SóProvas


ID
166852
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No trabalho de Desenvolvimento Organizacional são várias as técnicas utilizadas. Dentre elas, podemos citar a Análise Transacional, que procura

Alternativas
Comentários
  • Letra "D"

    A análise Transacional integra  o modelo de diagnóstico e ação para o Desenvolvimento Organizacional  proposto por Lawrence e Lorsch

    As fases desse modelo são: Diagnóstico; Planejamento da Ação; Execução da Ação e avaliação. Sendo que  a fase de Planejamento da Ação ocorre por meio de ações de mudanças  que são ações intervencionais e pode ser de :

    Natureza educacional: Para mudar as expectativas dos contribuintes;

    Natureza estrutural: Para mudar a estrutura organizacional, a divisão do trabalho. as redes de comunicações, etc

    Natureza transacional: Para mudar o contrato psicológico de contribuição-incentivos

    Assim, inferi que das alternativas elencadas a letra "D", diminuir os hábitos destrutivos de comunicação é a melhor forma de manter uma perspectiva positiva do contrato psicólogico ou defrontamentos.

    Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, página 140/141.

    Bons Estudos!

    Raimundo Santos

     

     

  • Ténicas de DO, tem outras estudem, ou eu pego as vagas de vcs haha

    Análise transacional (AT): é uma técnica que visa ao auto-diagnóstico das relações interpessoais. As relações interpessoais ocorrem através de transações. Uma transação significa qualquer forma de comunicação, mensagem ou relação com os demais. A AT é uma técnica destinada à  indivíduos e não a grupos, pois se concentra nos estilos e conteúdos das comunicações entre a pessoas. Ela ensina as pessoas a enviar mensagens que sejam claras e  ágeis e a dar respostas que sejam naturais e razoáveis. O objetivo é reduzir os hábitos destrutivos de comunicação – os chamados “jogos” – em que a intenção ou o significado das comunicações fica obscuro ou distorcido. A AT assemelha-se a uma terapia psicológica para melhorar o relacionamento interpessoal, permitindo a cada individuo auto-diagnosticar sua inter-relação com os outros para modificá-la e melhorá-la gradativamente.
  • diminuir os hábitos destrutivos de comunicação, no qual o intuito ou o pleno significado das mensagens fica obscuro.