SóProvas


ID
1661890
Banca
AOCP
Órgão
TRE-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   A vida em sociedade

1º de março 2011

     Ao contrário do que muitos podem imaginar, o homem não é o único a viver em sociedade, E essa discussão aparece no episódio “A Cultura e a Casca de Banana”, dirigido por Toni Venturi. Durante a conversa no zoológico, o homem tenta provar ao macaco os benefícios que ele tem sobre todos os outros animais e o benefício principal: o de viver em sociedade.

    O macaco discorda totalmente e conta ao homem, como um primeiro exemplo, sobre a sociedade das formigas. Ela é organizada em sociedade, mantém no topo do formigueiro a rainha, que põe os ovos, depois vêm as trabalhadoras que alimentam a chefe, e os machos são a terceira casta, não trabalham e a sua função se resume apenas em acasalar com as rainhas.

   Outros exemplos da vida organizada em sociedade ficam por conta de cupins, abelhas e pinguins. A abelha, por exemplo, é incapaz de viver sozinha. Suas colmeias são um exemplo de organização social, com as rainhas na função de colocar os ovos, os zangões, que as fecundam, e as operárias, que cuidam de todas as tarefas.

    Os cupins repartem todas as tarefas, trabalham juntos na construção de casas enormes e resolvem problemas complicados de moradia, como ventilação e drenagem. Já os pinguins, que também vivem em sociedade, dividem tarefa entre macho e fêmea. Ambos se revezam para chocar os filhotes, que se reúnem em creches e são supervisionados por adultos enquanto os pais saem em busca de comida. Os casais ficam juntos no verão para cuidar dos filhotes e, para identificar os membros de sua família, possuem cantos e danças próprios. 

Fonte: http://www.soinos1so.com.br/2011/03/01/a-v ida-em-sociedade/. Texto adaptado. 

Em “Já os pinguins, que também vivem em sociedade, dividem tarefa entre macho e fêmea. Ambos se revezam para chocar os filhotes, reúnem -se em creches e são supervisionados por adultos enquanto os pais saem em busca de comida", a expressão em destaque 

Alternativas
Comentários
  • GAB. 

    C) expressa ideia de tempo simultâneo, pois, enquanto os pais saem em busca de comida, outros adultos supervisionam seus filhotes.

     

     

     

  • Basta verificar as conjugações dos verbos na frase:

    reúnem saem = Presente do Indicativo // ações simuntâneas

  • PM-TO #FORÇA

  • Expressão em destaque: 'enquanto os pais saem em busca de comida​'

    "Já os pinguins, que também vivem em sociedade, dividem tarefa entre macho e fêmea. Ambos se revezam para chocar os filhotes, reúnem-se em creches e são supervisionados por adultos enquanto os pais saem em busca de comida​."

    Os verbos ‘reúnem’ e ‘saem’ estão conjugados no presente do indicativo e o termo ‘enquanto’ confirma que são ações simultâneas. Não pode ser a alternativa d, pois não é possível interpretar que são os pais quem saem para buscar alimento enquanto as mães supervisionam seus filhos.

  • enquanto os pais saem. NÃO DIZ QUE A MÃE FICOU!

  • Gab:. C


    ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL TEMPORAL

    Oração que acrescenta uma CIRCUNSTÂNCIA DE TEMPO (pode iniciar um tempo SIMULTÂNEO, CONCOMITANTE) ao fato expresso:


    • ASSIM QUE

    • LOGO QUE

    • TODAS AS VEZES QUE

    • DESDE QUE

    • DEPOIS QUE

    • SEMPRE QUE

    • MAL (=ASSIM QUE)

    • QUANDO

    ENQUANTO

  • Como já explicado, a ideia é de tempo simultâneo mas para saber a diferença entre as alternativas c, d, e:

    O trecho do texto: "Ambos se revezam para chocar os filhotes, que se reúnem em creches e são supervisionados por adultos..."

    O "que", introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa, por isso a pontuação, pois caracteriza o termo filhotes - eles se reúnem em creches e são supervisionados...

    Observe: "que" está exercendo função de sujeito - substitua o pronome pelo seu referente : - os filhotes se reúnem...- por isso, o pronome que está no lugar de os filhotes e a alternativa certa é "enquanto os pais saem em busca de comida, outros adultos supervisionam seus filhotes" - letra E.