Método Comparativo Direto
- Identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra.
Método Involutivo
- Identifica o valor de mercado do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto.
Método Evolutivo
- Identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes. Caso a finalidade seja a identificação do valor de mercado, deve ser considerado o fator de comercialização.
Método da Capitalização das Rendas
- Identifica o valor do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis.
Esta questão trata de um tema bastante interessante e que, nos últimos anos, tem sido cobrado com frequência nos concursos de engenharia civil: A avaliação de bens.
Para resolver o problema apresentado, devemos consultar a NBR 14653-2 – Avaliação de bens (imóveis urbanos). No subitem 8.2 da referida norma, encontramos os métodos utilizados para identificar o valor de um imóvel, são eles:
Método comparativo direto de dados de mercado
Identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra;
Método involutivo
Identifica o valor de mercado do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto;
Método da renda
Identifica o valor do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis;
Método evolutivo
Identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes. Caso a finalidade seja a identificação do valor de mercado, deve ser considerado o fator de comercialização.
A composição do valor total do imóvel em avaliação pode ser obtida através da conjugação de métodos, a partir do valor do terreno, considerados o custo de reprodução das benfeitorias devidamente depreciado e o fator de comercialização, ou seja:
VI=(VT+CB) . FC
Onde,
VI é o valor do imóvel;
VT é o valor do terreno;
CB é o custo de reedição da benfeitoria;
FC é o fator de comercialização.
Portanto, ao analisar os métodos mostrados acima, podemos constatar que no enunciado está descrito o método involutivo de identificação do valor de um bem.
DICA PREMIADA:
A NBR 14653 apresenta métodos para identificar tanto o valor quanto o custo de bens. Tomem cuidado para não os confundir!
Resposta: E