SóProvas


ID
166789
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sócrates, técnico judiciário, teve concedida sua aposentadoria por tempo de serviço. Entretanto, quando estava em atividade praticou atos de corrupção, falta pela qual foi processado e condenado. Nesse caso, Sócrates estará sujeito à

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra A

    Se o servidor ainda estivesse na ativa, lhe seria aplicada a pena de demissão. Mas, mesmo a corrupção tendo sido praticada durante sua investidura no cargo, so lhe resta a aplicação da pena de cassação da sua aposentadoria.

    Vejamos o que dispõe o artigo 134 da Lei 8.112/90:

    Art. 134. Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com demissão.

    Vale lembrar que esta questão pode se tornar controversa, pois deve ser observado o prazo prescricional para aplicação de sanções a servidores constante da legislação específica. O STF por exemplo, tem julgados suspendendo a cassação, sustentando a extinção da pretensão punitiva disciplinar aplicável aos servidores, e ainda, pelo fato da aposentadoria ser a única fonte de sustento de alguns servidores aposentados. 

  •   Neste caso os atos da administração terão efeitos,''ex-nunc'' ou seja efeitos proativos....alternativa ''A''

  • Esta questão não se enquadra no assunto de Improbidade Administrativa e sim Lei nº 8.112-1990 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais apenas.
    Se alguém souber como retirar essa classificação( Improbidade Administrativa), ajudará na hora de classificar as questões por assunto por exemplo.

    Bons estudos
  • Colega Giovanni, atentar ao art. 14, § 3º :

    Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos que, em se tratando de servidores federais, será processada na forma prevista nos arts. 148 a 182 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e, em se tratando de servidor militar, de acordo com os respectivos regulamentos disciplinares.

    trata-se de uma questão multidisciplinar.
  • No que tange à assertativa E, oportuno que se faça um comentário.

    É sabido que a prática de corrupção, dada a sua gravidade, é punida com uma espécie de banimento do serviço público, mas apenas da esfera FEDERAL. Daí o erro da alternativa.

    Conforme dispõe a Lei 8.112:

    Art. 137.  Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI. 

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

            XI - corrupção;

  • Soh atentando para um equivoco do enunciado da questao que fala de aposentadoria "por tempo de servico". Como se sabe, nao ha aposentadoria por tempo de servico,  o criterio eh o tempo de contribuicao. O tempo de servico eh contado para outras coisas, como a disponibilidade.

    p.s- teclado desconfigurado.