GABARITO A
A competência relativa é regra criada para tutelar interesses preponderantemente particulares, razão pela qual fica sujeita à preclusão e à prorrogação de competência. Trata-se de matéria típica de defesa do réu, mas a jurisprudência admite que o MP suscite a incompetência relativa em benefício de incapaz (STJ, REsp 630.968/DF, rei. Min. Humberto Gomes de Barros, j. 20.3.2007, DJ 14.5.2007).
A incompetência relativa também deve ser arguida como preliminar em contestação (art. 337, li), mas sob pena de preclusão. Não sendo matéria de ordem pública, o juízo não pode reconhecê-la de ofício. Ou o réu alega (o CPC ainda reconhece ao Ministério Público, nas causas em que tuar, a possibilidade de arguir a incompetência relativa, conforme art. 65, parágrafo único) e o juiz a reconhece, determinando a remessa dos autos para o juízo competente, ou não, e a matéria preclui. A incompetência relativa jamais gerará nulidade da sentença, nem ação rescisória, já que, não invocada no momento oportuno, haverá a prorrogação de competência. (Direito Processual Civil - Col. Esquematiz - Marcus Vinicius Rios Gonçalves - 2016).
STJ - Súmula 33 A incompetência relativa não pode ser declarada de ofício.
Art. 53. É competente o foro:
III - do lugar:
d) onde a obrigação deve ser satisfeita, para a ação em que se lhe exigir o cumprimento;
COMPETÊNCIA RELATIVA - POSSÍVEL A PRORROGAÇÃO DE COMPETÊNCIA.
TJ-RS - Agravo de Instrumento AI 70049083967 RS (TJ-RS)
Data de publicação: 30/08/2012
Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA. COMPETÊNCIA TERRITORIAL. AÇÃO DE COBRANÇA. OBRIGAÇÃO CONTRATUAL. Agravo de instrumento contra decisão que julgou improcedente exceção de incompetência. Ação de cobrança. Competência relativa. Art. 100 , IV , d , CPC . Competência do lugar onde a obrigação deve ser satisfeita. Fixada competência da Comarca de Alegrete para julgamento da ação. Decisão mantida. Agravo improvido.