SóProvas


ID
1664572
Banca
IESES
Órgão
TRE-MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei 8.112/1990, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados, dentre outros, os seguintes fatores:

I. Assiduidade, pontualidade e asseio.

II. Disciplina e hierarquia.

III. Produtividade.

IV. Responsabilidade.

Analisando as afirmativas, assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Acredito que essa questão seja passível de anulação, pois conforme preceitua a EMC nº 19 e a Carta Magna de 88 que é de 36 meses (3 anos), e não 24, conforme a L8112:

    L8112, Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:


    EMC nº 19 e CF.88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público


    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.


  • Com certeza passível a anulação. Esses 24 meses conduzem o candidato ao erro.
  • A banca deixou expresso no comando da questão que se tratava na Lei 8.112/90, então nem tem o que discutir, por mais que saibamos que na CF/88 e a o STF informam que são 3 anos o prazo pra estabilidade. E outra, a assertiva nem cobrou isso também, aposto que ela só fez esse comando da questão pra dar mexer com o piscológico do campeão na hora da prova! :)

     

    Gab: B