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A teoria matemática da informação ou teoria da informação estuda a quantificação, armazenamento e comunicação da informação. Ela foi originalmente proposta por Claude E. Shannon em 1948 para achar os limites fundamentais no processamento de sinais e operações de comunicação como as de compressão de dados, em um artigo divisor de águas intitulado "A Mathematical Theory of Communication".
Ou seja o estudo é quantitativo o que não dialoga diretamente com o conceito de indústria cultural.
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A indústria cultural buscava problematizar a ideologia presente nos meios de comunicação, outras correntes teóricas, como a teoria da informação, estavam mais preocupadas com o aperfeiçoamento do uso dos meios de comunicação.
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gab: errado
Shannon, em 1948, considerou a teoria da informação como teoria do rendimento informacional, destinada a melhorar a velocidade de transmissão das mensagens (Wolf, 1987: 102) e diminuir as suas distorsões (ruído). É uma teoria sobre a transmissão óptima das mensagens. A transferência de informação efectua-se da fonte para o destinatário enquanto a transferência da energia se efectua do transmissor para o receptor. Um dos méritos de Shannon foi avaliar a entropia, os defeitos da cadeia de energia informacional (Wolf, 1987: 100).
http://industrias-culturais.blogspot.com/2009/02/teoria-da-informacao.html
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Gab: errado
A teoria matemática da informação ou teoria da informação está liga á quantificação destinada a melhorar a velocidade de transmissão das mensagens e diminuir as suas distorsões (ruído).
O termo Indústria Cultural (do alemão, Kulturindustrie) foi desenvolvido pelos intelectuais da Escola de Frankfurt, especialmente Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor Adorno (1903-1969).
O termo designa o fazer cultural e artístico sob a lógica da produção industrial capitalista, possui como corolários o lucro acima de tudo e a idealização de produtos adaptados para consumo das massas.
Na Indústria Cultural, se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro. Além disso, tem o intuito de reproduzir os interesses das classes dominantes, legitimando-as e perpetuando-as socialmente.