SóProvas


ID
1663954
Banca
IESES
Órgão
TRE-MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NBR 13969 apresenta alternativas para disposição final de efluentes líquidos dentro do sistema de tanque séptico para o tratamento local de esgotos. Analise as afirmativas abaixo e assinale em seguida a única alternativa correta.
I. O filtro anaeróbico onde o esgoto é depurado por microrganismos disperso no espaço vazio do reator assim como nas superfícies do meio filtrante.
II. O filtro aeróbio submerso é o processo de tratamento de esgoto que utiliza um meio de fixação dos microrganismos, sendo composto por duas câmaras.
III. As valas de filtração consistem na filtração do esgoto através da camada de areia, onde se processa a depuração por meio tanto físico, quanto bioquímico.

Em relação às afirmativas acima assinale a única alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Nenhum desses é utilizado na disposição final, mas sim no tratamento complementar.

  • NBR 13969

     

    3.4 filtro anaeróbio de leito fixo com fluxo ascendente; filtro anaeróbio: Reator biológico com esgoto em fluxo ascendente, composto de uma câmara inferior vazia e uma câmara superior preenchida de meio filtrante submersos, onde atuam microorganismos facultativos e anaeróbios, responsáveis pela estabilização da matéria orgânica.

     

    3.5 filtro aeróbio submerso; filtro aeróbio: Reator biológico composto de câmara reatora contendo meio filtrante submerso, basicamente aeróbia, onde ocorre a depuração do esgoto, e a câmara de sedimentação, onde os flocos biológicos são sedimentados e retornados para a câmara reatora.

     

    3.7 vala de filtração: Vala escavada no solo, preenchida com meios filtrantes e provida de tubos de distribuição de esgoto e de coleta de efluente filtrado, destinada à remoção de poluentes através de ações físicas e biológicas sob condições essencialmente aeróbias.

  • FONTE: NBR 13969/97

    I. O filtro anaeróbico onde o esgoto é depurado por microrganismos disperso no espaço vazio do reator assim como nas superfícies do meio filtrante. CORRETA

    II. O filtro aeróbio submerso é o processo de tratamento de esgoto que utiliza um meio de fixação dos microrganismos, sendo composto por duas câmaras. CORRETA

    4.2 Filtro aeróbio submerso: O filtro aeróbio submerso é o processo de tratamento de esgoto que utiliza um meio de fixação dos microorganismos, [...] 4.2.1 Câmaras componentes do filtro aeróbio submerso: O filtro aeróbio submerso é composto de duas câmaras, sendo uma de reação e outra de sedimentação. [...]

    III. As valas de filtração consistem na filtração do esgoto através da camada de areia, onde se processa a depuração por meio tanto físico, quanto bioquímico. CORRETA

  • Filtro anaeróbio de leito fixo com fluxo ascendente; filtro anaeróbio: composto de câmara inferior vazia e câmara superior preenchida de meio filtrante submersos, onde atuam microorganismos facultativos e anaeróbios, que estabilizam a matéria orgânica.

     

    Filtro aeróbio submerso; filtro aeróbio: câmara reatora contendo meio filtrante submerso aeróbia, onde ocorre a depuração do esgoto, e a câmara de sedimentação, onde os flocos biológicos são sedimentados e retornados para a câmara reatora.

     

    Vala de filtração: escavada no solo, preenchida com meios filtrantes e provida de tubos de distribuição de esgoto e de coleta de efluente filtrado, destinada à remoção de poluentes através de ações físicas e biológicas sob condições essencialmente aeróbias.