SóProvas


ID
1668454
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social, ao realizar a avaliação de políticas sociais, deve

Alternativas
Comentários
  • Ivanete Boschetti, Avaliação de políticas, programas e projetos sociais:

     

     

    Essa distinção se baseia na compreensão de que avaliar pressupõe determinar a valia ou o valor de algo; exige apreciar ou estimar o merecimento, a grandeza, a intensidade ou força de uma política social diante da situação a que se destina. Avaliar significa estabelecer uma relação de causalidade entre um programa e seu resultado, e isso só pode ser obtido mediante o estabelecimento de uma relação causal entre a modalidade da política social avaliada e seu sucesso e/ou fracasso, tendo como parâmetro a relação entre objetivos, intenção, desempenho e alcance dos objetivos.

     

    GAB. B

  • Sempre, as bancas de concursos não colocam uma resposta completa, deixam essas coisas vazias e mal feitas. 

  • Avaliar significa estabelecer uma relação de causalidade entre um programa e seu resultado, e isso só pode ser obtido mediante o estabelecimento de uma relação causal entre a modalidade da política social avaliada e seu sucesso e/ou fracasso, tendo como parâmetro a relação entre objetivos, intenção, desempenho e alcance dos objetivos.

    ...

    A avaliação de uma política social pressupõe inseri-la na totalidade e dinamicidade da realidade. Mais que conhecer e dominar tipos e métodos de avaliação ou diferenciar análise e avaliação, é fundamental reconhecer que as políticas sociais têm um papel imprescindível na consolidação do Estado democrático de direito e que, para exercer essa função, como seu objetivo primeiro, devem ser entendidas e avaliadas como um conjunto de programas, projetos e ações que devem universalizar direitos. Para tanto, toda e qualquer avaliação de políticas sociais (ou de programas e projetos) deve se sobrepor à mera composição de técnicas e instrumentos, e se situar no âmbito da identificação da concepção de Estado e de política social que determina seu resultado.

     

    Avaliação de políticas, programas e projetos sociais

    Ivanete Boschetti

  • a) verificar o quadro institucional, os traços constitutivos, a conformação e estrutura da política avaliada, desprezando os seus efeitos, implicações e resultados frente à dinâmica da realidade.

     b)estabelecer uma relação de causalidade entre um programa e seu resultado, o que pressupõe inseri-la na totalidade e dinamicidade da realidade e situá-la no âmbito da identificação da concepção de Estado e de política social que determina seu resultado. (gabarito)

     c)utilizar um rol aprimorado de métodos e técnicas capazes de produzir dispositivos de medição das ações da política social com vistas a subsidiar a elaboração de “receitas” operacionais para o desempenho eficaz e efetivo destas, desde que consubstanciadas em leis

     d)medir o desempenho de determinada política social, tomando-se como ponto de partida a precípua intervenção técnica e neutra do Estado e das políticas sociais, tendo em vista que seu objetivo é o de atender o maior número de usuários com o menor dispêndio e recursos. 

     e)auferir a relação custo-benefício existente entre os gastos efetuados e seus efeitos quanto ao número de pessoas beneficiadas. As especificidades e particularidades da política social na garantia de direitos e o cumprimento do papel e dever do Estado farão parte da retroavaliação e são dispensáveis.