SóProvas


ID
1664674
Banca
IESES
Órgão
TRE-MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

 A administração voltada para o cidadão é um dos principais pressupostos do modelo de administração pública gerencial, que foi inspirado na administração privada, mas manteve uma distinção fundamental que é a defesa do interesse público. No modelo gerencial, a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão assume um papel muito importante. A seguir, apresentam-se algumas estratégias para a implantação de um programa de administração pública voltada ao cidadão.

I. Promover mais liberdade de escolha aos cidadãos, restringindo as opções de serviços, visando a redução dos investimentos.

II. Criar parcerias baseadas na unificação de objetivos, igualdade de influência sobre as decisões, divisão equânime do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e nivelamento das políticas de recursos humanos.

III. Evitar a segmentação de cidadãos-usuários em grupos para identificar suas expectativas quanto a tempo e modelos de atendimento.

IV. Estabelecer padrões de qualidade no atendimento com base nas expectativas dos cidadãos, e compará- los com a eficiência e eficácia dos serviços já oferecidos.

Assinale uma das alternativas, a seguir:

Alternativas
Comentários
  • A implementação do Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública deve observar os seguintes princípios:
    . Satisfação do Cliente
    . Envolvimento de Todos os Servidores
    Gestão Participativa
    Gerência de Processos
    . Valorização do Servidor Público
    . Constância de Propósitos
    Melhoria Contínua
    Não aceitação de erros


  • RESPOSTA D

     Os 15 principais passos para uma organização que deseja implantar um programa de administração pública voltado ao cidadão são: 


    1) Incentivar a formação de uma cultura administrativa centrada no cidadão. 2) Promover mais liberdade de escolha aos cidadãos, aumentando as opções de serviços. 3) Buscar apoio e sustentação política no Congresso, na Presidência, nos Ministérios ou nas Secretarias. 4) Dispor de lideranças, formais ou informais, em todos os níveis, tanto nas altas gerências administrativas quanto dentro das organizações. 5) Planejar cautelosamente o novo programa de serviço, no curto, médio e longo prazo, e realizar um projeto piloto para experiência e eventuais ajustes. 6) Consultar stakeholders, isto é, indivíduos ou grupos que tenham interesse no desempenho do sistema ou organização. 7) Investir no treinamento de pessoal e no capital tecnológico e logístico da organização. 8) Criar parcerias baseadas na unificação de objetivos, igualdade de influência sobre as decisões, divisão equânime do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e nivelamento das políticas de recursos humanos. 9) Compartilhar informações sobre requerimentos tecnológicos e equipamentos de comunicação entre parceiros. 10) Divulgar e explicar as inovações planejadas, esclarecendo exaustivamente como os cidadãos podem utilizar o novo serviço e contribuir para o seu aperfeiçoamento. 11) Segmentar a base de cidadãos-usuários em grupos para identificar suas expectativas quanto a tempo e modelos de atendimento. Em alguns casos, ao invés disso, o engajamento dos cidadãos deve ser concebido em termos da comunidade como um todo. 12) Estabelecer padrões de qualidade no atendimento com base nas expectativas dos cidadãos, e compará-los com a eficiência e eficácia dos serviços já oferecidos.



    http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/Terceiros-Papers/00-Coutinho51(3).pdf