da Alfacon, dos seis cidadãos brasileiros natos  que compõem  o Conselho da República, dois são nomeados pelo presidente da República , dos são eleitos pela Câmara e dois são eleitos pelo Senado.

  • Quanta sutileza em uma questão

  • GABARITO LETRA C

                 Sobre a alternativa C vale reproduzir um trecho do Direito Constitucional Descomplicado, que diz o seguinte: "Essa imunidade, prevista o parágrafo 4 da Constituição refere-se exclusivamente às infrações de natureza penal, não impedindo a apuração, na vigência do seu mandato, da responsabilidade civil, administrativa, fiscal ou tributária do Presidente da República". Página 611. (grifo do original).

  • Essa Esaf é muito esperta, viu!

  • Em 2004 ela já era o CAPETA

  • Gabarito: C

    Erro da alternativa D:

    2 NOMEADOS pelo Presidente da República

    2 ELEITOS pelo SF

    2 ELEITOS pela CD

    Art. 89. O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República, e dele participam:

    VII - seis cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da República, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados, todos com mandato de três anos, vedada a recondução.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 84, CF. Compete privativamente ao Presidente da República:

    VIII - celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional;

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

    Observa-se que, apesar da primeira parte da alternativa encontrar-se correta, conceder indulto e comutar penas são atribuições que poderão ser delegadas pelo Presidente da República.

    B. ERRADO.

    Art. 86, CF. § 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções:

    I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal.

    II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

    Ou seja, o presidente ficará suspenso de suas funções, nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal, e não pela Câmara dos Deputados.

    C. CERTO.

    Art. 86, § 4º, CF. O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

    D. ERRADO.

    Art. 89, CF. O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República, e dele participam:

    VII - seis cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da República, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados, todos com mandato de três anos, vedada a recondução.

    Erro sutil que pode induzir o candidato ao erro. Não são seis cidadãos brasileiros natos eleitos, são dois NOMEADOS pelo Presidente da República e aí sim dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados. O resto da alternativa encontra-se correto.

    E. ERRADO.

    Art. 89, CF. O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República, e dele participam:

    IV - os líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados;

    V - os líderes da maioria e da minoria no Senado Federal.

    Art. 91, CF. O Conselho de Defesa Nacional é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, e dele participam como membros natos:

    I - o Vice-Presidente da República;

    II - o Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - o Presidente do Senado Federal;

    IV - o Ministro da Justiça;

    V - o Ministro de Estado da Defesa;       

    VI - o Ministro das Relações Exteriores;

    VII - o Ministro do Planejamento.

    VIII - os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.  

    A alternativa trocou Conselho de Defesa Nacional por Conselho da República.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.