SóProvas


ID
166222
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A propósito do contrato de trabalho, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi esta questão, pois, para mim, estão corretas as alternativas b, c e d:

    a) O contrato de trabalho deverá ser obrigatoriamente celebrado por prazo indeterminado quando demonstrado que o trabalhador já possui experiência profissional na função para a qual foi admitido.- errada: o contrato pode ser de experiência mesmo que o trabalhador já tenha experiência profissional e, além disso, pode ser por prazo determinado nos casos previstos em lei.

    b) Quando firmado por prazo determinado, o prazo máximo será de dois anos, excepcionado a hipótese do contrato de experiência.- correta: o contrato por prazo determinado tem prazo máximo de 2 anos, exceto o  de experiência, que  tem prazo máximo de 90 dias.
     

    c) Tratando-se de negócio jurídico condicionado aos seus efeitos concretos, o contrato de trabalho deve ser reconhecido ainda quando inexistir qualquer ajuste expresso entre os sujeitos envolvidos.- correta: o contrato de trabalho pode ser tácito.
     

    d) O contrato de experiência tem como limite temporal máximo o período de 90 dias, admitindo-se uma única prorrogação dentro desse período.- correta: art. 451 da CLT
     

    e) Vencido o período previsto para o contrato de trabalho firmado em caráter temporário e havendo continuidade na sua execução, sem qualquer manifestação dos contratantes, há que se compreendê- lo automaticamente prorrogado, pelo mesmo período inicialmente ajustado. - errada: só é permitida uma única prorrogação e dentro do período máximo de 2 anos. Se houver mais de uma prorrogação ou se exceder este limite, fica automaticamente por prazo indeterminado.

  •  Mais uma pegadinha da ESAF. O item "C" é o único que atende ao requisito solicitado. Pois trata-se de contrato de trabalho em seu sentido "lato", enquanto as demais (B e D) se referem a contrato de trabalho em sentido "strito", ou seja contrato de experiência e por prazo determinado. 

  • Edilson, o contrato de experiência tem prazo máximo de 90 dias, sim. O contrato de trabalho temporário que tem prazo de 3 meses.

  •  O que tem de errado com a letra "d"?

    sim, o contrato de experiência é por 90 dias e a renovação, dentro desses noventa dias, não?
  • Atenção:
    Essa questão é a de n. 74 da prova original. Observem que a mesma foi anulada, conforme consta do Gabarito Final publicado no endereço abaixo:
    http://www.pgr.mpf.gov.br/para-o-cidadao/concursos-1/servidor/anteriores/4o-concurso-publico/docs-4-concurso/edital_85_2004.pdf
    Com razão os comentários abaixo.
  •  Art. 10 - O contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora ou cliente, com relação a um mesmo empregado, não poderá exceder de três meses, salvo autorização conferida pelo órgão local do Ministério do Trabalho e Previdência Social, segundo instruções a serem baixadas pelo Departamento Nacional de Mão-de-Obra.

    A Instrução Normativa IN SRT 03/2004 que previa as condições para

    prorrogação do contrato de trabalho temporário foi revogada pela IN SRT 5/2007. IN SRT 03/2004: O contrato temporário

    poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, desde que atendidos os seguintes pressupostos: "    prestação de

    serviços destinados a atender necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente que exceda três

    meses; ou "    manutenção das circunstâncias que geraram o acréscimo extraordinário dos serviços e ensejaram a realização

    do contrato de trabalho temporário. A prorrogação será automaticamente autorizada desde que a empresa tomadora ou

    cliente comunique ao órgão local do MTE, na vigência do contrato inicial, a ocorrência dos pressupostos

    mencionados, no prazo de 15 dias.

    CUIDADO !!!!!!!!!!!!! SE O CONTRATO FOR CELEBRADO PELA CEF POR EXEMPLO, E SE ULTRAPASSAR O PRAZO MÁXIMO NÃO HAVERÁ CONTRATO POR PRAZO INDETERMINADO, HAJA VISTA O ÓBICE DA NECESSIDADE DE CONCURSO PÚBLICO. NESTA OCASIÃO, HAVERÁ UMA MULTA ADMINISTRATIVA PELA PRORROGAÇÃO INDEVIDA.  

  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!
  • Concordo com os argumentos da primeira comentarista, a colega Marion ("há mais de 3 anos" (até a presente data)). {Queira ver o primeiro comentário de baixo pra cima.}

    Em minha opinião, o motivo da anulação foi o fato de que a banca na verdade quis exigir a questão incorreta ao invés da "correta", como consta no comando. E mesmo que não tivesse cometido esse erro no comando, de qualquer forma seria anulada, pois entendo haver duas assertivas erradas ( A e E) e três certas (B, C e D).

    Por favor, nos corrijam [a mim e à Marion] se estivermos errados, a fim de que ninguém seja prejudicado em seus estudos. Obg.