-
Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.
-
Questão safada bixo! Pra mim tem duas respostas nessa pergunta!
-
não fez muito sentido pra mim... alguém saberia explicar com mais fundamentação?
-
Horngren, Foster e Datar (1997, p. 125 e 126) afirmam que a criação de parâmetros de referência, para avaliação de desempenho de cada área da empresa é outro fator importante proporcionado pelo sistema de orçamento, como parte do controle gerencial. O feedback, obtido pelo acompanhamento do orçamento, possibilita a revisão, melhoria ou até a reformulação total dos aspectos estratégicos do planejamento empresarial.
-
Mostrar meu raciocínio
b) estabelecer o princípio contábil da competência, reconhecendo receitas, custos e despesas. surge dúvida como explicar, mas entendo como relacionado a finança e não participação de mercado.
c)identificar as condições gerais políticas e econômicas que determinam o ambiente interno em que a empresa opera. isso é ambiente externo
d) analisar o ambiente e o que se pode esperar do mercado, desconsiderando o segmento de atuação da empresa na realização da previsão orçamentária. Desconsiderando???????? fala sério!!!!
e) determinar as receitas e despesas da empresa, abrangendo um período determinado de tempo. Despesas não são determinadas; são estimadas.
-
A Contabilidade controla a evolução do patrimônio da empresa, através da contabilidade é possível calcular e registrar todas as operações comerciais e financeiras realizadas em certo período, produzindo relatórios que são usados para fornecer aos seus usuários (internos e externos) informações úteis e relevantes para análise da situação econômica e patrimonial da empresa.
Gabarito: A
Fonte: http://atitudeenegocios.com/funcao-da-contabilidade/
-
Em Administração, parece que muito se fala e nada se diz :P
-
A questão não é difícil, mas requer uma interpretação bem apurada. Por acaso, li em um livro, não me recordo qual, sobre orçamento no ´planejamento empresarial.
Repare que a questão diz "Uma das práticas de gestão que instituiu foi o acompanhamento orçamentário que tem como objetivo". Pois bem, partindo dessa ideia de que o acompanhamento orçamentário auxilia as melhores praticas de gestão, temos que deixar de lado o que vem automaticamente na nossa cabeça, que é gestão de dinheiro, a parte contábil (tradicional)
a) Gabarito. Pensem comigo, quando há um planejamento estratégico, que inclui também a parte orçamentária, essa auxilia diretamente para saber "como andam as coisas".
Exemplo: Você é dono de uma livraria, faz todo o planejamento estratégico para o ano de 2016. Chega 2016, e nada da certo, você percebe que está entrando menos dinheiro, que os gastos estão sendo maiores. A parte orçamentária vai te mostrar exatamente isso, a parte financeira da "coisa", a partir daí voce terá dados concretos para rever, melhorar ou reformular totalmente a sua estratégia.
b) Errada. Não é a parte tradicional da contabilidade que vai auxiliar no desenvolvimento empresarial. Só pensar.. Em que adiantaria, comercialmente, saber que tal recurso é ativo ou passivo?
c) Errada. A parte orçamentária não faz análise política e econômica. Forçando uma barra até pode colar a parte economica, mas política, jamais.
d) Errada. O acompanhamento orçamentário, faz a análise do orçamento, não tem nada a ver com analise de ambiente, ainda mais desconsiderando o segmento de atuação da empresa na realização da previsão orçamentária.
e) Errada. Não é bem isso, porque assim como a alternativa B, não ajuda em nada sobre ativo, passivo, depreciação..
-
No setor público, deveria servir para isso o acompanhamento orçamentário
possibilitando a revisão dos plano plurianual, das diretrizes orçamentárias e da execução do orçamento anual;
melhorando, aprimorando, otimizando os gastos públicos nas áreas fundamentais, verificando desvios;
ou até mesmo reformulando aspectos estratégicos do planejamento das políticas públicas
-
-
A colega Elenice Dutra matou a questão, é literalidade da "doutrina". Quem estuda Administração Financeira e Orçamentária (AFO) não tem como não marcar o item E.
-
Uma organização está melhorando suas práticas de gestão, de modo a conseguir maior competitividade
A empresa quer aumentar competitividade e melhor a gestão. Não existe outra maneira de se conseguir tal resultado sem planejamento.
Letra A é a única que fala sobre.