a) Errado! Este é um conceito de Macroeconomia. Mas é bem fácil decorar: A carga tributária líquida é a carga tributária bruta deduzida dos subsídios e transferências. Ou seja, é tudo o que o governo recebe (tributos) menos o que ele subsidia ou transfere.
b) Errado. Nós sabemos que o imposto indireto é regressivo, já que representa maior proporção da renda quanto menor for esta. Logo, se os impostos indiretos predominarem, teremos carga tributária regressiva.
c) Errado! O impacto é significativo. A carga tributária no Brasil, por exemplo, supera 1/3 do PIB. Ora: 1/3 do PIB é muito dinheiro e a forma como esses recursos são obtidos pelo Estado impacta, claro, muito na distribuição na sociedade. No caso do Brasil, como nosso sistema tributário é regressivo, ele mais concentra renda do que distribui.
d) Eita! Não faz sentido! O que é a capacidade de gasto senão a renda da pessoa?
e) É isso! Quanto maior for a participação de tributos indiretos na carga tributária, maior será a desigualdade. Essa tendência será ainda maior se não houver políticas de redistribuição pelo lado do gasto.
Resposta: E