SóProvas


ID
1664695
Banca
IESES
Órgão
TRE-MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico caracteriza-se como um dos pilares da gestão estratégica nas organizações e deve ser concebido de forma integrada e sistêmica. Tal planejamento pode ser abordado em três níveis decisórios: 

Alternativas
Comentários
  • D) CHIAVENATO (2009) - 

    O planejamento é feito através de planos. O administrador deve saber lidar com diferentes

    tipos de planos. Estes podem incluir períodos de longo a curto prazo, como

    podem envolver a organização inteira, uma divisão ou departamento ou ainda uma

    tarefa. O planejamento é uma função administrativa que se distribui entre todos os

    níveis organizacionais. Embora o seu conceito seja exatamente o mesmo, em cada m-

    ,vel organizacional, o planejamento apresenta características diferentes.

    O planejamento envolve uma volumosa parcela da atividade organizacional. Com

    isso, queremos dizer que toda organização está sempre planejando: o nível institucional

    elabora genericamente o planejamento estratégico, o nível intermediário segue-o

    com planos táticos e o nível operacional traça detalhadamente os planos operacionais.

    Cada qual dentro de sua área de competência e em uníssono com os objetivos globais

    da organização. O planejamento impõe racionalidade e proporciona o rumo às ações

    da organização. Além disso, estabelece coordenação e integração de suas várias unidades,

    que proporcionam a harmonia e sinergia da organização no caminho em direção

    aos seus objetivos principais.

  • RESPOSTA D


    ESTRATÉGICO: objetivos de longo prazo, Direção, Alta administração, Macro-orientado.

    TÁTICO: objetivos de médio prazo, setor/departamento, micro-orientado. 

    OPERACIONAL: objetivos de curto prazo, operação/atividade, micro-orientado. 

  • De acordo com Bateman e Snell (1998), as organizações podem ser divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional, de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.


    Nível Estratégico

    Para Kotler (1975),"o planejamento estratégico e uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente".


    Kotler (1992) Planejamento estratégico é definido como: O processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento.


    Kotler (1999, p.23) define planejamento estratégico como “o processo de desenvolvimento e manutenção de uma referência estratégica entre objetivos e capacidades da empresa e as mudanças de suas oportunidades no mercado”.


    Segundo Cunha (1995), planejamento estratégico é um processo que consiste na análise sistemática da situação atual e das ameaças e oportunidades futuras, e a conseqüente formulação de estratégias, objetivos e ações.


    Nível Tático

    Segundo Chiavenato (2000), planejamento tático abrange determinados setores da organização é definido no nível intermediário, geralmente é projetado para o médio prazo, e apresenta uma grande preocupação em atingir os objetivos departamentais.


    De acordo com Fernandes; Berton, (2005), o planejamento tático, caracteriza-se por um impacto de médio prazo e abrange determinados setores da organização, normalmente acontece no nível gerencial, com a finalidade de decidir e operacionalizar as grandes decisões estratégicas tomadas pela alta administração.



    Segundo Oliveira (2003, p. 48), O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacional inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.


    Nível Operacional

    O Planejamento Operacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nesta situação, tem-se os planos de ação ou planos operacionais(OLIVEIRA, 1993: 38).


    O planejamento operacional apresenta uma formulação por meio de documentos escritos, metodologias e implantação. Representa a união de algumas partes do planejamento tático, com um detalhamento maior, em um menor prazo de acontecimento (OLIVEIRA, 2001).




  • Pelas aulas que vi sobre o assunto cada nível da instituição realiza seu planejamento:

    Nível estratégico - planejamento estratégico

    Nível tático - planejamento tático

    Nível operacional - planejamento operacional

    Sendo assim, o planejamento estratégico não envolve no processo decisório os níveis tático e operacional. 

    Ao meu ver esta resposta está errada.

  • VEJA UM BREVE RESUMO SOBRE OS 3 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO:

    . Planejamento estratégico [=estratégia corporativa ou organizacional]: abrange a organização como um todo. abrange a direção. relaciona a organização com o ambiente externo. longo prazo. genérico e abrangente.

    . Planejamento tático [=estratégias funcionais]: abrange cada um dos departamentos ou áreas que compõem a organização. abrange a gerência. departamentos. médio prazo. menos genérico, mais detalhado que o anterior.

    . Planejamento operacional: abrange as tarefas e atividades, ou seja, as formas de execução do trabalho. operações, abrange a supervisão. curto prazo, o que será executado no nível operacional. detalhado, específico e analítico.

    Sobre a direção no planejamento estratégico, Chiavenato (2000, p. 7) diz que:

    "Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção (liderança): acionar e dinamizar a empresa. A direção (liderança) está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está relacionada diretamente com a atuação sobre os recursos humanos da empresa."