SóProvas


ID
1663714
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Diversas novas abordagens sobre liderança surgiram recentemente. Entre elas, estão o papel da inteligência emocional na eficácia dos lideres e as implicações éticas na liderança e a necessidade de adequação dos estilos às diferenças culturais.

Considerando essas informações, com relação aos estilos ou abordagens contemporâneas da liderança, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como C. RIBAS (2014) 1. CONCEITO DE LIDERANÇA
    O conceito de liderança norteia todos os tópicos relacionados à gestão de pessoas, uma vez que os líderes da organização são fundamentais para a implantação plena de todas as políticas de gestão de pessoas.
    Existem diversos conceitos para liderança. Os principais encontrados na literatura convergem para os apresentados a seguir:
    “Processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de um objetivo” (ROUCH & BEHLING, 1984).
    “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para bem comum” (O monge e o executivo. James C. Hunter).
    “É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação” (HERSEY e BLANCHARD).
    “É como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos” (CHIAVENATO, 2006).
    “É a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos” (ROBBINS, 2005).
    “Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores” (MAXIMIANO, 2007).
    Para que uma organização saia vencedora no atual mundo da corrida competitiva, é necessário que possua um atributo básico: a liderança eficiente e adequada.
    Observa-se, atualmente, grande dificuldade de encontrar administradores capazes de gerenciar e liderar seus subordinados. Essa falta significa ausência de pessoas capazes de desempenhar papéis de liderança com adequação e eficácia.

  • "....alguns trabalhos têm sido desenvolvidos com a intenção de identificar diferentes estilos de liderança ou modelos gerenciais que melhor se adéquam a diferentes perfis de culturas organizacionais" (CAMERON; QUINN, 2006; HOUSE et al., 2004; MASOOD et al., 2006).

     

    "....House et al. (2002; 2004) investigaram a questão da liderança e cultura em 62 países, buscando especificidades da liderança em diferentes culturas/sociedades; esse autores ressaltam a complexa dinâmica de interconexão e influência entre cultura nacional, cultura organizacional, práticas organizacionais e liderança". 

     

    Fonte: www.anpad.org.br/admin/pdf/GPR2271.pdf+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br