- 
                                Etapas/fases:
 Ø Especificação dos objetivos –cada órgão determinaria, de modo participativo, os objetivos e metas de seu setor.
 Ø Desenvolvimento de planos de ação – após a definição dos objetivos, seriam detalhados os planos de ação que indicariam como os objetivos seriam alcançados.
 Ø Monitoramento do progresso – naturalmente, todo o desempenho deve ser monitorado para que saibamos se os objetivos estão sendo atingidos e se serão necessárias algumas correções de rumo.
 Ø Avaliação dos resultados – nessa fase, os resultados são comparados com o planejamento e servem de subsídio ao processo de planejamento futuro.
 
- 
                                Chiavenato (2004) define seis etapas da avaliação do desempenho dentro da APPO: 1) Formulação de objetivos consensuais; 2) Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados; 3) Negociação com o gerente sobre a locação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos; 4) Desempenho; 5) Constante monitoração dos resultados e comparação com os objetivos formulados; 6) Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta. 
- 
                                Avaliação Participativa por Objetivos (APPO) A avaliação participativa por objetivos é uma derivação da antiga APO (Administração por objetivos). Neste método o avaliado tem papel ativo, assim como o chefe. Neste método o desempenho é pactuado previamente entre as parte, avaliador e avaliado. Vejam as características da APPO, segundo Idalberto Chiavenato: 1- Formulação de objetivos consensuais. Chefe e subordinado pactuam metas a serem alcançadas e que tenham correlação com os objetivos da organização. 2- Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos formulados. 3- Negociação com o gerente sobre a alocação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos. 4- Desempenho é o comportamento do avaliado no sentido de efetivar o alcance dos objetivos. A decisão de ambas as parte é por alcançar um objetivo específico. Ambos irão se esforçar para perseguir este objetivo. 5- Constante monitoração dos resultados e comparação com os objetivos traçados. 6- Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta. A medição do alcance é feita constantemente. Não é necessário aguardar o momento formal da avaliação de desempenho para verificar o cumprimento dos objetivos. 
- 
                                Avaliação do desempenho - APPO- Avaliação Participativa por Objetivos  1) Formulação de objetivos consensuais 2) Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados 3) Negociação com o gerente sobre a locação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos 4) Desempenho 5) Constante monitoração dos resultados e comparação com os objetivos formulados 6) Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta