-
Só uma pergunta. Existe subordinação entre setores dentro dessa cadeia?
-
Relaciona-se com o conceito de just-in-time. O fornecedor se tornará um parceiro, do qual se comprará dele apenas o necessário para a produção (Rodrigo Rennó, pág, 433).
Não há subordinação entre os setores da cadeia. O que se dá é uma parceria e troca de informações entre fornecedores e clientes. Só será produzido o que já tiver demanda.
-
Resposta correta é a letra E
-
Questão um pouco subjetiva, pois não pede qual tipo de gestão de estoque a tradicional ou uma mais moderna....
-
Qual é o erro da A?
-
Um departamento no caso o de compras não pode ficar vinculado simplesmente ao de produção e sim um atendimento prioritário, pois a organização com seus atributos necessitam de uma estrutura hieraquizada com base na departamentalização de produtos e serviços para se manterem estáveis no mercado competitivo.
-
A programação Just in Time é uma filosofia operacional que representa alternativa ao uso de estoques para que se possa cumprir a meta de
disponibilizar os produtos certos, no lugar certo e no momento certo.
-
GABARITO E
Trata-se do conceito Just-in-Time (JIT): fazer “o que é necessário, quando é necessário, e na quantidade necessária”.
Dentro do JIT encontramos a ferramenta de controle de estoque chamada de Kanban que, para Shingo (1996), significa “abastecer a unidade fabril, de acordo com os itens necessários, nas quantidades necessárias, no momento necessário, com a qualidade necessária para suprir a linha de montagem final sem perdas e geração de estoques”.
Assim, ao passo que o Just in Time é uma abordagem metodológica de trabalho, o Kanban é uma ferramenta de controle de estoque, inserida na “filosofia” do Just in Time.
O importante é lembrarmos que o Sistema Just-in-Time prima pelo estoque nulo, considerando-o um verdadeiro desperdício de investimentos.
FONTE: http://www.enap.gov.br/documents/52930/707328/Enap+Did%C3%A1ticos+-+Gest%C3%A3o+de+Materiais.pdf/76d26d48-37af-4b40-baf1-072a8c31236a
-
Não pode haver essa subordinação entre os departamentos. Pense comigo: se a area de compras ficar diretamente vinculada à area de producao, atendendo-a prioritariamente, os outros setores que tambem precisam de recursos materias, como marketing e areas estrategicas(diretorias) ficariam prejudicados(esses setores tambem emitem pedidos de compras, certo? resmas de papel, impressoras etc).
Se a area de producao ficar subordinada a de materiais, primeiramente a mesma só produziria se tivesse o material requerido. Segundo que as normas de quanto e quando produzir não são da alçada da area de materiais, mas sim das areas estrategicas(cúpula da empresa).
A área de materiais esteja subordinada à área de vendas, uma vez que a produção somente será realizada após a venda ter sido efetivada" . Se assim fosse, a cada compra o cliente teria que esperar pelo pedido, o que sabemos que não é conduta de venda adequada.
"A empresa passe a adquirir mercadorias em grande quantidade com bastante antecedência, armazenando-as e, assim, não correndo o risco de parar sua produção por falta de material" é uma conduta ultrapassada e em desuso pois os custos de estoque são muito altos. Hoje em dia, busca-se a conduta do Just in time que é a explicação da letra "E" : ter estoques menores e uma relação mais cooperativa com os fornecedores.
(expliquei com as minhas palavras mas os conceitos estão em: http://www.enap.gov.br/documents/52930/707328/Enap+Did%C3%A1ticos+-+Gest%C3%A3o+de+Materiais.pdf/76d26d48-37af-4b40-baf1-072a8c31236a - "indicadores relacionados a estoques")
#perseverança
-
qual o erro da A
-
Bruno Gomes
Não há subordinação entre os setores dessa cadeia.
-
Se a letra "e" não estivesse tão clara eu me complicaria...rsrs
-
Havendo subordinação do setor de compras ao setor de produção, pode ser q este tenha um número mínimo de itens que torne a sua confecção mais ou menos custosa ou eficiente, enquanto q o setor de vendas poderia estar negociando uma venda grande ou esteja passando por um período de baixa. Com isso essa relação de subordinação atrapalharia o resultado da empresa.
Mas é só achismo msm, ilação. rs
-
Eis que surge a letra E. Ufa!
-
Ferramenta de controle de estoques KABAN, muito utilizada em Just in time.
Letra E
-
-
Eis que surge a letra E