SóProvas


ID
166315
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na entrevista de referência, um usuário não consegue expressar verbalmente e com precisão toda a extensão de sua necessidade de informação, tendendo a solicitar material sobre assunto genérico ou amplo, quando, na verdade, o que deseja é bastante específico. Nesse caso, um bibliotecário experiente verificará a ocorrência de

Alternativas
Comentários
  • Reposta está no autor Grogan, onde categoriza o serviços de referência em:

    1 O problema
    2 A necessidade de informação
    3 A questão inicial
    4 A questão negociada
    5 A estratégia de busca
    6 O processo de busca
    7 A resposta
    8 A solução
  • Livro do Grogan sim, mais precisamente no cap. 4 A entrevista de referência, parte onde ele explana sobre a "Consulta Incompleta"...em que cita:

    "... ao contrário da ambiguidade, que o bibliotecário esperto sempre reconhecerá, a questão incompleta talvez nem sempre dê sinal de sua presença no começo. O que os bibliotecários sabem, com base numa longa experiência, contudo, é que essas questões são realmente muito comuns. Qualquer que seja o motivo, muitos consulentes não conseguem expressar em forma verbal, com precisão, sua necessidade de informação completa."  "[...] uma percentagem muito maior de usuários declarou [à pesquisadora] que estava procurando informações específicas, mas esse número superava o daqueles que foram observados formulando de fato suas consultas de maneira a revelar que estavam procurando uma informação específica." 

    --> Para quem não leu o livro, ou esta parte, vale perceber que, a palavra PRECISÃO, que esta no enunciado da questão, está para INCOMPLETUDE, INCOMPLETO. Algo que não é preciso, no sentido de precisão é portanto, vago, incompleto. JAMAIS AMBIGUO como mesmo cita Grogan!

    Grogan, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, 2001. p. 70.