SóProvas


ID
1668019
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Tratado de permuta de territórios e outras compensações entre o Brasil e a Bolívia assinado na cidade de Petrópolis em 17 de novembro de 1903, aprovado pelo Congresso Nacional em 12 de fevereiro de 1904, sancionado pelo presidente Rodrigues Alves em decreto de 18 de fevereiro, com troca mútua de ratificações em 10 de março, pelo qual se estabeleceram os limites entre Brasil e Bolívia e a incorporação definitiva do Acre ao território nacional."
(Disponível em http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/p...)

O tratado descrito no texto e a principal razão para sua sanção por parte do governo brasileiro são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: Tratado de Petrópolis - interesse em explorar as seringueiras no território anexado;

  • Gabarito B: Tratado de Petrópolis - interesse em explorar as seringueiras no território anexado

    Tratado de Madrid foi um tratado firmado na capital espanhola entre os reis João V de Portugal e Fernando VI de Espanha, em 13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas.

    Conhecido por selar a paz entre o Brasil e a Bolívia, o Tratado de Ayacucho foi assinado em 23 de Novembro de 1867 e é conhecido por diversos nomes, principalmente Tratado da Amizade ou tratado Muñoz-Netto.

    Tratado de Petrópolis foi assinado a 17 de novembro de 1903 entre os governos do Brasil e da Bolívia. É um Tratado de Permuta que resultou na entrega do território do Acre, efetivamente ocupado pelos seringueiros brasileiros durante a corrida à borracha da floresta amazónica.

  • Complementando de uma forma mais histórica para se entender a questão. Em meados do século XIX o grande manancial era a borracha virgem que se encontrava naquele local que era desconhecido e despovoado. Não sabiam se era território do Brasil, Bolívia ou Peru, assim com o impulso da borracha e com a procura dos mercados internacionais naquela região, fez com que a Bolívia solicita-se a delimitação do espaço. 

  • Vale ressaltar que nessa época a economia acreana era a borracha que trazia grande lucros e com isso o  interesse brasileiro foi maior devido ao  lucro que trazia com a borracha

  • Erro da Letra "D"

    Tratado de Petrópolis de 17/11/1903 - alto valor indenizatório a ser pago pelo governo boliviano;

    Na verdade, FOI O BRASIL quem ficou de pagar os 2 milhões de libras esterlinas , o correspondente a, atualmente, um bilhão de reais , à Bolívia.

    também, através desse tratado, o Brasil deveria construir uma estrada de ferro, a famosa estrada de ferro Madeira-Mamoré- E.F.M.M, para beneficiar a Bolívia na escoação de seus produtos.

    e a Bolivia dar o Acre ao Brasil...

    e também o interesse, por parte do Brasil, em explorar as seringueiras no território anexado (no caso o território do Acre).

    gabarito letra "B"