SóProvas


ID
1667311
Banca
FCC
Órgão
TCM-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Quanto ao conceito, origem e evolução legislativa da Seguridade Social no Brasil é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    CF/88

    (...)

    Art. 194º A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social.

  • ALTERNATIVA "C" INCORRETA
    a) CORRETA - Marco inicial da previdência social (PS) BR (devido ao desenvolvimento e à estrutura que a PS passou a ter) → Lei Eloy Chaves – Decreto Legislativo 4682 (24/01/1923) → instituiu as Caixas de Aposentadoria e pensões (CAPs) para os ferroviários. → não foi o 1º diploma legal sobre PS

    b) CORRETA - Constituição de 1934 → primeira a trazer a forma tripartite de custeio → também a primeira a utilizar o termo previdência.

    c) INCORRETA - Lei 8212/91, art. 1º A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social. (ou art. 194 da CF, conforme trazido pelo colega).


    d) CORRETA -  CF, art. § 2º A proposta de orçamento da seguridade social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias,   assegurada a cada área a gestão de seus recursos.

    e) CORRETA - CF, art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. [...]VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.
  • Pessoal, cai muito em prova o conceito de Seguridade Social do artigo 194, CF


    Dessa normativa devemos estar atentos a duas questões importantes:


    1) As ações na área da saúde, previdência e assistência social não são autônomas, são integradas!


    2) As ações e iniciativas não são somente de responsabilidade do Poder Público, mas também da sociedade. 



    Art. 194, CF. A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social.


    Fonte: Professor Hugo Goes


  • Conforme a CF1988:

    Art. 194, CF. A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social.

    Conforme o artigo acima, a seguridade integra a saúda, a previdência social e assistência social.

    Resposta errada: C

  • Gabarito C

    A Seguridade Social, nos termos do art 194 da CF, "compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade , destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e a assistência social".

  • Galera,seguinte:

    - Apenas com a informação que a Saúde + Previdência Social + Assistência Social são formados pela Seguridade Social seria capaz de responder a questão corretamente,identificando a alternativa errada.

    Atenção e sucesso na aprovação.

  • O Sistema Securitário Brasileiro compõe as áreas da Saúde, Previdência e Assistência Social.

  • engloba a saúde SIMMMMMMMMMMMM.

  •  A LETRA "C", ESTÁ ERRADA  A SAÚDE FAZ PARTE SIM.  LIVRO DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE  WAGNER BALERA. CAPITULO 1, NOÇÃO GERAL DE SEGURIDADE SOCIAL. 

  • Discordo do item B que fala que a CF de 1934 foi a primeira a tratar de "direitos previdenciários" quando, na verdade, já se falava em aposentadoria, que é benefício previdenciário, na Constituição de 1891, concedida aos funcionários públicos.

  • Seguridade Social 

    --> saúde 

    --> previdência social 

    --> assistência social 

  • A Seguridade Social engloba as três áreas: Saúde, Assitência Social e Previdência. 

  • Seguridade social:

    Previdência
    Assistência
    Saúde
  • Essa questão tinha que ser anulada. A alternativa "b" também está errada. Na CF de 1891 já havia previsão de benefício previdenciário, aposentadoria aos servidores que ficavam invalidos a serviço da nação

  • A questão deveria ser anulada pois na gestão administrativa da Seguridade o modelo quadripartite é formado por: Estado/Governo, trabalhadores, aposentados em órgãos (colegiados) e empregadores.

  • ATENÇÃO:

    LETRA B ESTÁ ESTRANHA. DIZER QUE FOI A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO A TRAZER O TERMO "PREVIDÊNCIA" É UMA COISA. 

    AGORA, DIZER QUE FOI A PRIMEIRA A FAZER ALUSÃO EXPRESSA AOS DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS É OUTRA COISA.

  • C

    A Saúde também faz parte da Seguridade Social.

  • SEGURIDADE SOCIAL= Ter PAS 
    (Previ.) (Assis.) (Saúde)

  • A saúde não é só administrada pela União,mas por todos os entes federados, é descentralizada, regionalizada e hierarquizada. Os estados e municípios podem legislar sobre o tema respeitando as leis 8212 e 8213. 

  • A B está incorreta.Fato.

  • a) CORRETA

    O grande destaque na vigência da CF 1891 foi a "lei eloy chaves",
    implantada através do decreto legislativo nº 4.682, de 24 de janeiro
    de 1923, tida como marco inicial da previdência social no Brasil.

    D4.682: "Crea, em cada uma das emprezas de estradas de ferro existentes no paiz,
    uma caixa de aposentadoria e pensões
    para os respectivos ernpregados"

     

    b) CORRETA

    CF/34, art 121, h: "assistência médica e sanitária ao trabalhador e à gestante, assegurando a esta
    descanso antes e depois do parto, sem prejuízo do salário e do emprego, e instituição de previdência,
    mediante contribuição igual da União, do empregador e do empregado, a favor da velhice, da invalidez,
    da maternidade e nos casos de acidentes de trabalho ou de morte"

    CF/34, art 10, "Compete concorrentemente à União e aos Estados:",

    inciso II: "cuidar da saúde e assistência públicas"

     

    d) CORRETA

    LDO - lei de diretrizes orçamentárias tem como a principal finalidade orientar a

    elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do

    Poder Público (incluindo executivo, legislativo, judiciário) e as empresas públicas e autarquias.

    Busca sintonizar a LOA - lei orçamentária anual com as diretrizes, objetivos e metas da

    administração pública (...).

     

    e) CORRETA

    CF/88, art 194, inciso VII: "caráter democrático e descentralizado da administração, mediante ..."

  • Gabarito Letra C

     

    Mas realmente a letra B também está incorreta, já que a Constituição de 1891 instituiu a aposentadoria por invalidez aos funcionários públicos que se acidentassem a serviço do país.

     

    FCC é muito apelativa quanto a cargos complexos, consegue ser pior que o Cespe, porém como o gabarito da letra C é "muito" errado fica fácil acertar a questão.

     

    Bons estudos!

  • Gabarito: Letra C

    Resposta:

    a) CORRETA

    A Lei Eloy Chaves (LEC) é o principal marco normativo da Seguridade Social no Brasil, ao criar as Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAP) nas empresas de estrada de ferro. 

    b) CORRETA

    A Constituição de 1934 instituiu a forma de custeio tripartite da Previdência Social (Estado, empregadores e trabalhadores), além de ser a primeira a empregar o termo "Previdência Social" em seu texto. 

    c) ERRADA

    CF, Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    Ou seja, a saúde também faz parte do sistema da Seguridade Social. 

    d) CORRETA

    CF, Art. 195, § 2º A proposta de orçamento da seguridade social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias,      assegurada a cada área a gestão de seus recursos.

    e) CORRETA

    CF, Art. 194, VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

  • ALTERNATIVA "C" INCORRETA


    a) CORRETA - Marco inicial da previdência social (PS) BR (devido ao desenvolvimento e à estrutura que a PS passou a ter) → Lei Eloy Chaves – Decreto Legislativo 4682 (24/01/1923) → instituiu as Caixas de Aposentadoria e pensões (CAPs) para os ferroviários. → não foi o 1º diploma legal sobre PS

    b) CORRETA - Constituição de 1934 → primeira a trazer a forma tripartite de custeio → também a primeira a utilizar o termo previdência.

    c) INCORRETA - Lei 8212/91, art. 1º A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social. (ou art. 194 da CF, conforme trazido pelo colega).

     


    d) CORRETA -  CF, art. § 2º A proposta de orçamento da seguridade social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias,   assegurada a cada área a gestão de seus recursos.

    e) CORRETA - CF, art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. [...]VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

     

  • C - O sistema securitário social brasileiro consagra a proteção do indivíduo contra riscos que possam surgir em relação à previdência social e à assistência social, não abrangendo a saúde, que é tratada com exclusividade pela União, através do Ministério da Saúde. 

     

    Gabarito: C

  • EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PREVIDÊNCIA

     

    1 - Marco Inicial mundial da Previdência: Lei dos Seguros Sociais (1883, Alemanha, propugnada por Otto Von Bismarck);

    2 - Marcos Constitucionais da Previdência: Constituições do México (1917) e da Alemanha (1919);

    3 – No Brasil: a Constituição imperial (1824) apenas estabeleceu os denominados "Socorros Públicos";

    3.1 - No Brasil: a Constituição de 1891 foi a primeira a prever um benefício previdenciário (aposentadoria por invalidez aos funcionários públicos);

    3.2 - No Brasil: prevalece o entendimento doutrinário de que a Previdência nasceu com a Lei Eloy Chaves (1923) - criação das caixas de aposentadorias e pensões para os ferroviários;

    3.3 - No Brasil: previdência pública tem início em 1933, através do Decreto 22.872 que criou o Instituto de Previdência dos Marítimos - IAPM;

    3.4 – No Brasil: Constituição de 1934 previu o tríplice custeio;

    3.5 – No Brasil: Constituição de 1946 previu, pela primeira vez, a expressão “Previdência Social”;

    3.6 – No Brasil: com a Constituição de 1988, evoluiu-se para a Seguridade Social

    É correto dizer que a Lei Eloy Chaves é considerada o marco da previdência social no Brasil. Mas isso não significa que tenha sido a primeira lei. exemplo de leis anteriores:

    1891 – Constituição. Criou aposentadoria por invalidez para servidores públicos.

    1919 – Seguro obrigatório de acidentes do trabalho.

  • Temos que encontrar a alternativa incorreta.

    A) É considerado um marco na história da Previdência Social a denominada "Lei Eloy Chaves" que determinou a criação de Caixas de Aposentadoria e Pensões para trabalhadores ferroviários. CORRETO.

    A Lei Eloy Chaves é o marco da previdência social no Brasil, pois foi responsável pela criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões dos trabalhadores ferroviários em 1923.

    B) Em 1934, pela primeira vez uma Constituição do Brasil faz alusão expressa aos direitos previdenciários, instituindo o modelo tripartite suportado pela União, pelos empregados e empregadores, além de garantir mínima proteção em face da velhice, invalidez, maternidade, acidente de trabalho e morte. CORRETO.

    A Constituição de 1934 foi a primeira a tratar de direitos previdenciários. Além disso, introduziu a forma tríplice de custeio, bem como a proteção mínima em face da velhice, invalidez, maternidade, acidente de trabalho e morte.

    C) O sistema securitário social brasileiro consagra a proteção do indivíduo contra riscos que possam surgir em relação à previdência social e à assistência social, não abrangendo a saúde, que é tratada com exclusividade pela União, através do Ministério da Saúde. ERRADO – GABARITO.

    Reescrevendo: O sistema securitário brasileiro consagra a proteção do indivíduo contra riscos que possam surgir em relação à previdência social, à assistência social e à saúde.

    D) O plano de ação das áreas que envolvem a Seguridade Social será integrado e deve estar expresso na Lei de Diretrizes Orçamentárias que fixará as metas e prioridades do sistema, assegurando a cada área a gestão dos seus recursos. CORRETO.

    Conforme o art. 195, § 2º:

    Art. 195 [...]

     § 2º A proposta de orçamento da seguridade social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, assegurada a cada área a gestão de seus recursos.

    E) A Seguridade Social terá caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação de trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados. CORRETO.

    É exatamente o que dispõe o art. 194, parágrafo único, inciso VII, observe:

    Art. 194 [...]

    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

    Resposta: C

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre a história da previdência social. Ressalta-se que a questão requer a identificação da assertiva incorreta.

     

    A) A Lei Eloy Chaves criou a caixa de aposentadoria e pensões, conforme prevê o art. 1º do Decreto Legislativo 4.682/1923.

     

    B) A Constituição de 1934 inovou ao estabelecer a tríplice fonte de custeio, e ainda, à época denominada somente Previdência, sem a utilização do termo Social.

     

    C) Inteligência do art. 194 da Constituição, a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

     

    D) A assertiva está de acordo com disposto no art. 195, § 2º da Constituição.

     

    E) A assertiva está de acordo com disposto no art. 194, parágrafo único, inciso VII da Constituição.

     

    Gabarito do Professor: C