RESPOSTA B
A administração pública pós burocrática gerencial ou paradigma é o modelo atual e se fundamenta na junção das administrações anteriores ( gerencial (regulatória) + burocrática(intervencionista) + patrimonial ( liberal)) que possui como seus instrumentos, entre outros:
- Gerencial: gestão por resultados.
- Participação cidadã: na nova concepção, a população deve ser vista como cliente e como cidadã. Cliente dos serviços públicos, que deseja a melhor qualidade possível dos equipamentos sociais.Cidadão que quer e tem como dever participar das decisões da comunidade, e por isso a descentralização da autoridade é o objetivo fundamental para alcançar esse grau de accountability.
- Controle social: pode ser entendido como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. O portal da transparência é um exemplo de controle social. O cidadão tem o direito, durante todo o mandato, como esse poder delegado está sendo exercido, supervisionando e avaliando a tomada das decisões administrativas e de exercer o controle social do gasto do dinheiro público.
Na administração pós burocrática a EFETIVIDADE é mais importante do que a eficácia e a eficiência, faz parte dos objetivos do núcleo estratégico que as decisões sejam as melhores e, em seguida, efetivamente cumpridas.
Informações das aulas do curso do site APROVA e anotações dos meus cadernos