-
Incorreções:
a) enserra (correto: encerra);
b) aja vista (correto: haja vista);
d) disperçar (correto: dispersar);
e) afim (sentido correto: a fim - com sentido de "com a finalidade de").
Bons estudos!!!
-
Outro erro na letra D é o ''mais'' no lugar de MAS.
''Foram mencionadas as estratégias para disperçar as cepas oligárquicas das altas esferas do poder e, sobretudo, para prover o controle jurídico das suas ações; mais, até o momento, não se obteve sucesso.''
-
Priscila Marques, na alternativa 'e' essa crase está correta, ela se justifica pela palavra 'ideias' que está elíptica: Suas ideias íam de encontro às (ideias) dos demais.
-
Outro erro da e) é íam, que não é acentuada (paroxítona, geralmente só acentua-se quando terminada em r, x, n, l, ps, om, ons, um, uns, ã, ãs, ão, ãos e ditongos orais). Assim como "iam", não é acentuada "ia", mas leva acento "íamos" e "íeis".
-
Apenas uma OBS qnt à alternativa E:
No trecho "Suas ideias iam de encontro às dos demais", a ocorrência da crase está correta!!
As ideias dele (suas ideias) iam de encontro às (ideias - palavra subentendida) dos demais.
abraço a tds!!
-
afim = temos ideias afins
a fim = com a finalidade de/para
ao encontro de = estou indo ao encontro dos meus sonhos
de encontro a = isso vai de encontro aos meus objetivos
-
Outro erro da Letra D que não foi comentado, corrigindo:
"Foram mencionadas as estratégias para dispersar as cepas oligárquicas das altas esferas do poder e, sobretudo, para prover o controle jurídico das suas ações; MAS, até o momento, não se obteve sucesso. "
-
dia a dia não possui hífen
-
Só organizando as ideias:
a) O culto à ignorância e à xenofobia é o responsável,
em nosso dia-a-dia, por esta situação deplorável,
que enserra a população local na bolha impenetrável
de seus interesses e valores particulares.
comentário: o correto é "dia a dia" pois palavras compostas formadas por três termos não leva hífen. Correto é "encerra" , não existe enserra.
b) Incrementar a participação política é um desafio
perene, aja vista a nova estratégia de controle político que aparelha muitos órgãos públicos, incluindo
os do setor educacional.
Comentário: correto é "haja vista"
c) A soberania do mercado não é imprescindível para a
democracia liberal − é uma alternativa a ela e a todo
tipo de política, na medida em que elimina a necessidade
de serem tomadas decisões que contemplem
consensos coletivos.
CORRETA
d) Foram mencionadas as estratégias para disperçar as
cepas oligárquicas das altas esferas do poder e,
sobretudo, para prover o controle jurídico das suas
ações; mais, até o momento, não se obteve sucesso.
Comentário: correto é "dispersar" e "mas"
e) Suas ideias íam de encontro às dos demais; ele
sempre optava pelas vias mais polêmicas afim de
obter atenção da audiência.
Correto: "iam" e "a fim", pois afim é de afinidade e a fim de finalidade (objetivo). Obs: a crase está correta, pois se refere a palavra oculta ideias ( "ideias dos demais").
-
Comentários:
A. enserra --> encerra.
B. aja vista --> haja vista
C. Correta D. disperçar --> dispersar E. afim --> a fim
-
acredito que na letra a, também está errado o uso de crase, pois o verbo CULTUAR é transitivo direto, alguém sabe esclarecer por favor?
-
a)O culto à ignorância e à xenofobia é o responsável, em nosso dia-a-dia, por esta situação deplorável, que enserra a população local na bolha impenetrável de seus interesses e valores particulares.Errado, tem que ser dia a dia, e encerra
b)Incrementar a participação política é um desafio perene, aja vista a nova estratégia de controle político que aparelha muitos órgãos públicos, incluindo os do setor educacional.Errado, o correto é haja
c)A soberania do mercado não é imprescindível para a democracia liberal − é uma alternativa a ela e a todo tipo de política, na medida em que elimina a necessidade de serem tomadas decisões que contemplem consensos coletivos.Correta
d)Foram mencionadas as estratégias para disperçar as cepas oligárquicas das altas esferas do poder e, sobretudo, para prover o controle jurídico das suas ações; mais, até o momento, não se obteve sucesso.Errado, é dispersar, e mas, uma vez que no sentido de "porém".
e)Suas ideias íam de encontro às dos demais; ele sempre optava pelas vias mais polêmicas afim de obter atenção da audiência.Errado, deveria ser a fim de no sentido de finalidade
-
O melhor comentário é o do Alan Peixoto
-
a
O culto à ignorância e à xenofobia é o responsável, em nosso dia-a-dia, por esta situação deplorável, que enserra (ENCERRA) a população local na bolha impenetrável de seus interesses e valores particulares.
b
Incrementar a participação política é um desafio perene, aja (HAJA) vista a nova estratégia de controle político que aparelha muitos órgãos públicos, incluindo os do setor educacional.
c
A soberania do mercado não é imprescindível para a democracia liberal − é uma alternativa a ela e a todo tipo de política, na medida em que elimina a necessidade de serem tomadas decisões que contemplem consensos coletivos. (CORRETA)
d
Foram mencionadas as estratégias para disperçar as cepas oligárquicas das altas esferas do poder e, sobretudo, para prover o controle jurídico das suas ações; mais,(MAS) até o momento, não se obteve sucesso.
e
Suas ideias íam (IAM) de encontro às dos demais; ele sempre optava pelas vias mais polêmicas afim de obter atenção da audiência.
-
a) O culto à ignorância e à xenofobia é o responsável, em nosso dia-a-dia, por esta situação deplorável, que encerra a população local na bolha impenetrável de seus interesses e valores particulares.
b) Incrementar a participação política é um desafio perene, haja vista a nova estratégia de controle político que aparelha muitos órgãos públicos, incluindo os do setor educacional
d) Foram mencionadas as estratégias para dispersar as cepas oligárquicas das altas esferas do poder e, sobretudo, para prover o controle jurídico das suas ações; mais, até o momento, não se obteve sucesso.
E) Suas ideias iam de encontro dos demais; ele sempre optava pelas vias mais polêmicas a fim de obter atenção da audiência. A FIM DE: COM O OBJETIVO DE.
-
a) O culto à ignorância e à xenofobia é o responsável, em nosso dia-a-dia, por esta situação deplorável, que enserra a população local na bolha impenetrável de seus interesses e valores particulares.
b) Incrementar a participação política é um desafio perene, aja vista a nova estratégia de controle político que aparelha muitos órgãos públicos, incluindo os do setor educacional.
c) A soberania do mercado não é imprescindível para a democracia liberal − é uma alternativa a ela e a todo tipo de política, na medida em que elimina a necessidade de serem tomadas decisões que contemplem consensos coletivos.
d) Foram mencionadas as estratégias para disperçar as cepas oligárquicas das altas esferas do poder e, sobretudo, para prover o controle jurídico das suas ações; mais, até o momento, não se obteve sucesso.
e) Suas ideias íam de encontro às dos demais; ele sempre optava pelas vias mais polêmicas afim de obter atenção da audiência.
-
-
a) O culto à ignorância e à xenofobia é o responsável, em nosso dia a dia (perdeu o hífen), por esta situação deplorável, que encerra (com c) a população local na bolha impenetrável de seus interesses e valores particulares.
b) Incrementar a participação política é um desafio perene, haja (com h) vista a nova estratégia de controle político que aparelha muitos órgãos públicos, incluindo os do setor educacional.
c) A soberania do mercado não é imprescindível para a democracia liberal − é uma alternativa a ela e a todo tipo de política, na medida em que elimina a necessidade de serem tomadas decisões que contemplem consensos coletivos. CORRETA
d) Foram mencionadas as estratégias para dispersar (com s) as cepas oligárquicas das altas esferas do poder e, sobretudo, para prover o controle jurídico das suas ações; mas (comentário abaixo), até o momento, não se obteve sucesso.
e) Suas ideias íam de encontro às dos demais; ele sempre optava pelas vias mais polêmicas a fim (comentário abaixo) de obter atenção da audiência.
1. Há diferença entre "mais" e "mas". A primeira é usada para adicionar elementos. Ex: O país precisa de mais honestidade
Já a segunda é usada pra opor algo. Ex: O país precisa de mais honestidade, mas nem todos cooperam pra que isso ocorra.
2. Pense sempre na diferença de sentido (semântica). Afim é usada para dizer que você está querendo alguém ou algo. Ex: Estou afim de você; Estou afim de ir ao show da Gaga.
Já "a fim" tem sentido de finalidade. Ex: Vou gastar dinheiro, a fim de ir ao show da Gaga.
-
A menos errada é a 'c' (acho que esse 'para' está errado), comparando com as atrocidades dos outros itens.
a. 'encerra' e não 'enserra'
b. 'haja vista' e não 'aja vista'
d. 'dispersar' e não 'dispersar'; 'mas' e não 'mais'.
e.'iam' e não 'íam'; 'a fim de' e não 'afim de'.
-
Saga de Gêmeos, tudo que disser, estará certo, sou seu fã. Quero usar satã imperial na FCC.
-
Comentaram sobre o para na questão c. Está correto. Lembrar que não existe mais o acento diferencial Pára(verbo) e para(preposição)
-
HAJA X AJA
AJA = Flexão do verbo agir, atuar.. (Aja de maneira cortês)
HAJA = "aconteceu", "existir", "ocorrer" (Haja vista que ele demora muito para cozinhar)
-
Povo incompetente colocar nos comentários oq eu já sei, claro q se o aja sem o H está errado, o certo seria com H. Mas eu quero saber o porquê, acredito q seja pela possibilidade de ser substituído pela palavra TENHA.
-
a) E. Errado: enserra. Correto: encerra.
b) E. Errado: aja. Correto: haja
c) C
d) E. Errado: disperçar. Correto: dispersar.
e) E. Errado: afim (afinidade). Correto: a fim (no sentido de finalidade). Note que tanto 'afim' como 'a fim' estão corretas, porém com significados diferentes. Nessa questão o correto é: a fim.
-
Na alternativa tida como correta, CONSENSO COLETIVO não é considerado uma redundância??
-
A. enserra --> encerra.
B. aja vista --> haja vista
C. Correta D. disperçar --> dispersar E. afim --> a fim.
-
gab.: C
À MEDIDA QUE: PROPORÇÃO;
NA MEDIDA EM QUE: CAUSA (PENSAR NA ESTRUTURA CAUSA/EFEITO).
-
ALTERNATIVA A – ERRADA – Não se emprega mais hífen em palavras compostas cujos elementos são ligados por preposição (Exceção: espécies zoobotânicas). É o caso de “dia a dia”. Além disso, ocorre erro na grafia “enserra”. A escrita correta é “encerra”.
A redação correta ficaria: O culto à ignorância e à xenofobia é o responsável, em nosso dia a dia, por esta situação deplorável, que encerra a população local na bolha impenetrável de seus interesses e valores particulares.
ALTERNATIVA B – ERRADA – O primeiro erro está na grafia de “aja vista”. Deve-se escrever “haja vista”, pois se trata da locução de causa. Está faltando também o acento gráfico na proparoxítona “públicos”.
A redação correta ficaria: Incrementar a participação política é um desafio perene, haja vista a nova estratégia de controle político que aparelha muitos órgãos públicos, incluindo os do setor educacional.
ALTERNATIVA C – CERTA – Perfeita a redação! Chama-se a atenção para a locução “na medida em que”, que expressa a ideia de causa. Não confunda com “à medida que”, que expressa a ideia de proporção. As bancas também tentam empurrar a locução inexistente “à medida em que”. Cuidado!
ALTERNATIVA D – ERRADA – O primeiro erro está na grafia “disperçar”. O correto é “dispersar”. Outro erro está no emprego de “mais”. Deve-se empregar a forma “mas”, que equivale a “porém”.
A redação correta ficaria: Foram mencionadas as estratégias para dispersar as cepas oligárquicas das altas esferas do poder e, sobretudo, para prover o controle jurídico das suas ações; mas, até o momento, não se obteve sucesso.
ALTERNATIVA E – ERRADA – A forma “iam” não possui acento. Observe que o “i” tônico forma hiato com a vogal posterior, e não com a anterior, como se exige na regra do hiato. Além disso, deve-se empregar a forma “a fim de” – separada -, para expressar a ideia de finalidade.
A redação correta ficaria: Suas ideias iam de encontro às dos demais; ele sempre optava pelas vias mais polêmicas a fim de obter atenção da audiência.
-
gabarito C
a) encerra; dia a dia
b) haja vista
c) correta
d) dispersar; mas
e) ao encontro; a fim
-
Sobre o travessão na alternativa C:
Além de ser usado no discurso direito para indicar falas de personagens e de intercalar frases explicativas, o travessão também pode ser usado para substituir parênteses, vírgula e dois-pontos.
Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono34.php