Q693873 - No programa GESPÚBLICA — modelo de excelência em gestão pública —, pensamento sistêmico é um fundamento que consiste nas relações de interdependência entre os diversos componentes da organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco principal na sociedade.
Q693874 - O ciclo PDCA está representado no GESPÚBLICA pelos blocos e pelas dimensões que o compõem.
Q749965 - O Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, institui o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA e o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, e dá outras providências. A participação dos órgãos e entidades da administração pública no GESPÚBLICA dar-se-á mediante adesão ou convocação.
Q331130 - Uma das ferramentas propostas pelo programa GESPÚBLICA foi a divulgação, pelos órgãos pertencentes à administração pública, da Carta de Serviços ao Cidadão, que tem por objetivos facilitar e ampliar o acesso do cidadão aos seus serviços e estimular a sua participação no monitoramento do setor público, induzindo-o ao controle social e promovendo a melhoria da qualidade do atendimento prestado.
→O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é baseado em 13 fundamentos e 8 critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. São eles:
→Fundamentos: 1 – pensamento sistêmico, 2 – atuação em rede, 3 – aprendizado organizacional, 4 – inovação, 5 – agilidade, 6 – liderança transformadora, 7 – olhar para o futuro, 8 – conhecimento sobre clientes e mercados, 9 – responsabilidade social, 10 – valorização das pessoas e da cultura, 11 – decisões fundamentadas, 12 – orientação por processos, 13 – geração de valor.
→Critérios: 1 – liderança, 2 – estratégias e planos, 3 – clientes, 4 – sociedade, 5 – informações e conhecimento, 6 – pessoas, 7 – processos, 8 – resultados.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o Modelo de Excelência em Gestão Pública. Neste caso, assinalemos a alternativa correta.
Existem oito critérios de excelência da qualidade, conforme será verificado a seguir, segundo a Fundação Nacional da Qualidade (p.14 e 15):
Liderança: análise e desenvolvimento de mercado, entendimento das necessidades e expectativas dos clientes atuais e potenciais, gerenciamento da marca e imagem da organização e relacionamento com clientes.
Divido em:
- Governança corporativa
- Exercício da liderança e promoção da cultura da excelência
- Análise do desempenho da organização
Estratégias e Planos: cultura organizacional e desenvolvimento da gestão, da governança, dos riscos, da interação com as partes interessadas, do exercício da liderança e da análise do desempenho da organização.
Divido em:
- Formulação das estratégias
- Implementação das estratégias
Clientes: análise e desenvolvimento de mercado, entendimento das necessidades e expectativas dos clientes atuais e potenciais, gerenciamento da marca e imagem da organização e relacionamento com clientes.
Divido em:
- Imagem e conhecimento de mercado
- Relacionamento com clientes
Sociedade (cidadãos): responsabilidade socioambiental e desenvolvimento social, que incluem identificação das necessidades e expectativas da sociedade, atendimento à legislação.
Divido em:
- Responsabilidade socioambiental
- Desenvolvimento social
Informações e Conhecimento: informações da organização, desde a identificação de necessidades até a implantação do sistema de informação, e gestão do conhecimento organizacional, ao identificar, desenvolver, reter e proteger, difundir e utilizar os conhecimentos necessários para a implementação das estratégias.
Divido em:
- Sistemas de trabalho
- Informações da organização
- Ativos intangíveis e conhecimento organizacional
Pessoas: sistemas de trabalho, identificação de competências, seleção e integração de pessoas, avaliação de desempenho, remuneração e reconhecimento, capacitação e desenvolvimento, preparação de novos líderes e qualidade de vida.
Divido em:
- Capacitação e desenvolvimento
- Qualidade de vida
Processos: processos da cadeia de valor em interação, projetados para atender aos requisitos de produtos, das partes interessadas, que realizam as transformações e entregas da organização, considerando em destaque os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
Divido em:
- Processos principais do negócio e processos de apoio
- Processos relativos aos fornecedores
- Processos econômico-financeiros
Resultados: apresentação de resultados estratégicos e operacionais relevantes para a organização, na forma de indicadores que permitam avaliar, no conjunto, a melhoria dos resultados, o nível de competitividade e o cumprimento de compromissos com requisitos de partes interessadas, nas perspectivas econômico-financeira, socioambiental e relativas a clientes e mercados, a pessoas e aos processos da cadeia de valor.
Divido em:
- Resultados econômico-financeiros
- Resultados relativos aos clientes e ao mercado
- Resultados relativos à sociedade
- Resultados relativos às pessoas
- Resultados dos processos principais
- Resultados relativos aos fornecedores
Tendo visto os critérios acima, concluímos que a alternativa "B" é a que atende ao comando da questão.
GABARITO: B
Fonte:
Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Modelo de Excelência da Gestão. Disponível em: <https://prod.fnq.org.br/comunidade/wp-content/uploads/2018/12/n_2_modelo_de_excelencia_da_gestao_meg_fnq.pdf> Acesso em: 15/09/2021.